Temporada 2018/2019 dos carros elétricos traz novidades técnicas
Por Wagner Gonzalez
A F-E, categoria de monopostos movidos por energia elétrica, inicia sábado na Arábia Saudita, a sua quinta temporada com um novo modelo de carro, mais rápido e com maior autonomia; enquanto no Brasil a Stock Car ainda não sequer seu calendário para 2019, os organizadores da fórmula elétrica  já falam na inclusão da Coréia do Sul como nova integrante do calendário de 2019/2020. Três brasileiros disputam a categoria: os campeões Nelson Piquet Jr (2014/2015) e Lucas Di Grassi (2016/2017) e Felipe Massa, que estreia na equipe ligada Á Mercedes-Benz.
Lucas Di Grassi, campeão da temporada 2016/2017 defende a equipe ABT-Audi (FIA-F-E)
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Para promover a abertura do certame Massa participou de uma disputa surreal: em uma estrada próxima a Al Diriyah onde o evento acontece no sábado: um verdadeiro racha contra um falcão peregrino, considerado o animal mais veloz da face da terra, experiência que você confere nesteÂvideo.
Foi a segunda vez que o desempenho um carro da F-E foi comparado com um animal: no ano passado o atual campeão Jean-Eric Vergne acelerou ao lado de um guepardo em uma estrada da Cidade do Cabo, na África do Sul. O automóvel veneu por margem mÁnima. Uma pesquisa nas redes sociais indicou que a disputa entre o GEN2, o novo monopostos da F-E, e o falcão peregrino seria uma disputa interessante: aparte o fato de a ave ter a região árabe como seu habitat, o falcão peregrino pode alcançar 350 km/h. Para realizar a disputa o animal escolhido foi treinado para seguir uma isca que, na disputa final, foi ligada a uma linha presa junto a uma antena instalada no santantonio do monoposto.
“Foi uma experiência incrÁvelâ€, declarou Massa ao final da disputa, realizada em um local tombado como patrimÁ´nio histórico pela Unesco. “Não vou esquecer disso tão cedoâ€.
Nelsinho Piquet, o primeiro campeão mundial da categoria (2014/2015), continua na equipe Jaguar-Panasonic (FIA-F-E)
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Ao contrário da maioria dos campeonatos de automobilismo, a F-E pratica uma temporada que inicia no final de um ano e termina na metade do seguinte. A categoria usa quase que exclusivamente circuitos de rua (a única exceção é a etapa mexicana, que acontece no autódromo Hermanos Rodrigues, na capital do paÁs), sempre planos, com retas curtas e curvas fechadas. Nos últimos anos o calendário inicial chegou a incluir etapas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas ambas foram canceladas; a possibilidade de que o evento aconteça no Brasil é sempre citada e recentemente até mesmo Belo Horizonte foi incluÁda como possÁvel cidade escolhida. Infelizmente os promotores brasileiros não conseguiram consumar o anunciado. Paralelamente, outros paÁses trabalham para garantir uma data e há entendimentos para levar os carros elétricos Á Coréia do Sul em 2020. A competição deverá acontecer em circuito em Seoul com traçado que ainda precisa ser ratificado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a prefeitura da cidade para ser homologado.
As formas inéditas do GEN2 deixa o monoposto parecido a um protótipo biposto (FIA-F-E)
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Para a temporada que inicia no próximo fim de semana em Ad Diriyah, na Arábia Saudita, a maior novidade é Gen2, o novo carro da categoria, que traz inovações que vão muito além da estética inusitada para monopostos: o modelo tem as rodas cobertas e um visual que os próprios promotores admitem remeter ao Batmóvel. Suas novas baterias proporcionam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2â€8, atingir até 280 km/h de velocidade máxima e agora permitem que os pilotos possam usar um único carro durante a prova inteira, já que acumulam maior carga de energia. Veja nesteÂvÁdeo uma breve demonstração do que mudou entre os dois carros.
O formato das provas também vai mudar: em vez de quilometragem pré-definida, agora o percurso de cada eGP será de 45 minutos mais uma volta, solução adotada em várias categorias, inclusive em provas nacionais. O halo – o arco de proteção instalado em torno da abertura do cockpits – recebeu um filete de led que poderá emitir luz de duas cores: azul (que identificará quando o piloto estará usando o modo de ataque, opção que permite utilizar 225 kW, 25 kW a mais que a potência de corrida) e magenta (quando o piloto usará uma o recurso doÂfan boost, bÁ´nus que autoriza elevar a potência disponÁvel para algo entre 240 kW e 250 KW.
