Em meio a decisão pelo tÁtulo do DTM 2018 – que realmente ficou para a última prova do ano -, Augusto Farfus foi um dos destaques da primeira corrida em Hockenheim, neste sábado (13). O brasileiro largou bem em 4º e logo assumiu a 3ª colocação. Depois de intensas disputas, porém, na parte final da prova, quando brigava pelo top-5, a porta do carro do piloto da BMW caiu, e ele teve de abandonar a corrida antes do fim.
Com arquibancadas cheias, a corrida foi movimentada desde o inÁcio. Lucas Auer largou na pole, mas ainda na primeira volta inverteu posições com Gary Paffett, também piloto da Mercedes e até então o 2º colocado na briga pelo campeonato. Farfus segurou René Rast, que também ainda tem chances pelo tÁtulo em 3º, durante as voltas iniciais. Ainda na primeira parte da prova, o brasileiro disputou posições com o lÁder do campeonato Paul di Resta – que havia largado em sexto -, e também com Timo Glock e Robin Frinjs.
Entre os postulantes ao tÁtulo, Rast foi o primeiro a parar, na volta 14. Paffett fez seu pit-stop na outra volta e voltou Á frente, mas com uma emocionante sequência de trocas de posições entre os dois. Farfus parou pouco depois, e voltou Á pista no top-10, avançando enquanto outros pilotos ainda entravam para os boxes. Na parte final da prova, quando buscava um lugar no top-5, Augusto sofreu um revés ao perder a porta esquerda de seu carro, e foi obrigado a abandonar a corrida.
O incidente também causou a entrada do safety-car, reagrupando os pilotos e trazendo uma emoção extra para as últimas voltas, com ultrapassagens envolvendo os pilotos que estão na briga pelo tÁtulo. Ao final de 34 voltas, René Rast fez história ao conquistar sua quinta vitória consecutiva no DTM, e manteve completamente em aberto a decisão do campeonato. Robin Frijns e Timo Glock completaram o pódio, enquanto Paffett terminou em 4º e Di Resta em 8º.
Com esses resultados, Paffett assumiu a liderança do campeonato, e chega com vantagem de seis pontos sobre Di Resta, seu companheiro de montadora. Rast está 15 pontos atrás, mas neste domingo ainda são 28 os pontos em disputa. A última corrida do DTM tem largada prevista Á s 8h30 e transmissão ao vivo pelo canal Bandsports e pela internet, através do site www.farfus/com na aba Live Races.
Augusto Farfus:
“A corrida estava indo muito bem para nós. No primeiro stint, não estávamos super rápidos, mas consegui me manter ali, e depois do pit-stop nosso ritmo melhorou, então a gente se encaminhava para um resultado promissor. De repente, perdi a porta do carro, ela voou, sem nenhum contato, o que nos obrigou a abandonar. Foi algo completamente inesperado, mas vamos nos apegar ao forte desempenho para buscar um bom resultado na última corrida do anoâ€.