Estreante vai representando o paÁs de forma inédita na maior competição do mundo
Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rally Dakar, a maior e mais difÁcil prova do gênero no mundo, disputada na Arábia Saudita. Nesta terça-feira (10), durante a nona etapa, o ainda estreante Moraes assumiu a vice-liderança geral da corrida, novamente atraindo os olhares de todo o mundo do off-road para um desempenho que vem surpreendendo a equipe belga Overdrive Racing. Depois de 3.614km de especiais, Lucas está atrás apenas do atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que também compete com um Toyota GR DKR Hilux, mas sob a bandeira da equipe oficial da fábrica japonesa.
A etapa desta terça-feira foi composta por 358km de especiais – trechos cronometrados onde acontece a competição – entre Riad e Haradh. O brasileiro, que conta com a navegação do alemão Timo Gottschalk, terminou na 10ª posição entre os 73 carros inscritos, em dia vencido pelo multicampeão de rally, o francês Sébastien Loeb (Prodrive Hunter T1+). Moraes disse que ficou surpreso com o nÁvel de perigo no inÁcio do trajeto e, depois, teve que controlar o carro em um longo trecho de alta velocidade marcado por vários saltos.
Acidentes – “Essa foi mais uma especial dura. O Dakar continua me surpreendendoâ€, comentou o piloto, que é atleta do projeto global Red Bull e no Brasil conta com o apoio da SpeedMax Pneus. “No começo, as dunas foram bem perigosas. Tivemos acidentes importantes de competidores bem experientes e rápidos. O Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron) “varou†uma duna e capotou. O Henk Lategan (Toyota GR DKR Hilux) fez o mesmo e destruiu a suspensão. Então foi mesmo perigoso para todo mundoâ€, resumiu.
“Por isso nós fomos administrando um pouco o ritmo. Tivemos um trecho longo com muitos bumps (saltos), que desequilibravam muito a traseira e isso me preocupou bastante naquele momento. Mas fizemos a nossa parte e entregamos o carro inteiro para a equipe novamente. Então a nossa estratégia está dando certo e vamos continuar na mesma pegadaâ€, completou.
Apoio dos amigos – Moraes também falou do momento que está vivendo no Dakar. “Primeiro, só o fato de estar aqui já é a realização de um sonho. Fui criado entre praticantes de rally, tenho muitos amigos nesse meio. E eles estão me dando muito apoio com mensagens positivas e muitas dicas também. Quem me conhece sabe que eu nunca imaginei estar nessa posição em um Dakar. Isso aqui é demaisâ€, contou.
“Mas temos ainda cinco dias pela frente. Serão cinco dias de dunas em um deserto enorme e famoso aqui no Oriente Médio, o Empty Quarter, e tudo indica que vai ser muito difÁcil. Como é a minha primeira vez, sigo mantendo respeito máximo pela prova. E agora ainda maisâ€, finalizou.
Confira os resultados:
9ª Especial, 346km, entre Riad e Haradh
1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 3h7min24s
2. Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +57s
3. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +2min8s
4. Mattias EkstrÁ¶m/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +5min11s
5. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +7min38s
6. Jakub PrzygoÅ„ski/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +8min23s
7. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +8min55s
8. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +8min58s
9. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +10min8s
10. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +10min33s
Classificação geral após nove especiais
1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19min20s
2. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21min57s
3. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h43min8s
4. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h46min23s
5. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h4min17s
6. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h25min51s
7. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h45min36s
8. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h48min6s
9. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +3h32min15s
10. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +3h52min52s
45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp -> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp -> Al-‘Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-‘Ula -> Ha’il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha’il -> Ha’il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha’il -> Riad – 646 km / 375 km
06/01 – Riad -> Al-Dawadimi – 861 km / 333 km
07/01 – Riad -> Al-Dawadimi – 639 km / 472 km
08/01 – Al-Dawadimi -> Riad – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riad
10/01 – Riad -> Haradh – 710 km / 346 km
11/01 – Haradh -> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah -> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter -> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah -> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf -> Dammam – 414 km / 136 km
VeÁculos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125
Quadriciclos: 19
Protótipos Leves: 47
UTVs: 46
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veÁculos