O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (04/08) o GP da Hungria, no Circuito de Hungaroring, em Budapeste, 12ª etapa da temporada. Foi a oitava vitória de Hamilton no ano, e 81ª na categoria. O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) completaram o pódio.
Com uma estratégia perfeita de duas paradas nos boxes, Hamilton parou pela segunda vez, para colocar pneus médios, faltando 21 voltas para o final. Voltando Á pista vinte segundos atrás de Verstappen, o pentacampeão foi volta a volta tirando a diferença. Assumindo a liderança na 67ª volta.
Com os pneus totalmente desgastados, Verstappen, que alinhou na pole e liderou até ser ultrapassado por Hamilton, entrou nos boxes na sequência, mas sem perder a segunda posição.
No final Hamilton venceu com 17s779 de vantagem sobre Verstappen.
Vettel superou o parceiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc na penúltima volta, conquistando a última vaga do pódio.
Leclerc foi o quarto, seguido pelo espanhol Carlos Sainz r. (McLaren), o francês Pierre Gasly (Red Bull) e o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo).
Depois de tocar em Leclerc na largada, e ser obrigado a entrar nos boxes para trocar o bico do carro, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) terminou em oitavo.
O britânico Lando Norris (McLaren) e o tailandês Alexander Albon (Toro Rosso) fecharam a zona de pontos.
Hamilton lidera o campeonato com 250 pontos, seguido por Bottas com 188 e Verstappen com 181.
A próxima etapa, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, acontece no ia 01 de setembro.