Em março de 2007 escrevi uma coluna falando sobre as brasileiras que ganhavam destaque no automobilismo, tanto nacional como internacional. Uma piloto citada fora a paulista Ana Beatriz Figueiredo, ou como é conhecida, a Bia Figueiredo. Bia estreou esse ano na IndyLights, categoria de acesso para a IndyCar, famosa por realizar sua mais tradicional prova no oval de Indianápolis, as 500 Milhas de Indianápolis. A brasileira chegou como não quer nada, e está fazendo seu nome.
Até o momento ela ocupa a 6ª colocação na tabela do campeonato, com 234 pontos (73 a menos que o lÁder) e três pódios. Trinta e quatro pilotos já passaram pelo torneio esse ano, e o lÁder Richard Antinucci, americano (nascido na Itália, com dupla nacionalidade) é um piloto com muita experiência internacional, disputando várias categorias na Europa.
Nossa Bia se desenvolveu no kart aqui no Brasil, passando posteriormente pela extinta Fórmula Renault e também pela F3 Sul-americana. Em 2007 a brasileira resolveu ter um ano sabático, não participando de nenhuma categoria, mas já se preparando para a atual temporada.
Já ouvi muitos pilotos dizendo que, para se dar uma passo Á frente, as vezes é necessário dar um para trás antes. Eu acredito que no caso da Bia foi exatamente isso que ocorreu, não que ela tenha retrocedido na carreira, mas o ano de “folga†foi muito importante para a continuidade em sua carreira.
Acredito muito que a vitória nessa temporada é apenas questão de tempo. Lutar pelo tÁtulo no ano de estréia será muito difÁcil, mas a brasileira já chama muito a atenção de equipes importantes da categoria principal, como a Andretti-Green, time por onde o brasileiro Tony Kanaan disputa o campeonato, e também outra mulher disputa o certame: a americana Danica Patrick.
Bia está no caminho certo, realizando um excelente ano que com certeza fortalecerá ainda mais sua carreira. E para quem nunca viu uma prova da brasileira, não sabe o que está perdendo. É só ficar ligado no site SpeedRacing.com.br que após cada prova, fotos, notÁcias e até vÁdeos são publicados.
E a cada prova, uma nova emoção! É isso aÁ Bia, força e muito sucesso…