Os alemães Marco Wittmann (BMW/RMG) e Mike Rockenfeller (Audi/Phoenix) foram os vencedores da quinta etapa do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (Deutsche Tourenwagen Masters).
Pole-position Wittmann venceu a primeira prova, disputada com chuva, no sábado (21/07). Foi a sua terceira vitória no ano. O suÁço Nico Muller (Audi/Abt) e o alemão René Rast (Audi/Rosberg) completaram o pódio.
Com as diferentes estratégias de paradas, para o pit stop obrigatório, Muller adiou a sua parada até os minutos finais. O suÁço conseguiu voltar a pista em primeiro. Mas não conseguiu segurar Wittmann, que recuperou a liderança.
O austrÁaco Philipp Eng (BMW/ RMR) terminou em quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o alemão Timo Glock, e o sul-africano Jonathan Aberdein (Audi/WRT).
O britânico Jamie Green (Audi/ Rosberg), o francês Loic Duval (Audi/ Phoenix), Rockenfeller e o sul-africano Sheldon Van der Linde (BMW/RBM) fecharam a zona de pontos.
O brasileiro Pietro Fittipaldi (Audi/WRT) terminou em 11º.
Rockenfeller venceu a segunda prova, neste domingo (21/07). Foi a sua primeira vitória desde a etapa de Zandvoort, na Holanda, em 2017. Wittmann e Muller completaram o pódio.
Rockenfeller assumiu a ponta, após Rast, que alinhou na pole e liderava desde a largada, ser obrigado a fazer um segund pit stop, devido ao desgaste dos pneus.
Wittmann, que latgou em último após ter problemas no turbo, fez uma grande prova, terminando em segundo. Muller foi o terceiro.
Aberdein fez a sua melhor prova na categoria, em quarto. Rast foi o quinto, seguido pelo holandês Robin Frijns (Audi/Abt).
O espanhol Daniel Juncadella e o britânico Paul di Resta, parceiros na Aston Martin, Green e Fittipaldi, completaram a zona de pontos.
Rast lidera o campeonato com 158 pontos, seguido por Muller com 136 e Wittmann com 118.
Final, prova 1:
1 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 31 voltas em 1.01’15″672
2 – Nico Muller (Audi) – Abt – 3″137
3 – René Rast (Audi) – Rosberg – 8″094
4 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 25″313
5 – Timo Glock (BMW) – RMR – 25″534
6 – Jonathan Aberdein (Audi) – WRT – 27″887
7 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 36″078
8 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 42″496
9 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 43″656
10 – Sheldon Van der Linde (BMW) – RBM – 44″184
11 – Pietro Fittipaldi (Audi) – WRT – 45″162
12 – Jake Dennis (Aston Martin) – R Motorsport – 45″869
13 – Ferdinand Habsburg (Aston Martin) – R Motorsport – 48″094
14 – Paul Di Resta (Aston Martin) – R Motorsport – 48″917
15 – Bruno Spengler (BMW) – RMG – 53″378
16 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 1’01″197
Abaandonos:
Robin Frijns (Audi) – Abt –
Daniel Juncadella (Aston Martin) – R-Motorsport –
Final, prova 2:
1 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 37 voltas em 56’44″559
2 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 4″518
3 – Nico Muller (Audi) – Abt – 6″398
4 – Jonathan Aberdein (Audi) – WRT – 17″000
5 – René Rast (Audi) – Rosberg – 19″348
6 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 21″626
7 – Daniel Juncadella (Aston Martin) – R-Motorsport – 21″967
8 – Paul Di Resta (Aston Martin) – R-Motorsport – 22″554
9 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 25″946
10 – Pietro Fittipaldi (Audi) – WRT – 36″096
11 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 36″492
12 – Ferdinand Habsburg (Aston Martin) – R-Motorsport – 41″444
13 – Phillip Eng (BMW) – RMR – 47″996
14 – Timo Glock (BMW) – RMR – 57″455
15 – Sheldon Van der Linde (BMW) – RBM – 58″520
Abandonos:
Joel Eriksson (BMW) – RBM –
Bruno Spengler (BMW) – RMG –
Jake Dennis (Aston Martin) – R Motorsport –
Campeonato:
1.Rast 158; 2.Muller 136; 3.Wittmann 118; 4.Eng 111; 5.Rockenfeller 94; 6.Spengler 77; 7.Frijns 65; 8.Duval 64; 9.Green 51; 10.Eriksson 43.