Maranhense segue firme e chega na frente pela terceira vez nesta edição, completando os 118 quilômetros em 1h51m09. O foco agora é a especial inédita de 48 horas em que o piloto da Tag Racing pretende recuperar a liderança também na classificação geral da categoria.
Quem perservera sempre alcança e com o piloto Marcelo Medeiros não foi diferente. O piloto da Tag Racing venceu a quinta etapa do 46º Dakar, cuja especial aconteceu aos redores de Shubaytah nesta quarta-feira (10). O maranhense e seu Yamaha Raptor #177 completaram os 118 quilômetros da especial do dia em 1h51m09s. Na geral acumulada, no entanto, Medeiros ainda está na terceira posição, somando 24h07m04s, mas com a distância em relação ao líder bem menor, com 21m41s.Depois de um deslocamento extenso (cerca de 547km) a quinta etapa parecia fácil mas expôs alguns perigos escondidos. Um mar de dunas do início ao final do percurso deu a tônica da especial cronometrada do dia.
O trecho, em formato de ferradura, contornou o chamado “Bloco Vazio”, onde o caminho de areias despencou as velocidades médias dos competidores.“Foi uma etapa curta, porém dura, como um verdadeiro Dakar tem que ser. Mas em dunas eu geralmente me saio bem. Hoje, apesar de me sentir confortável, pois dunas são pisos que gosto de pilotar, mantive o foco e procurei ser o mais preciso possível e o resultado veio. Agora é descansar e revisar bem o equipamento pois a próxima etapa promete ser duríssima e quero estar pronto para a largada”, relata Medeiros.A inédita etapa dupla e cronometrada de 48 horas que começa nesta quinta-feira promete ser um novo paradigma dentro das competições de longa distância de off-road. E os organizadores avisam que a experiência em maratonas pode não ter utilidade nesse desafio. Partindo e chegando em Shubaytah, a especial de 584 quilômetros será em sua grande parte de dunas intercaladas por lagoas salgadas secas (chotts).
A navegação promete ser terrivelmente difícil, com percursos difíceis de encontrar e pontos de controle (waypoints) ocultos, que podem levar muitos participantes a perder o rumo. O diferencial é que os competidores farão a primeira parte de seu percurso em até oito horas. Chegando no horário limite (16h, horário local), os conjuntos terão que procurar a área de apoio mais próxima para receber as provisões básicas de acampamento para reabastecer, se alimentar e descansar, passando a noite no deserto, sem qualquer ligação ou informação sobre os seus oponentes e isolados do resto do mundo, antes de voltar a correr. Nesta etapa, Motos (FIM) e carros (FIA) terão percursos diferentes.Dentro do Dakar, Marcelo Medeiros computou no ano passado quatro vitórias consecutivas e conclui na nona posição entre os quadriciclos.
Em 2022, o piloto de São Luís (MA) completou em sexto em estreia na Arábia Saudita. O competidor da TAG Racing conta com outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.O Dakar 2024 conta pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM).
Para acompanhar o Dakar, na TV aberta, a Bandeirantes apresenta reportagens diárias in loco nos programas Jogo Aberto (11 horas) e Esporte Total (meia-noite e meia), além de boletins nos semanais Band Esporte Clube (sábado, 13 horas) e Show do Esporte (domingo, 10 horas).
Na TV por assinatura, o canal BandSports apresenta cobertura nas edições do programa Supermotor, com Celso Miranda, nos dias 10, 17 e 24 de janeiro (quartas-feiras), às 20 horas. A ESPN tem programas diários a partir das 20h30, até o dia 19 de janeiro, com apresentação de Thiago Alves e comentários de Edgard Mello Filho e Matheus Pinheiro.Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2024.Marcelo Medeiros conta com patrocínio da Mardisa Mercedes-Benz, da Taguatur Fiat e empresa Centro Elétrico, no Dakar 2024.