A dupla formada pelo belga Laurens Vanthoor e o holandês Robin Frijns (Belgian Audi Club Team WRT Audi) venceu as duas provas disputadas em Zolder, na Bélgica, válidas pela terceira etapa da temporada.
Prova classificatória:
No sábado (06/06), aconteceu a prova classificatória. Vanthoor alinhou na pole e liderou até a parada nos boxes, na metade da prova. Frijns assumiu o comando do Audi R8 LMS Ultra e manteve o desempenho até o final, recebendo a bandeirada com 5s5 de vantagem sobre Marco Seefried (Rinaldi Racing/Ferrari 458 Italia), parceiro de Norbert Siedler.
A dupla Vincent Abril, Maximilian Buhk (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) completou o pódio.
A dupla Niki Mayr-Melnhof, Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) terminou em quarto.
A dupla brasileira Atila Abreu, Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) recebeu a bandeirada em quinto. Os compatriotas e parceiros de equipe Cacá Bueno/Sergio Jimenez terminaram em sétimo.
“Depois de uma punição injusta, onde eu já estava garantido no Q3, com o sexto melhor tempo, largar em 15º e terminar em quinto foi realmente muito bom”, comemorou Brito.
“Mas, por sorte, na largada, o Valdeno largou bem, se posicionou bem e conseguiu se livrar do acidente. Ele pulou pra sexto e isso mudou o panorama da corrida. Optamos por parar logo na abertura da janela e fomos muito bem.”, declarou Abreu.
Já Jimenez lamentou o acidente na largada, que prejudicou a dupla do carro 0. “Larguei bem, me posicionei bem, escapei da batida que teve ao meu lado, mas o outro Audi bateu e veio rodando. Consegui escapar, porque ia ser uma batida forte. Levei o carro até a brita e consegui não encalhar. Foi ruim, mas consegui me safar e isso salvou a corrida”, explicou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo.
“Vim num bom ritmo e passei cinco carros. Fizemos o segundo pit stop mais rápido e o Cacá manteve um ótimo ritmo. Passou vários carros. Na última volta, ele chegou a passar o Nissan, que estava em sexto, mas perdeu a posição na linha de chegada, em virtude da menor potência que temos.”, finalizou Jimenez.
Final, prova classificatória:
1 R.Frijns, L.Vanthoor Belgian Audi Club Team WRT Audi 39 voltas em 1h00m25s790
2 M.Seefried, N.Siedler   Rinaldi Racing   Ferrari   5.563s
3 V.Abril, M.Buhk Bentley Team HTP Bentley 12.707s
4 N.M.-Melnhof, M.Winkelhock Phoenix Racing Audi 19.126s
5 V.Brito, A.Abreu BMW Sports Trophy Team Brasil BMW 24.360s
6 S.Walkinshaw, C.Dolby   MRS GT Racing Nissan 43.512s
7 C.Bueno, S.Jimenez BMW Sports Trophy Team Brasil BMWÂ Â Â 43.580s
8 J.Szymkowiak, T.Dillmann Bentley Team HTP Bentley   43.739s
9 C.Mies, E.Ide   Belgian Audi Club Team WRT Audi   51.899s
10 F.Salaquarda, M.Bonanomi ISRÂ Â Â Audi 1m01.867s
11 A.T.Taxis, P.Kox Reiter Engineering Lamborghini 1m02.303s
12 A.Karachev, B.Schneider GT Russian Team Mercedes 1m10.300s
13 A.Vasiliev, M.Asmer GT Russian Team   Mercedes 1m11.824s
14 T.Fjordbach, A.Fjordbach ISRÂ Â Â Audi 1m25.715s
15 N.Armindo, P.Wlazik Attempto Racing   McLaren   10 voltas
– S.Ortelli, S.Richelmi   Belgian Audi Club Team WRT Audi  Â
– J.Nash, F.Stippler Belgian Audi Club Team WRT   Audi  Â
– K.Estre, R.Bell Attempto Racing McLaren  Â
Prova principal:
Neste domingo (07/06) foi disputada a prova principal. E mais uma vez, domÁnio de Vanthoor/Frijns, com pole e vitória de ponta a ponta. Vanthoor cruzou a linha de chegada com 9s9 de vantagem sobre Buhk.
Brito/Abreu completaram o pódio. Durante o pits stop a dupla enfrentou um problema com o cinto de segurança, perdendo a segunda posição.
No final, Brito foi pressionado por Jimenez, com os dois carros da equipe brasileira recebendo a bandeirada, separados por apenas 0s5.
