Conversa de Pista: ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

I-PACE eTROPHY É O PRIMEIRO CAMPEONATO DE AUTOMOBILISMO CANCELADO POR CAUSA DO COVID-19 E CBA LANÇA GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE SAÁšDE PARA A RETOMADA DAS PROVAS NACIONAIS

Por Wagner Gonzalez

Foto: divulgação Jaguar

Foto: divulgação Jaguar

Não foi exatamente uma surpresa, mas gerou muitos comentários: na tarde de ontem a Jaguar anunciou o fim do I-Pace eTrophy (foto de abertura), decisão que marca o primeiro cancelamento de um campeonato de automobilismo desde o inÁ­cio da atual pandemia de coronavÁ­rus.  No comunicado oficial distribuÁ­do no Brasil não consta uma razão especÁ­fica para o fato, mas no Reino Unido foi explicado que uma revisão estratégica decorrente do impacto do Covid-19 é a causa principal da decisão de cancelar a terceira temporada de um torneio disputado com o suve elétrico inglês e que servia como preliminar de algumas etapas do Campeonato Mundial de Fórmula E, a categoria de monopostos elétricos.

Pelo lado positivo sobram o fato de a iniciativa ter contribuÁ­do para aumentar a autonomia dos carros de série e, para os brasileiros, que o primeiro tÁ­tulo do campeonato tenha sido conquistado por Sérgio Jimenez, natural da paulista e pacata cidade de Piedade. Na sexta-feira ele participou de uma reunião por telefone na qual foi informado da decisão.

James Barclay, lÁ­der da divisão de competições da Jaguar, declarou que embora algumas metas do programa tenham sido atingidas, a crise provocada pela pandemia do Covid-19 foi um fator importante para interromper o programa de três anos um ano antes do previsto.

O programa da F-E não foi afetado; nele a marca ocupa o terceiro lugar entre as equipes, atrás da DS Techeetah e da BMW Andretti, e tem um piloto, Mitch Evans, como vice-lÁ­der, 11 pontos atrás do lÁ­der, o português António Félix da Costa, que soma 67. Barclay mencionou ainda que a empresa não abandonará o automobilismo:

“Nos mantemos totalmente comprometidos com o esporte a motor com carros elétricos e o nosso programa da F-E é parte importante de nosso projeto “Destination Zero.”

James Barclay garante vai manter programa de competições de carros elétricos (Foto: Jaguar)

Esse programa de mobilidade ampla é voltado Á  fabricação de automóveis que ofereçam Á­ndice zero nos quesitos de poluição, acidentes e congestionamento. Efetivamente, o torneio com o I-Pace contribuiu de alguma forma nessa missão: graças ao desenvolvido nas competições foi possÁ­vel aumentar em 20 quilÁ´metros a autonomia dos carros vendidos ao público.

Lançada no Salão de Frankfurt de 2017, a série foi a primeira categoria de automóveis elétricos a partir de um modelo de produção em série, modelo que é disponÁ­vel no mercado brasileiro e que recentemente foi testado pelo editor de testes do AE, Gérson Borini. Vinte automóveis foram preparados para representar os paÁ­ses onde a marca atua e participar de competições em provas que foram realizadas em etapas selecionadas do calendário da F-E. O número de  participantes desde então raramente passou de 12 carros por corrida e a temporada deste ano começou com a baixa de uma equipe, a americana Rahal-Letterman. Diante de tudo isso ficou difÁ­cil manter a programação original de três temporadas.

Ášnica etapa em circuito permanente acontece no Autódromo Hermanos Rodrigues, no México (FIA-F-E)

Julgar a decisão da Jaguar em interromper o programa I-Pace eTrophy não vem ao caso e a própria F-E vê a possibilidade de anunciar o cancelamento da temporada 2019/2020, que até o momento teve apenas cinco etapas realizadas das 14 previstas. As provas de Nova York (11/7) e Londres (25 e 26/7) já foram canceladas e as previstas para Jakarta (6/6) e Berlim (21/6) já foram adiadas.

O calendário do torneio com o suve elétrico marca três corridas realizadas na atual temporada, em Ryadh, Arábia Saudita, e na Cidade do México. Há possibilidade de que algumas etapas das duas categorias sejam realizadas em sistema de rodada dupla em autódromos da Inglaterra e da Alemanha e com os portões fechados ao público, o que seria inédito: até agora as corridas eram em circuitos de rua e praticamente planos. A exceção é a etapa disputada no México, no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Jimenez entende a decisão

Na sexta-feira Jimenez foi comunicado do cancelamento da temporada 2020/2021 (Foto; Jaguar)

O último fim de semana não foi exatamente dos mais agradáveis para Sérgio Jimenez, que na sexta-feira foi comunicado do fim próximo da categoria. O piloto paulista declarou que a decisão da Jaguar é compreensÁ­vel diante do panorama que o mundo vive:

“Não se pode criticar a decisão tomada em um momento difÁ­cil como o que estamos atravessando. Pelo contrário, deve-se elogiar a marca pelo esforço em fazer com a temporada seja disputada de uma forma ou de outra, o que é motivo para que eu trabalhe visando manter meu tÁ­tulo. Do ponto de vista comercial entendo perfeitamente o que aconteceu: além de piloto sou empresário e vivo as consequências dessa pandemia: mesmo podendo trabalhar (Jimenez tem uma rede de postos de combustÁ­vel), fui obrigado a cortar 40% dos meus empregados e estou faturando cerca de 50% do que seria normal.”

Sérgio Jimenez e Cacá Bueno fizeram dobradinha na etapa de MÁ´naco em 2019 (Foto: Jaguar)

Jimenez tem contrato de patrocÁ­nio para duas temporadas e estava iniciando negociações para estender esse apoio para mais uma. Segundo ele, existe a possibilidade de que os I-Pace atuais sejam incluÁ­dos em um novo campeonato multimarca de carros elétricos, torneio que está em fase de estudos para, possivelmente, complementar a programação da F-E. “A Jaguar já provou que o produto é viável e interessante”, explicou o piloto, que este ano disputará a temporada brasileira de Stock Car pela equipe Maxoil.

CBA apresenta protocolo para a volta das corridas

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou uma cartilha onde descreve sugestões de comportamento e procedimentos para equipes, organizadores, pilotos e promotores para a volta da prática do esporte. A entidade esclarece que a decisão soberana sobre a realização de treinos e competições ainda depende de decisões governamentais. No Paraná esse retorno é praticamente consumado no que se refere a treinos, já em São Paulo o regresso ainda é incerto e não é esperado para terminar nas próximas semanas. Você pode acessar o documento clicando aqui.

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