Ao lado do alemão Dirk Von Zitzewitz, o sul-africano Giniel de Villiers garantiu o tÁtulo dos carros no Rally Dakar, disputado na América do Sul pela primeira vez. A dupla da Volkswagen garantiu o triunfo na prova de off-road mais importante do planeta ao conquistar a última etapa, realizada neste sábado.
Na soma total dos tempos, Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz ficaram com 48h10min57, com 8min59s de vantagem em relação a Mark Miller e Ralph Pitchford, também da Volkswagen. Com a dobradinha, a equipe encerra a hegemonia estabelecida pela Mitsubishi ao longo das últimas temporadas.
De Villiers e Von Zitzewitz partiram para a última especial com o tÁtulo praticamente garantido, já que as instruções da Volkswagen foram cumpridas com perfeição no dia anterior. Desta forma, apenas um problema mecânico ou um improvável erro de direção poderia tirar o tÁtulo da dupla, que correu riscos calculados e não decepcionou.
No último dia, os pilotos percorreram os 227 quilÁ´metros que separam as cidades de Córdoba e Buenos Aires, na Argentina. Os campeões levaram 1h35min43s para completar o trecho cronometrado. O russo Leonid Novitskiy, acompanhado por Oleg Tyupenkin, da BWA, ficou no segundo lugar, seguido pelo polonês Krzysztof Holowczyc, parceiro de Jean Marc-Fortin, da Nissan.
Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz tomaram a liderança apenas na última quinta-feira. A ponta era do espanhol Carlos Sainz, mas ele sofreu um acidente que causou uma lesão no ombro do navegador Michel Perin, o que acabou obrigando a dupla a abandonar a disputa do Rally Dakar de forma precoce.
Fonte: GazetaEsportiva.Net
Foto: Volkswagen Motorsport