O alemão René Rast (Audi RS5/Rosberg) conquistou neste domingo (15/10) o titulo da temporada 2017 do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (Deutsche Tourenwagen Masters – DTM), após a disputa da última prova do ano, no Circuito de Hockenheim, na Alemanha.
No sábado (14/10) o britânico Jamie Green (Audi RS5/Abt) venceu a primeira prova da etapa. Os alemães Mike Rockenfeller (Audi RS5/ Phoenix) e Timo Glock (BMW M4/RMR) completaram o pódio.
Rast terminou em sexto. O sueco Mattias Ekstrom (Audi RS5/Abt), que começou a etapa como lÁder do campeonato não pontuou ao terminar na 11ª posição.
Com 25 pontos ainda em jogo, Ekstrom, com 172 pontos, Green com 163, Rast com 159 e Rockenfeller com 152, foram para a prova final com chances de tÁtulo.
Campeão de 2016, o alemão Marco Wittmann (BMW M4/RMR) venceu a segunda prova da etapa. Rast terminou em segundo, resultado que garantiu ao piloto alemão o tÁtulo da temporada, em seu primeiro ano na categoria. Rockenfeller fechou o pódio.
Green terminou em quinto e Ekstrom na oitava posição.
O brasileiro Augusto Farfus (BMW M4/RMG) encerrou um ano muito difÁcil na sétima posição.
Rast somou 179 pontos, três a mais do que Ekstrom. Green foi o terceiro com 171, seguido por Rockenfeller com 167 e Wittmann com 160. Farfus somou 35 pontos, na 16ª posição.
Final, prova 1:
1 – Jamie Green (Audi RS5) – Abt – 36 voltas em 56’52″478
2 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 3″939
3 – Timo Glock (BMW M4) – RMR – 5″666
4 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 10″448
5 – Edoardo Mortara (Mercedes C63) – HWA – 12″962
6 – René Rast (Audi RS5) – Rosberg – 14″752
7 – Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 16″196
8 – Lucas Auer (Mercedes C63) – HWA – 23″633
9 – Gary Paffett (Mercedes C63) – HWA – 24″615
10 – Bruno Spengler (BMW M4) – RBM – 25″027
11 – Mattias Ekstrom (Audi RS5) – Abt – 25″764
12 – Nico Muller (Audi RS5) – Abt – 26″371
13 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 27″426
14 – Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 29″288
15 – Tom Blomqvist (BMW M4) – RMR – 30″867
16 – Maro Engel (Mercedes C63) – HWA – 35″288
17 – Augusto Farfus (BMW M4) – RMG – 37″358
18 – Loic Duval (Audi RS5) – Phoenix – 42″024
Final, prova 2:
1 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMR – 36 voltas em 56’47″699
2 – René Rast (Audi RS5) – Rosberg – 3″143
3 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 6″280
4 – Gary Paffett (Mercedes C63) – HWA – 15″844
5 – Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 17″835
6 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 19″372
7 – Augusto Farfus (BMW M4) – RMG – 20″386
8 – Mattias Ekstrom (Audi RS5) – Abt – 21″229
9 – Edoardo Mortara (Mercedes C63) – HWA – 22″902
10 – Lucas Auer (Mercedes C63) – HWA – 29″260
11 – Nico Muller (Audi RS5) – Abt – 30″428
12 – Timo Glock (BMW M4) – RMR – 33″274
13 – Maro Engel (Mercedes C63) – HWA – 41″344
14 – Bruno Spengler (BMW M4) – RBM – 41″591
15 – Loic Duval (Audi RS5) – Phoenix – 42″972
16 – Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 1’35″770
Abandonos:
Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 29 voltas
Tom Blomqvist (BMW M4) – RMR – 29 voltas
Campeonato,final:
1.Rast 179; 2.Ekstrom 176; 3.Green 171; 4.Rockenfeller 167; 5.Wittmann 160; 6.Auer 136; 7.Glock 133; 8.Martin 132; 9.Wickens 119; 10.Paffett 102.