À medida que se aproxima a 3ª temporada da Extreme E, o campeonato tem o prazer de revelar um novo e emocionante formato de corrida para 2023 – que terá o dobro de ação sem gerar uma pegada de carbono adicional.
Cada X Prix agora será um evento duplo, com duas rodadas consecutivas durante o fim de semana. Isso representa duas vezes mais oportunidade de vitórias, pódios e pontos cruciais ao longo do calendário de dez corridas da temporada. A mudança não gerará nenhuma pegada de carbono adicional, em consonância com os objetivos da série de manter a menor pegada de carbono possÁvel.
Comparada a “um encontro da Star Wars Pod Racing com o Rally Dakarâ€, a série criou um formato inovador diferente dos utilizados nas temporadas 1 e 2, o que vai proporcionar uma competição de tirar o fÁ´lego. A terceira temporada vai levar o campeonato a ultrapassar ainda mais os limites, com um formato totalmente novo projetado para trazer mais corridas roda a roda no percurso.
Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Desde o lançamento da Extreme E, trabalhamos muito para melhorar o nÁvel das corridas no percurso, buscando garantir que seja emocionante assistir a toda a ação da competiçãoâ€.
“Este novo formato esportivo vai ainda mais longe para oferecer isso, e agora tem o dobro de ação, com corridas em alguns dos percursos mais difÁceis do mundo, sem gerar nenhum impacto adicional no planeta.â€
“Ter um campeonato com dez corridas na Extreme E é uma perspectiva tentadora para todos a bordo, e acreditamos que o aumento do número de competições só irá potencializar nossa série. Mal podemos esperar pelas corridas de abertura da campanha 2023 em NEOM, que dará inÁcio Á nossa maior temporada até agora.â€
A Temporada 3 aumentará a pressão com a realização de corridas de cinco carros tanto na Classificação 1 quanto na Classificação 2. A rodada de Classificação 1 e a rodada de Classificação 2 agora terão duas baterias, com cinco carros cada. Isso significa que quatro corridas roda a roda determinarão quem sai na frente, no que promete ser uma competição de roer as unhas.
Pontos intermediários de classificação serão concedidos para a C1 e C2, com um único ponto de campeonato concedido aos vencedores de cada bateria – algo que pode ser crucial nas etapas finais da temporada.
Após as baterias de classificação será realizada a Grande Final, que terá como protagonistas as cinco primeiras equipes da classificação, de onde finalmente sairá o vencedor. As cinco equipes restantes se enfrentarão na Redemption Race, onde todos os pontos importantes do campeonato ainda estarão em jogo.
E a emoção não para por aÁ: com o formato duplo, serão realizadas duas competições – uma no sábado e outra no domingo -, o que significa que dois vencedores serão coroados em cada fim de semana de corrida.
James Taylor, diretor do Campeonato Extreme E, acrescentou: “Melhoramos continuamente o espetáculo das corridas desde o lançamento da Extreme E, mas querÁamos criar algo espetacular para a terceira temporada, e sentimos que este novo formato esportivo consegue proporcionar issoâ€.
“A cada rodada, haverá o dobro de oportunidades de pontos e pódios – o que significa muito mais a disputar em cada fim de semana de corrida-, fazendo com que os pilotos e suas equipes tenham que andar na corda bamba do risco e da recompensa para alcançarem o melhor resultado.
“Ter um campeonato de dez corridas deve realmente acirrar a classificação Á medida que a temporada avança, o que significa que devemos ter uma emocionante campanha da Extreme em 2023, e mal podemos esperar para começar.â€
As distâncias de cada percurso do X Prix e o número de voltas variam de acordo com as caracterÁsticas do local, como o terreno e as condições ambientais. O que permanece da mesma forma é a troca de pilotos na 'Switch Zone', que acontece no meio do traçado.
O GridPlay retornará na 3ª temporada, com as posições do grid para a Grande Final influenciadas pelo processo de votação dos fãs. As equipes que não chegarem Á Grande Final devem dar seus votos “de presente†para sua equipe preferida na Grande Final. A posição no grid para a Redemption Race será definida pelos resultados da Classificação Intermediária, com a equipe que terminou em 6º escolhendo a primeira posição no grid, seguida pela equipe que terminou em 7º, e assim por diante.
O Continental Traction Challenge também vai estar de volta em 2023 e, mais uma vez, será crucial a soma total de pontos. A equipe que estabelecer o tempo mais rápido – uma combinação dos tempos mais rápidos dos pilotos masculino e feminino no setor do desafio -, vencerá o Continental Traction Challenge e ganhará dois pontos no campeonato. O desafio será realizado em cada um dos dias de corrida, no sábado e no domingo.
Se houver equipes empatadas na pontuação da classificação, suas posições serão determinadas pelo tempo obtido no Continental Traction Challenge, e a equipe mais rápida no setor durante a classificação receberá a pontuação geral mais alta.
A possibilidade de utilizar o 'ENOWA Hyperdrive' também vai estar disponÁvel para todos os pilotos durante a corrida. Ativado quando o motorista pressiona um botão no volante, o recurso proporciona um aumento de potência por um perÁodo fixo de tempo – e o momento exato para utilizá-lo será uma decisão importante.
Faltando apenas algumas semanas para o X Prix de abertura da campanha, a Temporada 3 da Extreme E tem tudo para ser uma competição espetacular.