Na tradição popular, o 1º de abril é sempre lembrado como o Dia da Mentira. Normalmente as crianças e jovens pregam peças e pequenas e inocentes mentiras nos seus amigos, colegas e pais. Para o mineiro Victor Corrêa (Unifenas), no entanto, este sábado será o seu Dia da Verdade.
“Será um dos dias mais importantes da minha vida, pois será a primeira comparação real que terei com outros pilotos da Fórmula São Pauloâ€, aponta o tricampeão mineiro de kartismo, que faz a sua estréia no automobilismo, participando a partir das 8h35 do treino de classificação da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo. A prova acontece domingo, Á s 9 horas, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo.
Nos treinos livres de sexta-feira (31/3), Victor Corrêa trabalhou com a Alpie Raing no acerto de suspensão de seu Fórmula São Paulo. No perÁodo matutino o seu monoposto saia muito de frente e, a tarde, depois de utilizar molas mais duras na traseira, o carro se comportou bem melhor. De acordo com a cronometragem extra-oficial, feita pelas próprias equipes, o representante da Unifenas ficou com a terceira marca do perÁodo. “Não sei em que condições os outros pilotos andaram. No treino livre cada um usa um acerto, alguns com pneus usados, outros com novosâ€, explicou Victor. “Nós usamos pneus bem gastos, e acertamos o carro para a segunda metade da corridaâ€, revelou o engenheiro Emerson Piedade.
Com a cronometragem oficial do evento, e com todos os pilotos usando pneus novos, o treino de classificação de sábado será o fiel parâmetro para Victor Corrêa se situar dentro do grid de pilotos da Fórmula São Paulo. “Vai ser a hora da verdade. Aliás, meia hora de verdade. Sei que teoricamente poderei ir melhor na corrida do que no treino classificatório. Afinal, treinei bastante com pneus velhos, e só experimentei um jogo de pneus novos. Por isso, a tendência natural é que eu não aproveite bem a melhor aderência do pneu zero, pois não conheço o limite dele. Mas vai ser a primeira comparação e estou ansioso por issoâ€, espera o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais.
Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.