Saem os circuitos de rua, entra o traçado permanente de Portland, com seus 3.160m de longas retas e curvas intermináveis, tudo isso percorrido em menos de um minuto.
Mudança na caracterÁstica da pista, mudança também na estratégia de pilotos e equipes que aceleram para a quarta etapa da F-Mundial’2007. Se em Las Vegas, Long Beach e Houston predominavam as irregularidades no asfalto, que em alguns pontos faziam os carros decolarem, e exigiam regulagens especÁficas de suspensão, com maior altura do chassi em relação ao solo, no Portland International Raceway as estrelas da categoria voltam a seu habitat natural, e podem adotar uma postura mais agressiva.
A começar pelos treinos livres desta sexta-feira e pela primeira sessão oficial para a corrida de domingo, a partir das 18h20 (de BrasÁlia). Com o asfalto bem mais emborrachado do que nos traçados provisórios, a ordem é aproveitar cada minuto disponÁvel na busca dos pequenos detalhes que podem valer a pole provisória e um ponto extra no campeonato.
Posição ocupada pelo mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações) na corrida de 2006. Passado o perÁodo de quase dois meses sem corridas no calendário, ele não esconde a ansiedade por voltar a acelerar o Panoz/Cosworth da equipe Dale Coyne, e a expectativa por mais um bom resultado. No circuito da cidade do Oregon, o tráfego é uma preocupação menor em relação aos traçados de rua mas, ainda assim, um piloto mais lento encontrado em pontos como a chicane que precede a longa reta dos boxes pode custar décimos de segundo preciosos. Quinto no grid em Las Vegas, oitavo em Long Beach e décimo em Houston, Junqueira aposta na maior adaptação Á Dale Coyne para garantir um lugar nas primeiras filas e um desempenho que confirme o bom inÁcio de temporada, que lhe garante o quinto lugar na classificação do campeonato. A previsão meteorológica para a sexta-feira é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuva de apenas 10% e temperatura média na casa dos 22 graus celsius.