Com mais uma temporada da Fórmula 1 se encaminhando para o seu final, a equipe Haas fica cada vez mais perto de sua estreia. Em 2016, a escuderia norte-americana fará sua primeira aparição na principal categoria de monopostos. O time poderia ter estreado neste ano, mas preferiu adiar sua entrada para ter mais tempo de organização e obter mais experiência para não fazer feio.
Dono da equipe, Gene Haas explicou em entrevista ao site norte-americano Motorsport porque não colocou os monopostos de sua escuderia na pista na atual temporada da Fórmula 1. Segundo o proprietário do time, que tem vasta experiência na Nascar, é necessário um tempo para planejar e montar um esquema para entrar na categoria.
“Isso leva muito tempo. Muitas pessoas acreditam que você pode reunir uma equipe em alguns meses, ir até a loja e comprar peças, mas isso não é possÁvel. Tudo isso precisa ser comprado, planejado e surpreendentemente leva muito tempoâ€, explicou Hass.
Haas acredita que a pressa em colocar o carro nas pistas atrapalhou o desempenho de muitas equipes novas. Recentemente, Manor, Caterham e HRT não tiveram boas performances na Fórmula 1, após entrarem rapidamente na categoria.
“Acho que foi isso que prejudicou muitas equipes. A licença fica disponÁvel em julho, e eles já foram testar seis meses depois. Isso é impossÁvel. Você não pode fazer isso mesmo que tenha uma equipe disponÁvel para trabalhar. Nós estamos começando do zero, mas temos uma boa relação técnica com a Ferrari. Estamos apreendendo, algumas até em um ritmo lento, mas isso nós dá tempo de juntar tudo de uma forma que nós queremos fazerâ€, disse.
Na contramão das outras equipes que entraram recentemente na F1, Haas afirma que a nova escuderia irá surpreender nos testes de pré-temporada. “Quando estivermos na Espanha para os testes, iremos surpreender as pessoas†finalizou.
Fonte: GazetaEsportiva.NetÂ