Nova pista traz ajustes de setup e estratégia, desafiando pilotos com dinâmica de competição lado a lado
O dia histórico em que a primeira pista oval de um autódromo será inaugurada no Brasil está chegando. Toda estrutura do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), já está pronta para receber a caravana da NASCAR Brasil para o final de temporada 2024, nos dias 14 a 17 deste mês.
Muito se falou na imprensa brasileira sobre as características da nova pista, que atende aos padrões tradicionais da NASCAR Americana. Mas afinal, o que muda na prática, para os pilotos e as escuderias, que preparam as máquinas para atingirem os melhores resultados em situações limites?
De acordo com o americano Jason Simmons, diretor internacional de competições e operações NASCAR, o setup dos carros é outro para circuitos ovais. “Basicamente, as suspensões, a distribuição de peso, a pressão dos pneus precisarão ser ajustadas de maneira que ajude o carro a virar para a esquerda, em vez de um ajuste mais ‘neutro’ para circuitos mistos. Transmissão e freios não serão problemas no oval, pois haverá menos trocas de marcha e menos uso do pedal de freio. No entanto, haverá desgaste nos pneus do lado direito, que os pilotos terão que gerenciar”, adiantou.
Simmons é responsável por coordenar e organizar os eventos de corridas, garantindo que todas as normas de segurança, regulamentações e padrões de qualidade da NASCAR sejam respeitadas em campeonatos ao redor do mundo e acompanhou a preparação para a etapa de Curvelo. “O oval de Curvelo é muito semelhante aos circuitos curtos que vemos em todos os EUA, que produzem algumas das melhores corridas”, avaliou.
Para os pilotos, as mudanças serão grandes, de acordo com Beto Monteiro, consultor da NASCAR Brasil. ”A parte mais importante – que é uma cultura que a gente não tem no Brasil – é obedecer e estar muito bem conectado com os spotters, as pessoas que ficam no rádio com os pilotos. Porque a visibilidade é muito ruim, você não sabe quem está do seu lado, e precisa estar muito atento junto com o seu spotter para não ocasionar nenhum acidente”, explicou Monteiro.
“Tem que ir um pouco contra o instinto de ‘fechar a porta’. No circuito misto você bloqueia o oponente. Na pista oval não bloqueia. Você tem que saber andar lado a lado o tempo inteiro e saber a hora que você pode fechar, para que não haja um toque ou acidente maior entre vários carros”, disse Monteiro, que também compete na NASCAR Brasil, mas ainda não está confirmado para a etapa de Curvelo, porque passou recentemente por uma cirurgia cardíaca e ele está quase 100% reabilitado.
O “fechar a porta” ao qual o consultor da NASCAR se refere é diferente de só “fechar” quem vem atrás, de forma desportiva. É uma ação estratégica, antecipada e controlada na qual o piloto se posiciona na frente de um adversário bloqueando a tentativa de ultrapassagem, mantendo a sua linha ideal e dificultando que o outro piloto encontre espaço para passar.
Tanto Simmons como Beto Monteiro concordam e dão dicas de ouro para os competidores brasileiros. “Eles podem assistir vídeos de corridas em circuitos ovais curtos nos Estados Unidos. O iRacing (uma plataforma de simulação de corridas online extremamente realista, projetada para pilotos profissionais) também será uma ferramenta muito útil para se preparar. A configuração da pista, com inclinação variável em uma das curvas, permitirá muitas disputas próximas, lado a lado”, diz Simmons.
“Os pilotos precisarão ser meticulosos em como planejam as ultrapassagens – especialmente se o desempenho do carro for melhor em uma extremidade específica da pista. Meu conselho para os pilotos seria: façam o dever de casa, estudem vídeos e informações de ajustes relevantes para corridas em oval e, no dia da corrida, aproveitem a experiência”, recomendou Beto Monteiro.
TRANSMISSÕES – A BandSports exibirá todas as emoções da NASCAR Brasil, que transmitirá, ao vivo, a última corrida da Special Edition. Todas as provas, bem como o classificatório, também terão transmissão ao vivo pelo Youtube, nos canais oficiais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e @highspeedtvbr.
A NASCAR Brasil Series conta com o apoio da Chevrolet, Maxon Oil, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello, Graxa e Across.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA #OVALTRACK – GRANDE FINAL DE 2024 EM CURVELO/MG
Sexta-feira, 15 de Novembro
09h40 às 10h00 – Treino oficial 1 (máximo 24 voltas) – (Unnika/Maxon)
10h05 às 10h25 – Treino oficial 1 (máximo 24 voltas) – (Reviv/Singus)
12h40 às 13h00 – Treino oficial 2 (máximo 24 voltas) – (Unnika/Maxon)
13h05 às 13h25 – Treino oficial 2 (máximo 24 voltas) – (Reviv/Singus)
13h35 às 13h55 – Treino oficial 3 (máximo 24 voltas) – (Unnika/Maxon)
14h00 às 14h20 – Treino oficial 3 (máximo 24 voltas) – (Reviv/Singus)
16h30 às 16h50 – Treino oficial 4 (máximo de 24 voltas) – (Unnika/Maxon)
17h00 às 17h20 – Treino oficial 4 (máximo de 24 voltas) – (Reviv/Singus)
Sábado, 16 de Novembro
11h15 às 12h15 – Classificação – três voltas rápidas
14h45 às 15h05 – Corrida 1 (NASCAR Brasil)
15h15 às 15h35 – Corrida 2 (NASCAR Challenge)
Domingo, 17 de Novembro
08h00 às 08h10 – Warm-up
10h30 às 10h45 – Desfile de caminhões especiais
10h30 às 11h30 – Visitação aos boxes
11h00 às 11h30 – Desafio dos Elétricos – Oval
11h30 – Desfile de pilotos
12h40 – Box aberto carros em 45 no grid
13h00 – Box fechado
13h00 às 13h30 – Grid Walk (Camarotes e Paddock)
13h20 – Hino Nacional
13h22 às 13h35 – Show aéreo
13h40 – Placa de 5 minutos
13h45 – Volta de apresentação
13h46 – Largada 30 min + 1 volta
14h47 – Chegada
14h20 às 14h45 – Victory lane/pódio
15h00 – Cerimônia de premiação no HC NASCAR Brasil
15h00 às 16h00 – Volta rápida NASCAR Brasil e GM