Após recorde e pole position, Orige e Carlesso dominam e vencem em Goiânia

Baptista/Suzuki venceram quase de ponta à ponta na GT3, enquanto Quartiero e Hellmeister se mantiveram invictos pela classe GT4

Depois de quatro pole positions seguidas no campeonato, Vicente Orige e Sarin Carlesso conseguiram, neste sábado (10), transformar a performance em vitória. No circuito de Goiânia (GO), palco da única rodada dupla de 2024 do Império Endurance Brasil, a dupla da JLM Racing levou seu AJR #444 à vitória, em um fim de semana dominante do duo, que começou com dupla pole e novo recorde da pista para categorias nacionais, em volta com média na casa de 185 km/h.

Foi a primeira conquista conjunta de Carlesso e Orige, único piloto a bloquear o domínio em solo goiano das Ligier desde a chegada ao país do carro francês – na rodada dupla de 2023, já havia vencido, a bordo de um Sigma P1, ao lado de Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz. A dupla chegou logo à frente de quatro Ligier, com Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que partiram para uma tática que requereu um abastecimento extra, seguidos de Gaetano di Mauro e Guilherme Bottura, Lucas e Victor Foresti (vencedor pelo troféu Legends) e Axel Gnos e do trio Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr.

“Estamos desde o início do ano com um carro bem competitivo, mas em cada etapa acontecia algum probleminha. Na prova de sexta-feira (9) aqui em Goiânia, furou um pneu e estragou nossa corrida, mas agora deu tudo certo”, frisou o campeão de 2022. “Essa vitória estava engasgada. Viemos num crescente com o Juliano Moro e toda a equipe. Na sexta escapou, mas no sábado foi perfeito”, completou Carlesso.

Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R, geração 992, de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício, saiu na pole position, mas a prova foi dominada desde o início por Ricardo Baptista e Rafael Suzuki, que chegaram em sua segunda vitória em apenas quatro provas. “Foi uma prova muito desgastante, tive que cobrir dois stints, com calor e quase sem Safety Car, mas deu para seguir até o fim, quando o Suzuki fez um excelente stint”, disse Baptista. “Fiz uma hora quase em ritmo de classificação. É bom termos concorrentes diretos fortes como a Porsche, que estava toda volta ali perto, mas no final deu certo”, completou Suzuki.

Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister obtiveram a quinta vitória em cinco provas no campeonato, em disputa apertada: eles tiveram uma batalha apertada com o Audi RS3 TCR da Eurobike/MC Tubarão, com Fernando Gorayeb e Witold Ramasauskas, que chegaram a liderar a prova e receberam a bandeirada a pouco mais de um segundo dos vitoriosos. “Vamos continuar fazendo o nosso trabalho. Chegamos um segundo na frente dos adversários, foi uma baita corrida. Vamos indo, volta a volta, corrida a corrida”, destacou Quartiero.

O Endurance volta às pistas já em três semanas, para a disputa da sexta de oito etapas da temporada. O palco será o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 1º de setembro, um domingo.

SOBRE O ENDURANCE BRASIL

O Império Endurance Brasil é uma realização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). O patrocínio é da Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.

Confira o resultado da prova deste sábado:

  1. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM – P1) – 126 voltas em 3h01min29s547*
  2. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis – P1), a 20s729
  3. Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro (Ligier/BTZ – P1), a 1 volta
  4. Victor Foresti/Lucas Foresti/Axel Gnos (Ligier/Foresti – P1), a 1 volta
  5. Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. (Ligier/BTZ – P1), a 2 voltas
  6. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG – P1), a 4 voltas
  7. Emilio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma/FTR – P1), a 5 voltas
  8. Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/RC – GT3), a 5 voltas*
  9. Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart – GT3), a 5 voltas
  10. Guilherme Figueiroa/Lineu Pires/Júlio Campos (Mercedes AMG GT3/RC – GT3), a 8 voltas

 12. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4), a 16 voltas*

*Vencedores por categoria

Texto: Geferson Kern