O bÁ´nus de ataque exigirá que o piloto complete um trecho da pista passando ao lado das barreiras de proteção onde um processo de indução vai liberar mais potência ao motor elétrico. Já o bÁ´nus do fan boost é obtido por votação do público via redes sociais). Comparadas com as baterias usadas nas quatro temporadas disputadas até agora, as novas podem acumular 54 kWh (quilowatt hora), praticamente o dobro dos 28 kWh disponÁveis até então.
Cacá Bueno (foto) e Sergio Jimenez são os pilotos da equipe Jaguar Racing Brasil (Jaguar E-Trophy)
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Cinco brasileiros disputarão a temporada 2018/2019 do circo da F-E, que passa a incluir a primeira série mundial para elétricos de produção comercial, o Jaguar I-Pace e Trophy. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez formam a equipe Jaguar Brasil nesse torneio monomarca que reunirá 20 carros.
O Calendário
15/12/2018 -Â Riyadh, Arábia Saudita*
12/1/2019 – Marrakech, Marrocos
26/1/2019 – Santiago, Chile
16/2/2019 – Cidade do México, México
10/3/2019 – Hong Kong, Hong Kong
23/3/2019 – Sanya, China
13/4/2019 – Roma, Itália
27/4/2019Â Â – Paris, França
11/5/2019 – MÁ´naco, MÁ´naco
25/5/2019 – Berlin, Alemanha
9/6/2019 – Berna, SuÁça
13 e 14/7 – Nova York, Estados Unidos
Veja nesteÂvÁdeo a pintura dos carros para este ano. A lista de inscritos para a temporada 2019/2019 traz novidades como os ex-F-1 Stoffel Vandoorne (McLaren) e Pascal Wehrlein (Sauber) e têm a participação oficial de marcas como Audi, BMW, DX, Â Jahuar, Mahindra, Mercedes e Nissan.
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Núm/Piloto/PaÁs/Equipe/PaÁs
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2 – Sam Bird (Grã-Bretanha),Envision Virgin Racing (Grã-Bretanha)
3 – Nelson Piquet Jr. (Brasil), Panasonic Jaguar Racing
4 – Robin Frijns (Holanda), Envision Virgin Racing (Grã-Bretanha)
5 – Stoffel Vandoorne (Bélgica), HWA Racelab (Alemanha)
6 – Maximilian Günther (Alemanha)Â Geox Dragon Racing (EUA)
7 – José MarÁa López (Argentina), Geox Dragon Racing (EUA)
8 – Tom Dillmann (França), NIO Formula E Team (Grã-Bretanha)
11 – Lucas di Grassi (Brasil), Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team (Alemanha)
16 – Oliver Turvey (Grã-Bretanha), NIO Formula E Team (Grã-Bretanha)
17 – Gary Paffett (Grã-Bretanha), HWA Racelab (Alemanha)
19 – Felipe Massa (Brasil), Â Venturi Formula E Team (MÁ´naco)
20 – Mitch Evans (Nova Zelândia), Â Panasonic Jaguar Racing (Grã-Bretanha)
22 – Oliver Rowland (Grã-Bretanha), Nissan e.dams (Japão)
23 – Sébastien Buemi (SuÁca), Nissan e.dams (Japão)
25 – Jean-Éric Vergne, DS Techeetah (China)
27 – Alexander Sims (Grã-Bretanha), BMW i Andretti  Motorsport (Alemanha)
28 – António Félix da Costa (Portugal), BMW i Andretti Motorsport (Alemanha)
36 – André Lotterer (Alemanha), DS Techeetah (China)
48 – Edoardo Mortara (SuÁça), Venturi Formula E Team (MÁ´naco)
64 – JérÁ´me d’Ambrosio (Bélgica), Mahindra Racing (Ándia)
66 – Daniel Abt (Alemanha), Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team (Alemanha)
94 – Pascal Wehrlein (Alemanha), Mahindra Racing (Ándia)