Endurance: Paulo Hoerlle/Christian Castro levam a melhor em verdadeiro duelo de titãs

A primeira etapa do Campeonato de Verão 2007, disputado ontem em Tarumã teve um bom grid e um verdadeiro duelo de titãs pela vitória.

Com tempo bom e quente, um bom público se deslocou ao Autódromo Internacional de Tarumã para assistir a prova, que demonstrou um nÁ­vel altÁ­ssimo de disputas e equipamentos.


Desde a tomada de tempos era previsto um verdadeiro duelo entre o MCR Turbo 46 de João Santanna/VÁ­tor Genz/Juliano Moro contra o MCR Turbo 99 de Paulo Hoerlle/Christian Castro. Monopolizando os dois primeiros postos da tomada de tempos, os protótipos MCR impressionaram pelo ritmo fortÁ­ssimo de uma prova curta.


O grid com 20 carros inscritos, sendo que destes 20, a metade era de protótipos foi positivissimo e de um altÁ­ssimo nÁ­vel. Na primeira bateria, Paulo Hoerlle (MCR Turbo 99) assume a ponta sobre o pole-position VÁ­tor Genz (MCR Turbo 46) e logo nas primeiras voltas abre uma vantagem de 15 segundos, a vantagem se amplia quando Vitor Genz desiste de atacar e passa a administrar a vantagem sobre o terceiro colocado, o MCR 47 da dupla Daniel Seolino/Luciano Mottin e o quarto, o MCR 73 de Anderson Toso/Eduardo Soares. Destaque para a incrÁ­vel recuperação do Aldee RTT 1 de Rodrigo Ribas/Nelson Cardoso, que mesmo largando da última posição imprime um ritmo fortÁ­ssimo e finaliza a prova na quinta posição. Na classe de Turismo, a prova foi dominada pelo Voyage 03 de Delcio Dorneles/Marcelo Dorneles, que teve um desempenho surpreendente, chegando a andar boa parte da prova entre os protótipos. Melhor volta da primeira bateria, fica com Paulo Hoerlle, que voou com o tempo de 1:07.219.


Na segunda bateria, Juliano Moro assumiu o controle do MCR Turbo 46 e Christian Castro assumiu o MCR Turbo 99. Castro perde a ponta nas primeiras voltas, enquanto Juliano Moro abre vantagem, nos ponteiros a prova é praticamente uma repetição da primeira bateria, porém com as posições invertidas. Os ponteiros imprimem um ritmo fortissimo novamente. Deste vez o terceiro posto é ocupado pelo protótipo SM1 de Paulo Barreto/J. Sala, que acaba sendo punido com 20 s ao seu tempo por queima de largada. Quem assume então o terceiro posto é o Aldee RTT 1 de Ribas/Cardoso, seguidos do Voyage 03 da famÁ­lia Dorneles. Melhor volta da prova, Juliano Moro, que conduciu o MCR Turbo 46 Á  1:06.067.


Paulo Hoerlle reassume o comando do MCR Turbo 99 para a terceira bateria e João Santanna embarca no MCR Turbo 46, que detém a pole position da terceira bateria. Paulo Hoerlle assume a ponta na segunda volta, aproveitando o vácuo na reta. Uma perseguição que levantou o bom público que estava em Tarumã se inicia, mas em poucas voltas o MCR Turbo 46 começa a apresentar problemas de motor, uma falha faz com que João Santanna desista da perseguição e apenas conduza o carro até o fim da prova. O terceiro posto é assumido pelo trio do MCR 73 de Anderson Toso/Eduardo Soares e o quarto posto fica com o Spyder VW de Menezes/Costa. O Voyage 03 de Dorneles/Dorneles enfrenta problemas, aparentemente de suspenção e tem que parar no box para reparos, quem assume a ponta então na classe turismo é o Fiat Palio 45 de Cesar Cardoso, que vence e última terceira bateria. Melhor volta da terceira bateria, João Santanna, MCR Turbo 46 com o tempo de 1:07.453.


A segunda etapa do Campeonato de Verão 2007 será realizada no dia 28 de fevereiro de 2007, novamente em uma quarta-feira. A prova é uma iniciativa do ACRGS.


Abaixo, os resultados completos da 1ª Etapa do Campeonato de Verão 2007.


