Os alemães Timo Glock (BMW M4/RMR) e Mike Rockenfeller (Audi RS5/Phoenix) foram os vencedores da sexta etapa da temporada, disputada no Circuito Park Zandvoort, na Holanda.
Prova 1:
No sábado (19/08) Glock venceu pela primeira vez no ano. O alemão Marco Wittmann (BMW M4/RMG) e o belga Maxime Martin (BMW M4/RBM) completaram o pódio.
Pole-position Glock manteve a ponta na largada, liderando até a parada obrigatória nos boxes. Com todas as paradas feitas, o ex-piloto da Jordan na F-1 reassumiu a ponta.
Nas voltas finais Glock segurou os ataues de Wittmann, recebendo a bandeirada com 0s178 de vantagem. Martin fechou o pódio.
Rockenfeller terminou em quarto, seguido pelo britânico Jamie Green (Audi RS5/Rosberg) e o brasileiro Augusto Farfus (BMW M4/RMG).
Os britânicos Paul Di Resta (Mercedes C63/HWA) e Gary Paffett, seu parceiro de equipe, o alemão René Rast (Audi RS5/Rosberg) e o suÁço Nico Muller (Audi RS5/Abt) completaram a zona de pontos.
Final, prova 1:
1 – Timo Glock (BMW M4) – RMR – 37 voltas em 57’18″491
2 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 0″178
3 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 0″840
4 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 2″530
5 – Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 3″164
6 – Augusto Farfus (BMW M4) – RMG – 4″173
7 – Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 4″771
8 – Gary Paffett (Mercedes C63) – HWA – 5″382
9 – René Rast (Audi RS5) – Rosberg – 5″911
10 – Nico Müller (Audi RS5) – Abt – 6″278
11 – Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 6″734
12 – Edoardo Mortara (Mercedes C63) – HWA – 7″929
13 – Loic Duval (Audi RS5) – Phoenix – 13″880
14 – Bruno Spengler (BMW M4) – RBM – 21″214
15 – Lucas Auer (Mercedes C63) – HWA – 27″053
16 – Maro Engel (Mercedes C63) – HWA – 52″140
17 – Mattias EkstrÁ¶m (Audi RS5) – Abt – 3 voltas
Volta mais rápida: René Rast 1’30″160
Abandonos:
Tom Blomqvist (BMW M4) – RMR – 18 voltas
Prova 2:
No domingo (20/08) Wittmann venceu a segunda prova. Mas foi desclassificado devido Á organização não conseguiu tirar a amostra de combustÁvel residual de 1 kg. Rockenfeller herdou a vitória, seguido pelo francês Loic Duval (Audi RS5/Phoenix) e o lÁder do campeonato o sueco Mattias EkstrÁ¶m (Audi RS5/Abt).
Segundo no grid, Wittmann assumiu a ponta na largada, superando o pole Farfus. Logo na primeira volta Farfus foi um dos que pararam nos boxes, para a troca de pneus.
Wittmann entrou nos boxes na 12 volta, e Rockefeller duas depois. Duval adiou a sua parada até a 26 volta, segurando Wittmann e ajudando o parceiro de equipe Rockenfeller.
Com a parada do francês Wittmann reassumiu a ponta, com Rockenfeller em sua cola. O campeão da categoria em 2013 tentou a ultrapassagem várias vezes, usando todos os DRS disponÁveis, mas terminou 0s8 atrás do atual campeão. Com a desclassificação de Wittmann, Rockenfeller foi declarado o vencedor.
Duval, em segundo, conquistou o seu primeiro pódio na categoria, e também os primeiros pontos. Lider do campeonato EkstrÁ¶m foi o terceiro.
Muller terminou em quarto, seguido por Paffett e Martin. Glock, Farfus, Green e o canadense Bruno Spengler (Mercedes C63/HWA) fecharam os dez primeiros.
EkstrÁ¶m lidera o campeonato com 128 pontos, seguido por Rast com 114 e Rockenfeller com 110.
A próxima etapa acontece em Nurburgring, na Alemanha, nos dias 09 e 10 de setembro.
Final, prova 2:
1 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 37 voltas em 56’33″404
2 – Loic Duval (Audi RS5) – Phoenix – 16″581
3 – Mattias EkstrÁ¶m (Audi RS5) – Abt – 58″073
4 – Nico Müller (Audi RS5) – Abt – 58″620
5 – Gary Paffett (Mercedes C63) – HWA – 58″848
6 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 59″390
7 – Timo Glock (BMW M4) – RMR – 59″928
8 – Augusto Farfus (BMW M4) – RMG – 1’00″069
9 – Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 1’02″405
10 – Bruno Spengler (Mercedes C63) – HWA – 1’12″009 *
11 – Maro Engel (Mercedes C63) – HWA – 1’30″127
12 – Edoardo Mortara (Mercedes C63) – HWA – 1’30″761
13 – Tom Blomqvist (BMW M4) – RMR – 1’31″278
14 – Lucas Auer (Mercedes C63) – HWA – 1 giro
* Punido em dez segundos
Volta mais rápida: Loic Duval 1’29″168
Abandonos:
Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 34 voltas
Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 13 voltas
René Rast (Audi RS5) – Rosberg – 11 voltas
ExcluÁdo:
Marco Wittmann (BMW M4) – RMG –
Campeonato:
1.EkstrÁ¶m 125 pontos; 2.Rast 114; 3.Rockenfeller 110; 4.Glock 104; 5.Martin 102; 7.Auer, Green 99; 8.Wittmann 93; 9.Paffett 75; 10.Spengler 62