A primeira etapa do Campeonato de Verão 2007, disputado ontem em Tarumã teve um bom grid e um verdadeiro duelo de titãs pela vitória.
Com tempo bom e quente, um bom público se deslocou ao Autódromo Internacional de Tarumã para assistir a prova, que demonstrou um nÁvel altÁssimo de disputas e equipamentos.
Desde a tomada de tempos era previsto um verdadeiro duelo entre o MCR Turbo 46 de João Santanna/VÁtor Genz/Juliano Moro contra o MCR Turbo 99 de Paulo Hoerlle/Christian Castro. Monopolizando os dois primeiros postos da tomada de tempos, os protótipos MCR impressionaram pelo ritmo fortÁssimo de uma prova curta.
O grid com 20 carros inscritos, sendo que destes 20, a metade era de protótipos foi positivissimo e de um altÁssimo nÁvel. Na primeira bateria, Paulo Hoerlle (MCR Turbo 99) assume a ponta sobre o pole-position VÁtor Genz (MCR Turbo 46) e logo nas primeiras voltas abre uma vantagem de 15 segundos, a vantagem se amplia quando Vitor Genz desiste de atacar e passa a administrar a vantagem sobre o terceiro colocado, o MCR 47 da dupla Daniel Seolino/Luciano Mottin e o quarto, o MCR 73 de Anderson Toso/Eduardo Soares. Destaque para a incrÁvel recuperação do Aldee RTT 1 de Rodrigo Ribas/Nelson Cardoso, que mesmo largando da última posição imprime um ritmo fortÁssimo e finaliza a prova na quinta posição. Na classe de Turismo, a prova foi dominada pelo Voyage 03 de Delcio Dorneles/Marcelo Dorneles, que teve um desempenho surpreendente, chegando a andar boa parte da prova entre os protótipos. Melhor volta da primeira bateria, fica com Paulo Hoerlle, que voou com o tempo de 1:07.219.
Na segunda bateria, Juliano Moro assumiu o controle do MCR Turbo 46 e Christian Castro assumiu o MCR Turbo 99. Castro perde a ponta nas primeiras voltas, enquanto Juliano Moro abre vantagem, nos ponteiros a prova é praticamente uma repetição da primeira bateria, porém com as posições invertidas. Os ponteiros imprimem um ritmo fortissimo novamente. Deste vez o terceiro posto é ocupado pelo protótipo SM1 de Paulo Barreto/J. Sala, que acaba sendo punido com 20 s ao seu tempo por queima de largada. Quem assume então o terceiro posto é o Aldee RTT 1 de Ribas/Cardoso, seguidos do Voyage 03 da famÁlia Dorneles. Melhor volta da prova, Juliano Moro, que conduciu o MCR Turbo 46 Á 1:06.067.
Paulo Hoerlle reassume o comando do MCR Turbo 99 para a terceira bateria e João Santanna embarca no MCR Turbo 46, que detém a pole position da terceira bateria. Paulo Hoerlle assume a ponta na segunda volta, aproveitando o vácuo na reta. Uma perseguição que levantou o bom público que estava em Tarumã se inicia, mas em poucas voltas o MCR Turbo 46 começa a apresentar problemas de motor, uma falha faz com que João Santanna desista da perseguição e apenas conduza o carro até o fim da prova. O terceiro posto é assumido pelo trio do MCR 73 de Anderson Toso/Eduardo Soares e o quarto posto fica com o Spyder VW de Menezes/Costa. O Voyage 03 de Dorneles/Dorneles enfrenta problemas, aparentemente de suspenção e tem que parar no box para reparos, quem assume a ponta então na classe turismo é o Fiat Palio 45 de Cesar Cardoso, que vence e última terceira bateria. Melhor volta da terceira bateria, João Santanna, MCR Turbo 46 com o tempo de 1:07.453.
A segunda etapa do Campeonato de Verão 2007 será realizada no dia 28 de fevereiro de 2007, novamente em uma quarta-feira. A prova é uma iniciativa do ACRGS.
Abaixo, os resultados completos da 1ª Etapa do Campeonato de Verão 2007.
