O circuito de Fuji não será palco para a Fórmula 1 nem 2010, nem em um futuro próximo. A pista foi repensada por causa da crise financeira vivida pela Toyota, proprietária do autódromo, que considerou que a realização do evento tinha um custo muito alto.
O Grande Prêmio do Japão de 2010 já havia iniciado sua preparação, mas o plano foi abortado, pois custaria entre 12 e 18 milhões de libras (entre R$ 38 e 57 milhões).
O presidente de pista, Hiroki Kato, declarou que o cancelamento foi de “cortar o coração”, apesar de entender que foi a melhor decisão tomada. “Pelos poucos sinais de recuperação econÁ´mica, decidimos que seria muito difÁcil continuar recebendo o GP do Japão. Para as pessoas que desejavam ir ao evento no futuro, pedimos desculpas”, lamentou.
Com isso, a prova só receberá eventos japoneses, como a F-Nippon e o Super GT Japonês. A pista foi sede da Fórmula 1 em 2007 e 2008 e se revezaria com Suzuka, que abrigou a modalidade ininterruptamente entre 1987 e 2006 e voltará a ser o único palco nipÁ´nico da F-1.
Fonte: Gazeta Esportiva.Net