O italiano Andrea Roda (Algarve Pro Racing) sagrou-se Campeão da temporada 2016/2017 do Asian Le Mans Series.
A decisão do titulo aconteceu no domingo (22/01) no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, com a realização da quarta e última etapa. Roda, em trio com o australiano Aidan Read e o compatriota Andrea Pizzitola, no Ligier JSP2-Nissan da classe LMP2, venceu a prova de quatro horas de duração.
Roda somou 78 pontos, dois a mais do Pizzitola. Os dois italianos foram parceiros de equipe, em três das quatro provas do ano. Por isso a diferença de dois pontos entre eles.
O norte-americano Gustavo Menezes e o chinês Ho-Pin Tung (Jackie Chan DC Racing/(Oreca 03R-Nissan), terminaram em terceiro com 69 pontos. o britânico Michael Munemann e o sul-coreano Tacksung Kim (Algarve Pro Racing/Ligier JSP2-Judd) somaram 62 pontos, em quarto.
O suÁço Giorgio Maggi, o alemão Fabien Schiller e o britânico Struan Moore (Race Performance/(Oreca 03R-Judd) fecharam os cinco primeiros, com 55 pontos.
Foram quatro etapas na temporada, todas com quatro horas de duração. Na abertura, no Circuito Internacional de Zhuhai, na China, a vitória ficou com Menezes/Tung.
Maggi/Schiller/Moore venceram a segunda prova, no Fiji Speedway, no Japão. No Circuito Internacional de Chang, na Tailândia, Menezes/Tung e o francês Thomas Laurent, venceram a terceira etapa.
Pela classe LMP3, o tÁtulo ficou com a dupla britânica Nigel Moore e Philip Hanson (Tockwith Motorsports/Ligier JSP3-Nissan).
O italiano Michele Rugolo (DH Racing/Ferrari 488) conquistou o tÁtulo pela classe GT.
Pela classe GT Cup o japonês Shinyo Sano (TKS/Porsche 911 GT3 Cup).