Com performance irretocável, Felipe Giaffone vai largar na frente na sexta etapa da temporada 2024 da Copa Truck, disputada neste fim de semana em Cascavel, no oeste do Paraná. Depois de uma manhã positiva deste sábado (31), quando liderou o terceiro treino livre, o líder do campeonato e atual dono do título foi insuperável na sessão classificatória e conquistou o Troféu Pole Position Maxon Oil pela segunda vez no ano após realizar uma volta quase perfeita no Top Qualifying: 1min19s886 a bordo do Volkswagen da R9 Competições.
“Feliz demais. Estamos com o caminhão muito bom desde o primeiro dia. Estou animado, virei o tempo na hora certa. Sabia que tinha de encaixar a primeira volta e consegui fazer isso. Garanti mais uma pole, o que é sempre bom demais”, destacou Felipe, que comemorou a pole bem ao seu estilo: plantando bananeira em frente ao seu Volkswagen #4.
Desde o início do dia, quem despontava como principal oponente de Giaffone na luta pela pole foi Roberval Andrade. O piloto da ASG Motorsport até engrossou a disputa na primeira fase da classificação, mas não foi à pista na fase decisiva da sessão e vai largar em oitavo. A segunda posição do grid ficou com um dos companheiros de equipe de Roberval: Raphael Abbate, com o Mercedes-Benz #26.
Evandro Camargo, outro nome que andou muito forte nesta quente tarde, com os termômetros marcando 33ºC de temperatura ambiente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, foi o terceiro com Mercedes-Benz da PP Motorsport, seguido por André Marques e Beto Monteiro, ambos da R9 Competições, colocando três ‘brutos’ da Volkswagen nas cinco primeiras colocações do grid da corrida que abre a etapa, neste domingo, no circuito de 3.058 metros de extensão.
Como foi a classificação — Os confrontos entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade e entre Volkswagen e Mercedes-Benz deram o tom da fase inicial da tomada de tempos. O atual campeão e líder do campeonato tomou para si o protagonismo da tarde depois de virar 1min20s034 em sua volta mais rápida, superando Roberval por 0s083.
Foi uma classificação muito apertada e com os ‘brutos’ andando bastante próximos. Nada menos que os 14 primeiros colocados da sessão andaram no mesmo segundo, sendo que os a diferença entre oito melhores posicionados era de apenas 0s510. Não houve exclusão de pilotos por excesso de emissões na primeira parte da tomada de tempos.
Avançaram para o Top Qualifying, além de Giaffone e Roberval, Beto Monteiro em terceiro, seguido por Evandro Camargo, Leandro Totti, Raphael Abbate, Danilo Dirani e André Marques. Três caminhões Volkswagen, três Mercedes-Benz e dois Iveco.
A definição da pole position em Cascavel teve um Felipe Giaffone quase perfeito na sua volta rápida. Com 1min19s886 em pista bastante quente, o dono do Volkswagen Meteor #4 registrou sua segunda pole na temporada e a segunda em Cascavel.
Em contrapartida, o principal adversário de Giaffone na luta pela pole enfrentou problemas e sequer voltou à pista para o Top Qualifying. Desta forma, a segunda posição no grid ficou com Raphael Abbate, com Mercedes-Benz da ASG Motorsport, a 0s313 do melhor tempo da tarde. Evandro Camargo, outro que se destacou pela performance forte em Cascavel, foi o terceiro com Mercedes-Benz da PP Motorsport, seguido pelos campeões André Marques e Beto Monteiro, companheiros de equipe na R9 Competições.
Velocidade na tela — As corridas válidas pela sexta etapa da temporada terão transmissão a partir das 14h deste domingo por meio da Band (TV aberta), canais SporTV (TV por assinatura) e pelos canais da Copa Truck, Esporte na Band, Portal High Speed e Parc Fermé no YouTube.
A abertura dos portões ao público acontecerá a partir das 8h, e os ingressos seguem à venda, somente nas bilheterias do Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Confira a seguir os tempos da sessão classificatória e a programação deste domingo em Cascavel.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 6, Cascavel, Autódromo Internacional Zilmar Beux
Super Truck PRO, Corrida 1, grid de largada
1º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 1min19s886
2º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min20s199
3º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 1min20s351
4º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 1min20s538
5º – Beto Monteiro (R9 Competições/Mercedes-Benz), 1min20s729
6º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min20s768
7º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 1min20s866
8º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
9º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min20s648
10º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), 1min20s658
11º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min20s688
12º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), 1min20s751
13º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), 1min20s808
14º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 1min20s970
15º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), 1min21s405
16º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), 1min21s409
17º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), 1min22s023
18º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), 1min23s000
19º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), sem tempo
Bia Figueiredo vai largar na frente na etapa de Cascavel da Copa Truck no grid da classe Elite. Pela terceira vez na temporada 2024, a paulista da ASG Motorsport garantiu a posição de honra e faturou o Troféu Pole Position Maxon Oil. No começo da tarde deste sábado (31), a líder do campeonato foi a mais rápida no primeiro segmento da classificação e confirmou a pole com o tempo de 1min21s355 no Top Qualifying realizado no circuito de 3.058 metros do Autódromo Internacional Zilmar Beux, onde Bia venceu pela primeira vez na Copa Truck, em 2023.
