Duas semanas para a esperada abertura de mais uma temporada da F-Mundial e, mesmo com as restrições para testes no calendário da categoria, ainda é hora de verificar os últimos detalhes de acerto para brilhar nas ruas de Long Beach, no dia 9.
Uma semana depois de treinar por dois dias em Sebring, definindo as regulagens básicas para o Lola/Cosworth da equipe Newman-Haas, o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/Telemont/Grupo A & C) volta Á pista, agora no misto de Fontana, Califórnia. Se na Flórida tinha a companhia de poucos adversários, desta vez estará cercado dos principais adversários, neste que é considerado o “Spring Training” da categoria.
Justamente pelos bons resultados de Sebring, em que o mineiro completou 260 voltas, em condições de treino e de corrida, a ordem é trabalhar apenas nos detalhes, que podem fazer a diferença em um campeonato com chassis e motores iguais para todos os pilotos e equipes. No último fim de semana, Bruno deixou de lado a máquina que costuma acelerar para se preocupar com a própria máquina. Além de pedalar nos arredores de San Francisco, fez uma série de testes de rendimento como o de VO2 (limiar anaeróbico), a convite de Charlie Livermore, ex-treinador da equipe olÁmpica norte-americana de ciclismo e criador do Endurance Mill Valley Performance Center, uma das principais clÁnicas da modalidade.
Por ter ido para a Califórnia, Bruno não acompanhou o GP de Homestead, primeira etapa da IRL, em Miami, onde mora, como faz habitualmente. Lamentou, no entanto, a morte do norte-americano Paul Dana, da Rahal-Letterman, no treino de aquecimento, após um choque com Ed Carpenter. “A preocupação com a segurança é cada vez maior nas pistas norte-americanas, mas não há como escapar das fatalidades. O risco faz parte do automobilismo. Só posso manifestar os pêsames a seus familiares neste momento de dor e perda”, comentou.