ChampCar: Bruno Junqueira tem final de semana difÁ­cil em Portland

Para o vencedor Sebastien Bourdais, que confirma a liderança do campeonato, um domingo especial, com o centésimo triunfo da Newman/Haas/Lanigan na F-Mundial. Para o mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações), um fim de semana para se esquecer, e voltar as atenções para a etapa de Cleveland, no dia 24. Sem ter nas mãos um carro competitivo como nas três primeiras corridas do ano, o único representante brasileiro na categoria não economizou empenho, mas viu seu esforço recompensado apenas com a 13ª posição no GP de Portland, quarta etapa da temporada. Se inferior ao esperado, o resultado manteve Junqueira entre os primeiros colocados na classificação – é sexto, com os mesmos 61 pontos do espanhol Oriol Servia (Forsythe).

 


Apesar da expectativa de chuva, o domingo foi de tempo bom na cidade do Oregon e a corrida acabou marcada pelo pequeno número de incidentes e pelo grande equilÁ­brio no pelotão intermediário, com trocas constantes de posição ao longo das três janelas para reabastecimento. Bruno, que já havia tido boa parte da perspectiva de recuperação comprometida com a chuva no treino oficial de sábado, que o impediu de melhorar a 14ª posição no grid, ganhou uma posição na largada (a primeira com os carros parados na história da categoria). O esforço para prosseguir a subida na classificação praticamente caiu por terra com a perda do sinal da telemetria e do rádio.


Sem contato com os boxes, ele não pÁ´de contar com a ajuda da equipe a não ser nas paradas e teve de seguir uma estratégia convencional de pitstops, sem a possibilidade de mudanças. Ao receber a bandeirada, a certeza de que o bom desempenho nas três primeiras corridas do ano tem tudo para se repetir já a partir da corrida de Cleveland.
“Por alguma razão que ainda precisamos identificar, perdemos o sinal da telemetria ainda antes da largada, e tendo ainda problemas na comunicação do radio na segunda metade da corrida, praticamente corria sozinho, conseguindo contato com a equipe apenas nos pit stops. Foi uma corrida dificil, meu pior resultado nessa temporada, mas espero que consigamos nos recompor e voltar para a etapa de Cleveland mais fortes”.