RUSSA PARA A ESTREIA NO CHILE
22 de setembro de 2022, Londres: Com tudo pronto para o inÁcio do X Prix
Antofagasta Minerals Copper da Extreme E, que acontece neste fim de semana (24 e
25 de setembro), a série de carros elétricos off-road apresentou a desafiadora pista
que será palco da disputa entre 10 equipes e seus 20 pilotos de nÁvel mundial, que já
estão no Chile para o primeiro evento sul-americano do campeonato.
Localizado no coração do Deserto do Atacama – o lugar mais seco do planeta – o
percurso de três quilÁ´metros será um cenário remoto e extremo para as equipes, com
várias mudanças de elevação, variações de inclinação, curvas de alta velocidade e
saltos, o que deve resultar no circuito mais rápido e emocionante para os pilotos até
agora.
James Taylor, diretor do campeonato, disse: "Este circuito promete ser um dos
melhores no calendário Extreme E até agora. Estamos todos muito entusiasmadosâ€.
“Demos muita ênfase Á criação de um traçado com muitas curvas rápidas e amplas,
variações de inclinação para testar as habilidades técnicas dos pilotos, e saltos que
devem garantir que vejamos todo o potencial do ODYSSEY 21 no Chile.â€
“Considerando a largura do traçado, também haverá várias oportunidades de
ultrapassagem para os pilotos ao longo do fim de semana, o que significa que nossa
primeira visita Á América do Sul promete ser espetacular.â€
Fraser McConnell, Championship Driver da Extreme E, disse: "É definitivamente
um circuito com muita adrenalina. O traçado permite que você realmente possa fazer
pressão e ajustar pequenos detalhes na pista para conseguir um tempo de volta mais
rápido. Ganhar cada décimo possÁvel será fundamental, especialmente em um
traçado mais curto como esse, que é muito amigável para os pilotosâ€.
"É como uma montanha-russa. Há também muitos pontos cegos, então você tem que
escolher seus pontos, estar comprometido e ter em mente a linha de visão do que
está adiante, além de estar nivelado nos saltos com o morro para cima."
"Você vai estar pisando no acelerador durante 80% da volta, movendo o ODYSSEY
21 para a esquerda e para a direita, e ficando muito tempo no ar."
Desde a largada, há muitas oportunidades de ultrapassagem, o que permitirá aos
pilotos seguir por várias linhas alternativas para conseguir uma ultrapassagem. A
amplitude do espaço, que facilita as ultrapassagens entre pilotos, é algo chave neste
circuito chileno. É uma caracterÁstica de design que sempre buscamos na Extreme E
– porque permitir a criatividade para as ultrapassagens desde o inÁcio é crucial – e o
layout de Antofagasta é uma prova disso.
O uso de diferentes nÁveis de inclinação ao longo do percurso também será muito
importante. A rápida mudança de direção através do uso das margens e dos declives
resultará na existência de muitos pontos cegos, o que vai exigir dos pilotos muita
atenção durante o percurso para aproveitar ao máximo essas zonas.
Algo que também deve gerar muita adrenalina são os saltos do circuito… e há muitos
pelo caminho! A linha que separa o ser veloz demais do não ser veloz o suficiente
será sempre muito tênue, de modo que encontrar o ponto de equilÁbrio para ganhar
tempo sem sobrecarregar os ODYSSEY 21 com uma direção excessiva será crucial.
Levando em conta a natureza fluida da pista, cometer o mÁnimo de erros possÁvel é
vital, especialmente pela possibilidade de somar o bÁ´nus de cinco pontos oferecido
graças ao Continental Traction Challenge.
A linha de chegada coincide com um último salto, o que deverá proporcionar um
clÁmax emocionante ao traçado. É bem possÁvel que os pilotos se atrevam a tentar
uma última ultrapassagem logo antes da conclusão da volta, o que pode resultar em
um final de corrida cinematográfico, com os ODYSSEY 21 no ar.