O autódromo Benedito Giannetti, um semi-oval de 1.100 metros, construÁdo no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) é o novo traçado do paÁs para a prática de eventos motorizados e esportivos. A inauguração aconteceu neste domingo (30) com a realização de várias provas automobilÁsticas e apresentações de outras diversas modalidades e categorias que poderão passar a usar a pista a partir de agora.
Ao longo do domingo, carros da Stock Car, caminhões da Fórmula Truck, protótipos, turismos, pick-up, gaiolas e muitos veÁculos antigos de todas as marcas, da categoria Super Classic, desfilaram seu charme, potencia e velocidade em provas pelo circuito durante todo o dia.
Pilotos de renome também se fizeram presentes para prestigiar o empreendimento, entre eles Ingo Hoffaman, que deu a volta inaugural, Dijalma Fogaça, Guto Negrão, Flavio Marcilio, João Ometto, Rodrigo Stefanini, João Marcelo, Eduardo Leite, Beto Cavaleiro e Thiago Riberi, estes cinco últimos, juntamente com os participantes do certame paulista de turismo na terra, protagonizaram várias provas curtas, que levaram o público ao delÁrio com a velocidade alcançada pelos carros.
As melhores voltas na pista foram protagonizadas pelo piloto de Marcas, Irineu Cury, com um Gol, cravando 34s939, e pelo piracicabano Raphael Zulini, que com uma gaiola marcou o atual recorde da pista, com 34s133. “Realmente, o oval é muito rápido, mas acho que a marca pode baixar ainda maisâ€, disse Zulini.
O idealizador do Autódromo Benedito Giannetti estava eufórico. “Já temos recebido propostas de várias categorias que querem fazer etapas aqui. Ainda não sabem os quem vem, mas o importante é que a pista foi aprova em unanimidade pelos pilotos e isso nos dá aval para pleitearmos provas de carros e de motosâ€, afirmou.
O traçado possui 1.100 metros e conta quatro grandes curvas e um esse que quebra o formato totalmente oval, a largura de pista é de 15 m e há uma extensa área de boxes que também pode ser ampliada. â€œÉ um traçado de sentido horário, mas podemos pensar em usá-la no sentido inverso, que é como era utilizado antes da pavimentaçãoâ€, informou Dito.
A obra também contou com a aprovação dos pilotos. Ingo Hoffmann comparou o traçado ao arrojo da iniciativa. â€œÉ um traçado curto, mas rápido. A pista possui curvas de alta e com trechos em subida e descida. A iniciativa do Dito está de parabéns e o esporte tambémâ€.
Para Guto Negrão a dimensão da obra só poderá ser medida com o passar das provas disputadas. “Acho que a maioria das categorias existentes no Brasil podem correr aqui. Mas a pista me pareceu ser ideal para a Stock Júnior, além de ser propicia para diversas modalidades de turismo praticado no paÁsâ€.
Após as provas e apresentações inaugurais, que consumiram quatro meses de obras, o autódromo parece ter contado com a aprovação do público presente. “Nunca tinha vindo aqui, mas fiquei maravilhado com o local e com a pistaâ€, afirmou o funcionário público Luiz Antonio de Souza.
O deputado Roberto Moraes (PMDB) também participou da inauguração do Autódromo do ECPA e destacando que o empreendimento irá garantir grandes eventos para o Estado. “Esse evento foi uma amostra de que os esportes de velocidade podem impulsionar a economia do municÁpio. Os hotéis da cidade estavam praticamente lotados. Aqui vejo um público maravilhoso que saiu de casa para prestigiar um evento esportivo. Isso é muito saudávelâ€, disse.
Também presente, José Antonio de Godoy, presidente da Acipi acredita que o empreendimento possa garantir um significativo acréscimo na economia local através do novo atrativo turÁstico. “Por se tratar de uma obra privada, é uma iniciativa das mais louváveis e que pode angariar mais postos de trabalhoâ€.
A inauguração contou ainda com duas corridas da Super Cassic, categoria que congrega carros mais antigos. Um dos destaques da prova foi o DKW do jornalista Flávio Gomes.
Outro piloto empolgado com a obra era o Gildo Antunes. “Estamos há quatro meses sem correr, sem dizer que é uma não é boa idéia correr sempre na mesma, pois o braço viciaâ€, afirmou o piloto do Zé do Caixão equipado com motor de Golf, ao se referir de Interlagos. “Esperamos fazer ao menos uma prova por ano aqui no ECPA, que está de parabénsâ€, concluiu.
Marcelo Lima também aprovou a pista. “Á“timo, agora temos uma nova alternativa e sai da dependência de Interlagosâ€.