“Um final de semana que começou quase perdido, com a perda da melhor volta no classificatório e que nos fez largar de 15º na prova de sábado. Terminar a Corrida Principal no pódio é mérito do trabalho de toda a equipe. Infelizmente, hoje, tivemos um problema com o cinto de segurança, que nos fez perder a segunda posição nos boxes, mas creio que o terceiro lugar era mesmo o melhor que poderÁamos”, comentou o paraibano Valdeno Brito.
“No final, como não dava para atacar o segundo colocado, apenas administrei a vantagem para o Jimenez, tentando não cometer erros, pois o carro começou a ficar desequilibrado. Estar em segundo lugar em um campeonato mundial é realmente muito gratificante”, comemorou o piloto, que ao lado de Abreu já tinha subido ao pódio em Brands Hatch, na Inglaterra, com dois segundos lugares.
Abreu também deixou a pista belga bastante satisfeito. “Um final de semana bem difÁcil, bem tumultuado, mas junto com a equipe conseguimos fazer a ‘lição de casa’ e sair com mais um pódio. Três pódios em quatro corridas nos deixa muito felizes. Quando a gente lembra que largamos em 15º ontem, nem mesmo o mais otimista poderia imaginar que brigarÁamos pelo pódio, mas com a boa largada do Valdeno ontem, a gente chegando em quinto, animou um pouco mais”, lembrou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.
“Hoje, sabÁamos que para ter alguma chance, precisarÁamos largar bem e consegui largar melhor do que eu esperava, pulando para segundo. Fizemos o pit logo que abriu a janela, mas pela primeira vez tivemos um problema e não conseguÁamos encaixar o cinto. Eu e o Valdeno ‘batemos um pouco a cabeça ali’ e perdemos um tempo precioso, o que nos custou a segunda posição. Mas foi um resultado dentro do ritmo que nós tÁnhamos. Estamos muito felizes, somos vice-lÁderes do campeonato, mesmo não tendo disputado uma corrida, a equipe vem fazendo um grande trabalho, só temos a comemorar e continuar trabalhando para extrair resultados cada vez melhores, e seguir na briga pelo tÁtulo”, finalizou Abreu.
Já Jimenez lamentou não terem chegado ao pódio. “Trabalhamos bem. Perdemos o pódio na largada de ontem, principalmente. Hoje, também teve um acidente logo na largada e o Cacá teve de frear e perdemos um pouco. Em compensação, nosso pit foi ótimo, tanto que ganhamos como o melhor pit stop do fim de semana. Para a equipe foi um grande resultado, mas para o carro 0 fica o gosto amargo do quase pódio novamente”, disse Jimenez, que ao lado de Cacá, ocupa a sexta posição no campeonato.
Vanthoor/Frinjs lideram o campeonato com 68 pontos, seguidos por Abreu/Brito com 41.
A próxima etapa do Sprint Series será entre os dias 3 a 5 de julho, nas ruas de Moscou, na Rússia.
Final, prova principal:
1 R.Frijns, L.Vanthoor Belgian Audi Club Team WRT Audi 39 voltas em 1h00m26s711
2 V.Abril, M.Buhk Bentley Team HTP Bentley 9.944s
3 V.Brito, A.Abreu BMW Sports Trophy Team Brasil BMW 13.609s
4 C.Bueno, S.Jimenez BMW Sports Trophy Team Brasil BMWÂ Â Â 14.041s
5 N.M.-Melnhof, M.Winkelhock Phoenix Racing   Audi   19.289s
6 J.Szymkowiak, T.Dillmann Bentley Team HTP   Bentley   21.671s
7 S.Ortelli, S.Richelmi   Belgian Audi Club Team WRT   Audi   22.635s
8 F.Salaquarda, M.Bonanomi ISRÂ Â Â Audi 29.817s
9 A.T.Taxis, P.Kox Reiter Engineering Lamborghini   30.631s
10 S.Walkinshaw, C.Dolby MRS GT Racing   Nissan   40.606s
11 N.Armindo, P.Wlazik   Attempto Racing   McLaren   58.120s
12 T.Fjordbach, A.Fjordbach ISRÂ Â Â Audi 1m02.487s
13 A.Karachev, B.Schneider GT Russian Team Mercedes 1m02.962s
– C.Mies, E.Ide   Belgian Audi Club Team WRT Audi  Â
– K.Estre, R.Bell Attempto Racing McLaren  Â
– M.Seefried, N.Siedler   Rinaldi Racing   Ferrari  Â
– J.Nash, F.Stippler Belgian Audi Club Team WRT   Audi  Â
– A.Vasiliev, M.Asmer GT Russian Team Mercedes  Â