Copa Truck: Nicolas Giaffone estreia com pole na Elite em Campo Grande

Nicolas Giaffone vem vivendo um fim de semana de sonho na sua estreia como piloto na Copa Truck. Filho do tricampeão Felipe Giaffone, o jovem paulistano de 20 anos chega ao campeonato dos ‘brutos’ depois de ter feito duas temporadas de monopostos nos Estados Unidos, onde conquistou título na USF Juniors. E ainda que a transição dos carros de fórmula para os caminhões seja naturalmente difícil, Nic tirou de letra para estrear na categoria Super Truck Elite com a pole position da etapa inaugural da temporada 2025 na quente tarde deste sábado (22), em Campo Grande (MS).

Diante dos desafios impostos pelo traçado de 3.443 do Autódromo Orlando Moura e do forte calor — 33ºC de temperatura ambiente —, Giaffone comprovou a forte performance apresentada desde o início do fim de semana. Líder de dois dos três treinos livres, Nicolas comandou também os dois segmentos da classificação para garantir a posição de honra com o caminhão Volkswagen da R9 Competições, o mesmo que foi pilotado pelo pai na campanha do tricampeonato, em 2024.

A conquista surpreendeu o próprio Nicolas: “Sou um cara muito realista, então nunca imaginei que poderia lutar pela pole position. Esse caminhão, que me foi herdado, é fantástico. Estou muito feliz e surpreso. Poder fazer isso aqui, em uma pista que não ‘casa’ muito com a Volkswagen, é muito bom”, disse.

O piloto do ‘bruto’ #31 se mostrou emocionado e não escondeu as lágrimas ao falar sobre o recomeço da carreira no Brasil. “Quero muito agradecer a todos os meus patrocinadores, todos os que estão comigo. Sem eles, não estaria aqui. Depois de um ano ‘engasgado’ lá fora, voltar e ser competitivo é muito bom. Estou muito feliz. Às vezes, quando as circunstâncias te tiram de onde você quer estar te colocam onde você deveria estar. Trabalho muito por isso e agradeço muito. Ser capaz de andar rápido de novo é uma grande conquista”, vibrou Nic.

Como foi a classificação

Cercada de expectativa, a Super Truck Elite abriu a programação da sessão classificatória da Copa Truck em Campo Grande. Quem despontou como favorito à pole foi Nicolas Giaffone, estreante na categoria correndo com o caminhão Volkswagen da R9 Competições. Destaque também para outros nomes novos e promissores como Thaline Chicoski, vinda da Copa Hyundai HB20, além de Arthur Scherer e Maurício Arias. E Pedro Perdoncini mostrou ser, durante todo o fim de semana até então, o principal concorrente de Nic pela posição de honra do grid.

Logo nos primeiros minutos, o filho do tricampeão Felipe Giaffone posicionou-se na frente depois de registrar 1min51s243. Perdoncini subiu para a segunda colocação da primeira parte da sessão, porém com quase 1s de diferença na comparação com Nicolas. E Hugo Cibien, no começo da sua primeira temporada completa na Copa Truck, aparecia em terceiro com o Volvo da Vannucci Racing.

Já nos segundos finais, Arthur Scherer superou Perdoncini, assumiu a segunda colocação ao virar 1min51s681 e se garantiu no Top Qualifying.

Nic confirma pole em Campo Grande

A fase decisiva da classificação teve Nicolas Giaffone, Arthur Scherer, Pedro Perdoncini, Hugo Cibien, Diogo Moscato, Djalma Pivetta, Jô Augusto Dias e Daniel Kelemen.

Seguindo os passos do pai nos caminhões, Nicolas fez uma volta de excelência para cravar 1min50s865 e marcar a pole position em Campo Grande. O tempo foi estabelecido quando restavam pouco mais de quatro minutos para o fim do Top Qualifying, mas não foi batido pelos demais oponentes. Perdoncini foi quem ficou mais perto e garantiu um lugar na primeira fila, na segunda colocação.

Diogo Moscato garantiu o terceiro lugar no grid e vai largar lado a lado com o estreante Arthur Scherer, seguido por Hugo Cibien e Djalma Pivettra, enquanto Jô Dias e Daniel Kelemen completam a relação dos oito primeiros colocados.

As corridas em Campo Grande terão transmissão ao vivo a partir de 12h10 (horário de Brasília) deste domingo nas telas da Band, SporTV e canais de streaming – Copa Truck, Parc Fermé, CATVE, Esporte na Band e HighSpeed no YouTube.

Confira abaixo o grid de largada e as principais informações sobre o fim de semana:

Copa Truck, Super Truck Elite, Campo Grande
Grid de largada*

1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 1min50s865
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min51s571
3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), 1min51s877
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min52s059
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), 1min52s609
6º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min52s880
7º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), 1min53s034
8º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 1min53s156
9º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), 1min54s455
10º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min54s602
11º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), 1min54s964
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min55s171
13º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), 1min56s198
14º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), 1min58s259
15º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo)   , sem tempo
16º –  Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), sem tempo
17º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
18º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
*resultado extraoficial