Augusto Farfus chega confiante para estreia do DTM em Misano, em corrida noturna

O próximo final de semana (24 a 26 de agosto) irá reservar muitas emoções para os amantes do automobilismo. Em seu retorno Á  Itália, o DTM estreia no circuito de Misano, e realiza a primeira corrida noturna de sua história. Além disso, a sétima etapa do campeonato terá mais um participante de respeito no grid, correndo pela BMW. Trata-se da lenda Alessandro Zanardi, que corre pelo DTM pela primeira vez, após o duro acidente que teve em 2001 pela Fórmula Indy, quando perdeu as duas pernas. Aos 51 anos, o italiano – que também é campeão paralÁ­mpico de ciclismo – irá competir como convidado do campeonato e da montadora alemã, que uniu forças para adaptar a BMW M4 DTM para Zanardi competir de igual para igual com os outros concorrentes.

Para Augusto Farfus, a etapa também será especial, pois o circuito italiano foi onde o curitibano venceu a sua primeira corrida no automobilismo profissional. Em 2000, o piloto fez a pole position e venceu a disputa pela Fórmula Renaut Italiana. Na época, o sentido do traçado era invertido em relação Á s provas deste final de semana – que agora são no sentido horário -, porém, Farfus gosta da atmosfera de Misano e espera manter a boa fase na temporada, após desempenhos fortes em Zandvoort e o pódio na última etapa, em Brands Hatch.

Nominado de Misano World Circuit Marco Simoncelli, o autódromo tem 4,226 km de extensão, porém não possui tantos pontos de alta aceleração. Recebendo o DTM pela primeira vez, o circuito passou por algumas mudanças para receber as duas corridas noturnas. Assim como é feito na F1 em Cingapura, a iluminação será completamente favorável para os pilotos, uma vez que os carros não possuem faróis. Além disso, Farfus quer aproveitar sua experiência em disputas noturnas, que acumula por competir no World Endurance Championship (WEC), além de outras várias provas de longa duração.

A programação da etapa de Misano foi ajustada para iniciar mais tarde. Na sexta-feira, o primeiro treino livre acontece Á s 21h30, e será o único dos pilotos durante a noite, uma vez que os treinos de sábado e domingo acontecem no perÁ­odo da tarde. Já as classificações serão Á s 20h nos dois dias, com a largada das duas corridas Á s 22h30, no sábado e no domingo, com 55 minutos mais uma volta de duração, e pit-stop obrigatório (horários locais na Itália).

Os fãs podem acompanhar a transmissão ao vivo do DTM através do site www.farfus.com, na aba Live Races, a partir das 17h30 de BrasÁ­lia em ambos os dias. O canal Bandsports irá transmitir a corrida do sábado (25) em VT Á s 20h e ao vivo no domingo (26) Á s 17h30.

Augusto Farfus:

“Misano será um evento único no calendário. É a primeira vez que vamos fazer uma corrida noturna no DTM e o autódromo será todo iluminado, então os carros não irão sofrer nenhuma diferença, já que não temos faróis. Então o autódromo estará pronto para nos receber, assim como é feito na F1 em Cingapura, por exemplo. Além disso, estamos encontrando um equilÁ­brio muito bom do carro e a performance vem aparecendo, assim como Brands Hatch na última etapa, o que nos enche de esperanças.

Correr em Misano também será muito especial, pois foi lá que venci a minha primeira vez com um carro de corrida, quando fiz a pole position e venci na Fórmula Renault em outubro de 2000. É curioso, pois o autódromo tinha o sentido contrário, então nunca andei em Misano na direção atual, mas gosto muito da atmosfera de lá e esperamos ter uma boa evolução nessa pista.”

Sobre Alessandro Zanardi:

“Conheço o Zanardi muito bem da época do WTCC, é um companheiro de BMW que conheço há mais de 15 anos e tenho um respeito enorme. Com certeza ele trará um atrativo novo para o DTM e tenho certeza que ele será extremamente competitivo, já treinou com o carro, andou muito bem, e acho que esta ativação que o DTM faz mostra que o campeonato é acessÁ­vel a todos e abre portas, neste caso para o Zanardi, mas, no futuro, termos outros grandes nomes neste grande evento.”

Programação completa do DTM em Misano (horários de BrasÁ­lia):

Sexta-feira, 24 de agosto
16h30 Á s 17h00 – Treino Livre 1

Sábado, 25 de agosto
10h15 Á s 10h45 – Treino Livre 2
15h00 Á s 15h20 – Classificação 1
17h30 – Largada Corrida 1

Domingo, 26 de agosto
12h40 Á s 13h10 – Treino Livre 3
15h00 Á s 15h20 – Classificação 2
17h30 – Largada Corrida 2