Resultado da Tomada de Tempos:
Pos. | Nº | Pilotos | Equipe | Carro | Tempo |
1 | 46 | Santanna/Genz/Moro | Latina | MCR Turbo | 1:05.532 |
2 | 99 | Hoerlle/Castro | Hoerlle | MCR Turbo | 1:07.207 |
3 | 47 | Daniel Selino/Luciano Mottim | Mottin Racing | MCR VW | 1:08.174 |
4 | 10 | Pierre Ventura/Cardoso Jr. | Markas | MCR VW | 1:10.696 |
5 | 73 | Toso/Soares | MCR VW | 1:10.729 | |
6 | 21 | Luiz Crestani | AS Vectra Opel | 1:11.311 | |
7 | 48 | Costa/Toigo | MCR VW | 1:11.337 | |
8 | 100 | Barreto/Sala | SM1 VW | 1:12.902 | |
9 | 3 | Dorneles/Dorneles | VW Voyage | 1:14.443 | |
10 | 80 | Costa/Menezes | Spyder VW | 1:14.457 | |
11 | 98 | Di Leone/Severino | VW Voyage | 1:15.474 | |
12 | 55 | Isenhard/Tortelli | Kappesberg | GM Chevette | 1:17.858 |
13 | 11 | Vilson Virardi Jr./Rota | GM Corsa Marcas | 1:23.513 | |
14 | 45 | Cesar Cardoso | Fiat Palio | 1:28.335 | |
15 | 37 | Dreher | VW Fusca Marcas | 1:30.443 | |
16 | 12 | Vilson Virardi | GM Corsa TC | 1:32.927 | |
17 | 1 | Ribas/Cardoso | Aldee RTT VW | S/Tempo | |
18 | 40 | Noel “Paulista” Teixeira | Fiat Uno | S/Tempo | |
19 | 77 | Paulo Rota | VW Logus | S/Tempo | |
20 | 8 | Brito/Mathusalen | GM Corsa Marcas | S/Tempo |
Resultado da primeira bateria:
Pos. | Nº | Pilotos | Equipe | Carro |
1 | 99 | Hoerlle/Castro | Hoerlle | MCR Turbo |
2 | 46 | Santanna/Genz/Moro | Latina | MCR Turbo |
3 | 47 | Daniel Selino/Luciano Mottim | Mottin Racing | MCR VW |
4 | 73 | Toso/Soares | MCR VW | |
5 | 1 | Ribas/Cardoso | Aldee RTT VW | |
6 | 48 | Costa/Toigo | MCR VW | |
7 | 100 | Barreto/Sala | SM1 VW | |
8 | 3 | Dorneles/Dorneles | VW Voyage | |
9 | 80 | Costa/Menezes | Spyder VW | |
10 | 45 | Cesar Cardoso | Fiat Palio | |
11 | 11 | Vilson Virardi Jr./Rota | GM Corsa Marcas | |
12 | 37 | Dreher | VW Fusca Marcas | |
13 | 55 | Isenhard/Tortelli | Kappesberg | GM Chevette |
14 | 12 | Vilson Virardi | GM Corsa TC | |
15 | 10 | Pierre Ventura/Cardoso Jr. | Markas | MCR VW |
16 | 8 | Brito/Mathusalen | GM Corsa Marcas | |
17 | 40 | Noel “Paulista” Teixeira | Fiat Uno | |
18 | 21 | Luiz Crestani | AS Vectra Opel | |
11 | 98 | Di Leone/Severino | VW Voyage | |
19 | 77 | Paulo Rota | VW Logus |
Resultado da segunda bateria:
Pos. | Nº | Pilotos | Equipe | Carro |
1 | 46 | Santanna/Genz/Moro | Latina | MCR Turbo |
2 | 99 | Hoerlle/Castro | Hoerlle | MCR Turbo |
3 | 100 | Barreto/Sala | SM1 VW | |
4 | 1 | Ribas/Cardoso | Aldee RTT VW | |
5 | 3 | Dorneles/Dorneles | VW Voyage | |
6 | 73 | Toso/Soares | MCR VW | |
7 | 55 | Isenhard/Tortelli | Kappesberg | GM Chevette |
8 | 47 | Daniel Selino/Luciano Mottim | Mottin Racing | MCR VW |
9 | 45 | Cesar Cardoso | Fiat Palio | |
10 | 8 | Brito/Mathusalen | GM Corsa Marcas | |
11 | 11 | Vilson Virardi Jr./Rota | GM Corsa Marcas | |
12 | 12 | Vilson Virardi | GM Corsa TC | |
13 | 37 | Dreher | VW Fusca Marcas | |
14 | 80 | Costa/Menezes | Spyder VW | |
15 | 48 | Costa/Toigo | MCR VW | |
16 | 10 | Pierre Ventura/Cardoso Jr. | Markas | MCR VW |
17 | 77 | Paulo Rota | VW Logus | |
18 | 40 | Noel “Paulista” Teixeira | Fiat Uno | |
19 | 98 | Di Leone/Severino | VW Voyage | |
20 | 21 | Luiz Crestani | AS Vectra Opel |
Resultado da terceira bateria:
Pos. | Nº | Pilotos | Equipe | Carro |
1 | 99 | Hoerlle/Castro | Hoerlle | MCR Turbo |
2 | 46 | Santanna/Genz/Moro | Latina | MCR Turbo |
3 | 73 | Toso/Soares | MCR VW | |
4 | 80 | Costa/Menezes | Spyder VW | |
5 | 100 | Barreto/Sala | SM1 VW | |
6 | 45 | Cesar Cardoso | Fiat Palio | |
7 | 11 | Vilson Virardi Jr./Rota | GM Corsa Marcas | |
8 | 12 | Vilson Virardi | GM Corsa TC | |
9 | 3 | Dorneles/Dorneles | VW Voyage | |
10 | 55 | Isenhard/Tortelli | Kappesberg | GM Chevette |
11 | 8 | Brito/Mathusalen | GM Corsa Marcas | |
12 | 37 | Dreher | VW Fusca Marcas | |
13 | 47 | Daniel Selino/Luciano Mottim | Mottin Racing | MCR VW |
14 | 1 | Ribas/Cardoso | Aldee RTT VW | |
15 | 10 | Pierre Ventura/Cardoso Jr. | Markas | MCR VW |
16 | 77 | Paulo Rota | VW Logus | |
17 | 40 | Noel “Paulista” Teixeira | Fiat Uno | |
18 | 98 | Di Leone/Severino | VW Voyage | |
19 | 48 | Costa/Toigo | MCR VW | |
20 | 21 | Luiz Crestani | AS Vectra Opel |