Nicolas Giaffone vem vivendo um fim de semana de sonho na sua estreia como piloto na Copa Truck. Filho do tricampeão Felipe Giaffone, o jovem paulistano de 20 anos chega ao campeonato dos ‘brutos’ depois de ter feito duas temporadas de monopostos nos Estados Unidos, onde conquistou título na USF Juniors. E ainda que a transição dos carros de fórmula para os caminhões seja naturalmente difícil, Nic tirou de letra para estrear na categoria Super Truck Elite com a pole position da etapa inaugural da temporada 2025 na quente tarde deste sábado (22), em Campo Grande (MS).
Diante dos desafios impostos pelo traçado de 3.443 do Autódromo Orlando Moura e do forte calor — 33ºC de temperatura ambiente —, Giaffone comprovou a forte performance apresentada desde o início do fim de semana. Líder de dois dos três treinos livres, Nicolas comandou também os dois segmentos da classificação para garantir a posição de honra com o caminhão Volkswagen da R9 Competições, o mesmo que foi pilotado pelo pai na campanha do tricampeonato, em 2024.
A conquista surpreendeu o próprio Nicolas: “Sou um cara muito realista, então nunca imaginei que poderia lutar pela pole position. Esse caminhão, que me foi herdado, é fantástico. Estou muito feliz e surpreso. Poder fazer isso aqui, em uma pista que não ‘casa’ muito com a Volkswagen, é muito bom”, disse.
O piloto do ‘bruto’ #31 se mostrou emocionado e não escondeu as lágrimas ao falar sobre o recomeço da carreira no Brasil. “Quero muito agradecer a todos os meus patrocinadores, todos os que estão comigo. Sem eles, não estaria aqui. Depois de um ano ‘engasgado’ lá fora, voltar e ser competitivo é muito bom. Estou muito feliz. Às vezes, quando as circunstâncias te tiram de onde você quer estar te colocam onde você deveria estar. Trabalho muito por isso e agradeço muito. Ser capaz de andar rápido de novo é uma grande conquista”, vibrou Nic.
Como foi a classificação
Cercada de expectativa, a Super Truck Elite abriu a programação da sessão classificatória da Copa Truck em Campo Grande. Quem despontou como favorito à pole foi Nicolas Giaffone, estreante na categoria correndo com o caminhão Volkswagen da R9 Competições. Destaque também para outros nomes novos e promissores como Thaline Chicoski, vinda da Copa Hyundai HB20, além de Arthur Scherer e Maurício Arias. E Pedro Perdoncini mostrou ser, durante todo o fim de semana até então, o principal concorrente de Nic pela posição de honra do grid.
Logo nos primeiros minutos, o filho do tricampeão Felipe Giaffone posicionou-se na frente depois de registrar 1min51s243. Perdoncini subiu para a segunda colocação da primeira parte da sessão, porém com quase 1s de diferença na comparação com Nicolas. E Hugo Cibien, no começo da sua primeira temporada completa na Copa Truck, aparecia em terceiro com o Volvo da Vannucci Racing.
Já nos segundos finais, Arthur Scherer superou Perdoncini, assumiu a segunda colocação ao virar 1min51s681 e se garantiu no Top Qualifying.
Nic confirma pole em Campo Grande
A fase decisiva da classificação teve Nicolas Giaffone, Arthur Scherer, Pedro Perdoncini, Hugo Cibien, Diogo Moscato, Djalma Pivetta, Jô Augusto Dias e Daniel Kelemen.
Seguindo os passos do pai nos caminhões, Nicolas fez uma volta de excelência para cravar 1min50s865 e marcar a pole position em Campo Grande. O tempo foi estabelecido quando restavam pouco mais de quatro minutos para o fim do Top Qualifying, mas não foi batido pelos demais oponentes. Perdoncini foi quem ficou mais perto e garantiu um lugar na primeira fila, na segunda colocação.
Diogo Moscato garantiu o terceiro lugar no grid e vai largar lado a lado com o estreante Arthur Scherer, seguido por Hugo Cibien e Djalma Pivettra, enquanto Jô Dias e Daniel Kelemen completam a relação dos oito primeiros colocados.
As corridas em Campo Grande terão transmissão ao vivo a partir de 12h10 (horário de Brasília) deste domingo nas telas da Band, SporTV e canais de streaming – Copa Truck, Parc Fermé, CATVE, Esporte na Band e HighSpeed no YouTube.
Confira abaixo o grid de largada e as principais informações sobre o fim de semana:
Copa Truck, Super Truck Elite, Campo Grande
Grid de largada*
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 1min50s865
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min51s571
3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), 1min51s877
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min52s059
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), 1min52s609
6º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min52s880
7º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), 1min53s034
8º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 1min53s156
9º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), 1min54s455
10º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min54s602
11º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), 1min54s964
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min55s171
13º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), 1min56s198
14º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), 1min58s259
15º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo) , sem tempo
16º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), sem tempo
17º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
18º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
*resultado extraoficial