O envolvimento familiar já é uma tradição nas corridas do Rio Grande do Sul.
Equipes formadas por pais e filhos ou ainda irmãos ou primos são uma constante no Rio Grande do Sul. As categorias que fazem parte da programação do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos não fogem Á regra.
No Marcas, temos a presença de pais e filhos, como Urbano da Silva e Leandro da Silva; César Cardoso e Fabiano Cardoso; João Sant’Anna e VÁtor Genz e Leandro Grupe e Cássio Grupe. Já entre os irmãos que participam, temos: João Cardoso Jr. e César Cardoso; Roberto e Robson Walther; Darci e Robson Werner; Leandro e Anderson Grupe. Ainda nos termos familiares, temos a dupla formada por tio e sobrinho, Luiz Sérgio Sena Jr. e Carlos Vales.
Na endurance esta caracterÁstica se repete, com as duplas de pais e filhos Carlinhos de Andrade e Tiel de Andrade; João Sant’Anna e VÁtor Genz; Guaracy Costa e Rafael Costa; Carlos Giacomello e Marcello Giacomello; VÁtor Castro e Christian Castro; Paulo Bertuol e Felipe Bertuol; Renato Stumpf e Matheus Stumpf; Nereu Rebecchi e Tiago Rebecchi. Já entre os irmãos, temos VÁtor e Guaracy Costa; Sólon e Sidnei Toigo e o trio Luiz, Ricardo e Renato Kreuz.
Já na Copa Fusca, teve a talvez inédita dupla de avÁ´ e neto, formada por Flávio Grupe e Cássio Grupe.
Isto denota a tradição do automobilismo no Rio Grande do Sul, onde famÁlias inteiras participam das provas do Campeonato Gaúcho de velocidade, que tem sua estréia pré confirmada para o dia 6 de abril de 2008 no Autódromo Internacional de Tarumã em um verdadeiro show de velocidade.