Em performance maiúscula da Mercedes-Benz ao longo de todo o fim de semana, Pedro Perdoncini confirmou o 1-2 da marca no grid. Entretanto, o tempo estabelecido por Bia e a diferença para o segundo colocado mostram a força da paulista neste fim de semana: 0s444 separaram os dois primeiros colocados.
“Conseguimos mais uma vez um lugar na primeira fila, agora com a pole. O que é importante, também por somar mais um ponto no campeonato. Feliz por repetir a minha pole no ano passado e espero repetir também 2023 com a vitória aqui. A equipe ASG Motorsport está muito bem, os caminhões Mercedes-Benz andam muito bem aqui em Cascavel, e vamos lutar para colocar nossa equipe toda no pódio aqui”, salientou a dona do sábado na Elite.
Destaque também para Diogo Moscato. Em seu primeiro fim de semana na Copa Truck, o baiano de Salvador levou o ‘bruto’ Iveco da também estreante Scuderia Chiarelli à terceira posição no grid, deixando para trás nomes de muita experiência na categoria, como Daniel Kelemen, quarto colocado na sessão com Mercedes-Benz da D+ Motorsport. Em sua temporada de estreia, Leo Rufino (Mercedes-Benz da Tiger Team) vai largar em quinto em Cascavel, seguido por Djalma Pivetta, com Iveco da Usual Racing.
Como foi a classificação — Diante de forte calor, com a temperatura ambiente chegando a 33ºC, os primeiros minutos da classificação na Elite começaram com uma importante baixa. Dono da sexta-feira e um dos favoritos à pole position foi excluído da sessão por excesso de emissões de fumaça: Pedro Paulo Fernandes ficou fora da disputa, assim como aconteceu logo em seguida com Jô Augusto Dias, piloto que conquistou a pole position em Interlagos.
Sem dois dos concorrentes diretos à pole position, Bia Figueiredo marcou o melhor tempo da primeira fase da classificação com 1min20s454, quase 1s mais rápido que Daniel Kelemen, segundo colocado. O top-3 todo da Mercedes foi completado pelo estreante Leo Rufino. Além deles, avançaram ao Top Qualifying Rodrigo Taborda, Maicon Roncen, o também estreante Diogo Moscato, Pedro Perdoncini e Djalma Pivetta.
Bia continuou muito forte na definição da pole position, ainda que a pista estivesse mais quente que na primeira parte da sessão. A paulista virou 1min21s355 em sua melhor passagem e não foi superada pelos seus oponentes. Quem mais chegou perto foi o companheiro de equipe Pedro Perdoncini. O soteropolitano Diogo Moscato surpreendeu com grande volta logo no seu primeiro Top Qualifying e garantiu grande posição no grid, em terceiro lugar.
Como assistir — As corridas válidas pela sexta etapa da temporada terão transmissão a partir das 14h deste domingo por meio da Band (TV aberta), canais SporTV (TV por assinatura) e pelos canais da Copa Truck, Esporte na Band, Portal High Speed e Parc Fermé no YouTube.
A abertura dos portões ao público acontecerá a partir das 8h, e os ingressos seguem à venda, somente nas bilheterias do Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Confira a seguir os tempos da sessão classificatória e a programação deste domingo em Cascavel.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 6, Cascavel, Autódromo Internacional Zilmar Beux
Super Truck Elite, Corrida 1, grid de largada
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min21s355
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min21s799
3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), 1min21s949
4º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), 1min22s044
5º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min22s159
6º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min22s252
7º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), 1min22s412
8º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 1min40s291
9º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), 1min22s372
10º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min23s294
11º – Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), 1min24s924
Excluídos por emissões
Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min22s098
Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1in22s194
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), 1min23s267
José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), 1min23s297
Juca Bala (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 1min29s859
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
Domingo, 1º de setembro
Abertura dos portões: 08h00
08h45: Copa Truck – Warm Up Pro
09h00: Copa Truck – Warm Up Elite
09h30: Desfile de Caminhões
09h45: Desafio dos Elétricos
09h45: Visitação aos Boxes
10h15: Grid Walk – NASCAR Brasil
11h00: NASCAR Brasil – Corrida 1
12h48: Copa HB20 – Corrida 2
13h20: Desfile dos pilotos
14h00: Copa Truck – Corrida 1
14h30: Copa Truck – Corrida 2
15h15: Ação Promocional NASCAR Brasil, Copa HB20 e Chevrolet
16h15: Ação Promocional Copa Truck