Resultado da Tomada de Tempos:
























































































































































Pos. Pilotos Equipe Carro Tempo
1 46 Santanna/Genz/Moro Latina MCR Turbo 1:05.532
2 99 Hoerlle/Castro Hoerlle MCR Turbo 1:07.207
3 47 Daniel Selino/Luciano Mottim Mottin Racing MCR VW 1:08.174
4 10 Pierre Ventura/Cardoso Jr. Markas MCR VW 1:10.696
5 73 Toso/Soares MCR VW 1:10.729
6 21 Luiz Crestani AS Vectra Opel 1:11.311
7 48 Costa/Toigo MCR VW 1:11.337
8 100 Barreto/Sala SM1 VW 1:12.902
9 3 Dorneles/Dorneles VW Voyage 1:14.443
10 80 Costa/Menezes Spyder VW 1:14.457
11 98 Di Leone/Severino VW Voyage 1:15.474
12 55 Isenhard/Tortelli Kappesberg GM Chevette 1:17.858
13 11 Vilson Virardi Jr./Rota GM Corsa Marcas 1:23.513
14 45 Cesar Cardoso Fiat Palio 1:28.335
15 37 Dreher VW Fusca Marcas 1:30.443
16 12 Vilson Virardi GM Corsa TC 1:32.927
17 1 Ribas/Cardoso Aldee RTT VW S/Tempo
18 40 Noel “Paulista” Teixeira Fiat Uno S/Tempo
19 77 Paulo Rota VW Logus S/Tempo
20 8 Brito/Mathusalen GM Corsa Marcas S/Tempo


Resultado da primeira bateria:


































































































































Pos. Pilotos Equipe Carro
1 99 Hoerlle/Castro Hoerlle MCR Turbo
2 46 Santanna/Genz/Moro Latina MCR Turbo
3 47 Daniel Selino/Luciano Mottim Mottin Racing MCR VW
4 73 Toso/Soares MCR VW
5 1 Ribas/Cardoso Aldee RTT VW
6 48 Costa/Toigo MCR VW
7 100 Barreto/Sala SM1 VW
8 3 Dorneles/Dorneles VW Voyage
9 80 Costa/Menezes Spyder VW
10 45 Cesar Cardoso Fiat Palio
11 11 Vilson Virardi Jr./Rota GM Corsa Marcas
12 37 Dreher VW Fusca Marcas
13 55 Isenhard/Tortelli Kappesberg GM Chevette
14 12 Vilson Virardi GM Corsa TC
15 10 Pierre Ventura/Cardoso Jr. Markas MCR VW
16 8 Brito/Mathusalen GM Corsa Marcas
17 40 Noel “Paulista” Teixeira Fiat Uno
18 21 Luiz Crestani AS Vectra Opel
11 98 Di Leone/Severino VW Voyage
19 77 Paulo Rota VW Logus


Resultado da segunda bateria:


































































































































Pos. Pilotos Equipe Carro
1 46 Santanna/Genz/Moro Latina MCR Turbo
2 99 Hoerlle/Castro Hoerlle MCR Turbo
3 100 Barreto/Sala SM1 VW
4 1 Ribas/Cardoso Aldee RTT VW
5 3 Dorneles/Dorneles VW Voyage
6 73 Toso/Soares MCR VW
7 55 Isenhard/Tortelli Kappesberg GM Chevette
8 47 Daniel Selino/Luciano Mottim Mottin Racing MCR VW
9 45 Cesar Cardoso Fiat Palio
10 8 Brito/Mathusalen GM Corsa Marcas
11 11 Vilson Virardi Jr./Rota GM Corsa Marcas
12 12 Vilson Virardi GM Corsa TC
13 37 Dreher VW Fusca Marcas
14 80 Costa/Menezes Spyder VW
15 48 Costa/Toigo MCR VW
16 10 Pierre Ventura/Cardoso Jr. Markas MCR VW
17 77 Paulo Rota VW Logus
18 40 Noel “Paulista” Teixeira Fiat Uno
19 98 Di Leone/Severino VW Voyage
20 21 Luiz Crestani AS Vectra Opel


Resultado da terceira bateria:


































































































































Pos. Pilotos Equipe Carro
1 99 Hoerlle/Castro Hoerlle MCR Turbo
2 46 Santanna/Genz/Moro Latina MCR Turbo
3 73 Toso/Soares MCR VW
4 80 Costa/Menezes Spyder VW
5 100 Barreto/Sala SM1 VW
6 45 Cesar Cardoso Fiat Palio
7 11 Vilson Virardi Jr./Rota GM Corsa Marcas
8 12 Vilson Virardi GM Corsa TC
9 3 Dorneles/Dorneles VW Voyage
10 55 Isenhard/Tortelli Kappesberg GM Chevette
11 8 Brito/Mathusalen GM Corsa Marcas
12 37 Dreher VW Fusca Marcas
13 47 Daniel Selino/Luciano Mottim Mottin Racing MCR VW
14 1 Ribas/Cardoso Aldee RTT VW
15 10 Pierre Ventura/Cardoso Jr. Markas MCR VW
16 77 Paulo Rota VW Logus
17 40 Noel “Paulista” Teixeira Fiat Uno
18 98 Di Leone/Severino VW Voyage
19 48 Costa/Toigo MCR VW
20 21 Luiz Crestani AS Vectra Opel