A eficiência energética está assumindo status de importância entre as equipes de engenharia das fabricantes. Não é Á toa que têm aparecido nas lojas modelos equipados com motores de três cilindros, injeção direta de combustÁvel, sobrealimentação, pneus de baixo atrito, entre outros componentes em busca de menor consumo sem prejudicar o desempenho. Mas ainda existem alguns carros vendidos no Brasil que ainda gastam mais combustÁvel que o considerado ideal para os padrões atuais. Analisando os números divulgados pelo Inmetro, listamos dez carros mais gastões de todos os segmentos populares que não fazem bonito quando estão com etanol no tanque.
Veja a lista:
1 – Hatch compacto: Volkswagen Fox 1.6 – 6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada
Lembra do motor que equipava a primeira geração do Volkswagen Golf produzida no Brasil, em meados de 1999? Pois bem, o Fox continua utilizando o mesmo conjunto até os dias de hoje. E como fica evidente, uma tecnologia que já beira os 18 anos de mercado acaba colocando o modelo entre os carros mais gastões .
De acordo com dados divulgados pelo Inmetro, o Volkswagen Fox em sua motorização única faz 6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com o derivado de cana no tanque. O modelo entrega 104 cv e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm. DisponÁvel apenas nas versões Connect, manual e automática, e XTreme, apenas manual, o Fox parte de R$ 54.990.
2 – Hatch médio: Peugeot 308 1.6 THP – 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada
Em um segmento que está fadado ao esquecimento pelo consumidor brasileiro, poucos lembram do Peugeot 308. Ele sofre nas mãos dos rivais mais populares, como Volkswagen Golf e, principalmente, Chevrolet Cruze – ambos equipados com motor 1.4 turbo. No último mês, apenas 77 unidades do Peugeot 308 foram vendidas, de acordo com o levantamento feito pela Fenabrave (Federação de Distribuição de VeÁculos Automotores).
Seu motor 1.6 THP também merece reconhecimento pelo ótimo desempenho. São 173 cv de potência e 24 kgfm de torque que permitem aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Entretanto, acaba cobrando alto no consumo com etanol: 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. O Peugeot 308 parte de R$ 69.990.
3 – Hatch esportivo: Renault Sandero R.S – 5,9 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada
O Renault Sandero R.S é o carro mais divertido que você pode comprar abaixo dos R$ 100 mil. Além do ótimo desempenho do motor 2.0 de 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, o time de engenharia da Renault Sport acertou na boa estabilidade e dinâmica de pista, tornando o Sandero R.S em um legÁtimo esportivo.
Rodar com etanol pode melhorar bastante o desempenho de um carro, mas isso tem seu preço no esportivo da Renault. Ele é capaz de aferir 5,9 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, de acordo com os testes realizados pelo Inmetro. Mas, considerando o DNA esportivo de quem compra um Sandero R.S, é capaz que os números fiquem ainda mais baixos. O modelo parte de R$ 63.600.
4 – Monovolume: Chevrolet Spin 1.8 AT – 6,9 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada
Ela está praticamente sozinha no segmento de monovolumes nacionais desde que a Nissan encerrou a fabricação da Livina. Com bom espaço interno e porta-malas considerável – há a opção de dois lugares extras – a Chevrolet Spin persevera no mercado brasileiro.
Quem optar pela versão automática, entretanto, não terá uma grata surpresa ao abastecer com etanol. De acordo com o Inmetro, a Chevrolet Spin é capaz de aferir 6,9 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada quando equipada com câmbio automático. Seu motor 1.8 entrega 111 cv e 17,7 kgfm de torque. Parte de R$ 60.840.
5 – Sedã de entrada: Fiat Grand Siena 1.6 – 6,9 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada
A linha Grand Siena está passando por uma reformulação dentro da FCA. Seu novo irmão, Fiat Cronos, deve chegar Á s concessionárias até fevereiro de 2018. Com isso, o sedã compacto de entrada já é oferecido com condições especiais e descontos de até R$ 5 mil, conforme apurado por nossa reportagem.
O motor 1.6, de 117 cv de potência e 16,8 kgfm de torque que já equipou Idea e Strada também sente o peso da idade. Com etanol no tanque, o consumo fica na casa dos 6,9 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada. O Fiat Grand Siena Essence custa R$ 45.790.
6 – Sedã compacto: GM Cobalt 1.8 AT – 7,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada
Em um segmento que está para pegar fogo com a chegada dos novos Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, o Cobalt trava uma disputa direta com o Honda City. Ele utiliza o mesmo conjunto mecânico da Spin, mas consegue ser um pouco mais econÁ´mico que o monovolume.
De acordo com o Inmetro, o Chevrolet Cobalt equipado com câmbio automático faz 7,6 km/l na cidade. O consumo melhora na estrada, marcando 10 km/l. Seu motor 1.8 entrega 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. Parte de R$ 65.290.
7 – Sedã médio: Peugeot 408 1.6 THP – 7,3 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada
Neste ponto, você deve ter reparado que carros com o mesmo conjunto mecânico costumam se alternar no levantamento do Inmetro. Neste caso, o motor 1.6 THP de 173 cv de potência e 24 kgfm de torque volta a aparecer no sedã 408.
Curiosamente, o carro é mais econÁ´mico que o hatch médio 308. Com o derivado de cana-de-açúcar no tanque, o Peugeot 408 faz 7,3 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Quase esquecido entre os sedãs médios, o modelo francês parte de R$ 69.990.
8 – SUV compacto: Hyundai Tucson GLS 2.0 – 6 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada
Ainda resiste no mercado, mesmo depois da chegada do iX35 e da nova geração do Tucson, com motor 1.4 turbo e um projeto bem mais moderno. Já foi um dos campeões de vendas entre os SUVs, mas ficou bastante defasado em relação aos rivais.
Some-se a isso, o peso de 1.550 kg e a aerodinâmica nada favorável e chegamos ao SUV compacto que mais gasta combustÁvel hoje no Brasil, fazendo 6 km/l de etanol na cidade e 7,1 km/l na estrada. Equipado com motor 2.0, o modelo entrega 146 cv de potência e 19,6 kgfm de torque. Custa R$ 64.190.
9 – Picape compacta: Volkswagen Saveiro – 7,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada
Eis que o antiquado motor 1.6 8V da Volkswagen volta a aparecer em nossa lista. Mas dessa vez, equipando a picape compacta Saveiro. O modelo entrega 104 cv de potência a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm.
O consumo fica na casa dos 7,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, conforme divulgado pelo Inmetro. Neste caso, a Saveiro acaba sendo bem mais beberrona no etanol que sua principal rival, Chevrolet Montana 1.4. O modelo parte de R$ 48.390
10 – Picape média: Toyota Hilux SRV 2.7 – 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada
Motor flex pode deixar uma picape média mais em conta, mas o valor pode acabar retornando na quantidade de combustÁvel que o proprietário terá que desembolsar. A Toyota Hilux SRV, equipada com motor 2.7 flex de 163 cv de potência e 25 kgfm de torque, é a campeã quando o assunto é beber etanol.
Ela é capaz de aferir inimagináveis 4,8 km/l de etanol na cidade e 5,6 km/l na estrada, entrando para a lista dos carros mais gastões com louvor. Ao menos, o tanque de combustÁvel com 80 litros de capacidade garante uma autonomia minimamente razoável para o modelo japonês. Na versão SRV, a Hilux parte de R$ 124.380 com cabine dupla.
Fonte: Carros – iG