Largando em 5º, brasileiro da BMW teve grande atuação no circuito inglês, completou a prova na 2ª posição e se aproximou do top-10 na classificação do campeonato
A Inglaterra voltou a receber o DTM neste fim de semana, pela primeira vez no traçado longo do circuito de Brands Hatch. Um dos poucos do grid que já conhecia essa configuração da pista, Augusto Farfus aproveitou essa vantagem e foi um dos destaques da corrida deste sábado (11). O brasileiro, que já havia marcado uma pole position e vencido neste circuito, quando corria pelo WTCC, largou na 5ª posição, fez uma grande corrida, e voltou ao pódio do DTM com o 2º lugar.
As atividades da 6ª etapa do campeonato estão todas concentradas em apenas dois dias, e tiveram inÁcio neste sábado. Farfus liderou o 2º treino, reforçando sua evolução na temporada, após o bom desempenho na etapa de Zandvoort. Na classificação, ele garantiu o 5º melhor tempo, a apenas 0.296s da pole.
Poucas horas depois, a primeira corrida da etapa teve muitas emoções no circuito, que é uma verdadeira ‘montanha-russa’, com muitas subidas e descidas, e longos trechos de alta velocidade. Farfus largou bem e assumiu a 4ª posição, enquanto Lucas Auer foi para 1º. Cerca de metade do grid entrou para os boxes ainda no começo da corrida, arriscando na estratégia, e o curitibano subiu para a 3ª posição. Na terceira volta, Loic Duval escapou sozinho e causou um perÁodo de “safety zone†na pista. Assim que a disputa foi retomada, Farfus fez seu pit-stop obrigatório e voltou em 8º lugar, mas em primeiro dentre os que já haviam parado. Duas voltas depois, o pole position Daniel Juncadella também parou e voltou um pouco Á frente de Augusto. O brasileiro chegou a pressionar o italiano, que tinha os pneus frios, mas não confirmou a manobra.
Na segunda parte da prova, após todos terem feito seus pit-stops, Juncadella e Farfus conseguiram abrir vantagem na frente, com Lucas Auer em 3º. Ao longo do grid, outras boas disputas por posições também agitavam a corrida. Após 41 voltas, Augusto confirmou seu lugar no pódio com o melhor resultado no ano até agora e somou 18 pontos.
Dessa forma, o brasileiro subiu mais quatro posições no campeonato e está em 12º, a apenas 15 pontos do top-10 da classificação geral. Neste domingo, os pilotos têm mais uma sessão de treinos livres, antes da classificação e corrida 2, que terá transmissão ao vivo pelo canal Bandsports a partir das 9h30 (horário de BrasÁlia) e também pelo site www.farfus.com, na aba Live Races.
Augusto Farfus:
“Nossa volta ao pódio na corrida de hoje é resultado do trabalho que a gente vem fazendo. Assim como em Zandvoort, sabÁamos que Brands Hatch tinha tudo para ser uma boa etapa para nós. Seguimos trabalhando firme, a preparação nesse intervalo foi fundamental, pois desde o começo o carro se comportou muito bem, e até liderei um dos treinos. A tomada poderia ter sido um pouco melhor, mas demonstramos na corrida a evolução do nosso carro. Amanhã temos mais uma prova, e o objetivo é continuar avançando no campeonatoâ€.
Resultado completo da corrida 1 em Brands Hatch:
1 – Daniel Juncadella (Mercedes) – HWA – 41 voltas 57’15″601
2 – Augusto Farfus (BMW) – RMG – 7″896
3 – Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 10″040
4 – René Rast (Audi) – Rosberg – 14″723
5 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 23″546
6 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA – 23″933
7 – Pascal Wehrlein (Mercedes) – HWA – 25″226
8 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA – 27″528
9 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 31″639
10 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 33″405
11 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 35″822
12 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 37″423
13 – Timo Glock (BMW) – RMR – 41″607
14 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 42″738
15 – Nico Muller (Audi) – Abt – 43″476
16 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA – 46″349
17 – Bruno Spengler (BMW) – RBM – 55″188
Não completou:
Loic Duval