Portanto, agora você provavelmente sabe que os carros de F1 estão mudando de design em 2022, com o objetivo principal de dar aos pilotos as ferramentas para competir mais perto e mais forte do que nunca. Mas como o carro difere do modelo atual? Damos uma olhada nas principais diferenças …
Front wing
A primeira diferença que você nota entre a asa dianteira 2021 e a asa 2022 é que eles têm uma forma completamente diferente, desde o alinhamento dos próprios elementos até a forma das placas terminais. A versão 2022 foi projetada para ser muito mais “neutra” do que a geração atual de designs altamente complexos, o que significa que é menos sensÁvel aerodinamicamente quando um motorista está correndo atrás de outro carro e direciona o fluxo de ar de uma forma menos perturbadora.
Lembre-se, ‘ar sujo’ – o fluxo de ar fortemente interrompido saindo de um carro – é uma das principais razões pelas quais os motoristas lutam para seguir uns aos outros de perto, e é o principal desafio que os designers do carro 2022 tentaram enfrentar para garantir uma corrida disputada .
Outra coisa que vai ajudar é o desaparecimento do chamado ‘vórtice Y250’ – nome dado ao vórtice que sai das pontas internas da atual geração de flaps de asa dianteira e afeta praticamente tudo por trás dele. Com as pontas internas agora efetivamente eliminadas, o desafio de controlar esse vórtice – especialmente ao seguir outro carro, acabou.
Rodas e pneus
É fácil detectar a diferença aqui. Desde que a maioria dos fãs se lembrará, os carros de F1 usaram rodas de 13 polegadas. Mas isso vai mudar em 2022, quando a F1 mudar para rodas de 18 polegadas com pneus de baixo perfil, dando aos carros um visual contemporâneo e agressivo.
Outra diferença é a introdução de tampas de roda, que já eram usadas na F1, mas agora são obrigatórias para ajudar a manter o fluxo de ar limpo e limitar o que as equipes podem fazer em torno dos pneus aerodinamicamente. A introdução, pela primeira vez, de winglets sobre a roda (ou “dispositivos de controle de esteira de roda”, para dar-lhes outro nome) é outra solução para ajudar a manter o fluxo de ar limpo
Asa traseira
Novamente, quando se trata de forma, existem semelhanças mÁnimas entre a asa traseira 2021 e a versão 2022. Na verdade, a retenção do flap móvel do Sistema de Redução de Arrasto (DRS) na asa traseira é praticamente a única semelhança com o carro atual.
Visualmente, a asa traseira do 2022 é muito diferente, com suas “pontas enroladas” superiores em vez de placas de extremidade retas e elementos inferiores adicionais. O novo design é especificamente para atrair a esteira aerodinâmica (o fluxo de ar saindo do carro) para cima e sobre o carro seguinte, ao invés de diretamente para ele – um fator que tornou difÁcil para os motoristas seguirem na era atual.
Piso
OK, pode parecer estranho comparar o piso de um carro de F1 com tiros de cima, mas desta vista você pode ver a diferença clara de formato entre os andares de 2021 e 2022. Embaixo (não visÁvel), o carro 2022 apresenta túneis totalmente moldados sob o piso, em vez do piso escalonado usado atualmente.
Essa mudança no formato do piso permitirá que as equipes criem grandes quantidades de força descendente por meio do efeito solo – força descendente que será menos impactada ao seguir outro carro – e ao mesmo tempo produzirá menos fluxo de ar perturbador para o carro atrás.
Carroceria
Olhando para os dois carros de perfil, fica claro que o carro de 2022 é muito mais limpo, especialmente em torno da área de ambos os lados da cabine onde as atuais tábuas e outros pedaços de mobÁlia aerodinâmica vistos no carro de 2021 – usados para ajustar e persuadir o fluxo de ar ao longo do carro – não fazem mais parte do design.
E fique de olho na volta das grelhas de saÁda de resfriamento da carroceria, que foram proibidas após 2008, mas são permitidas novamente em 2022 e serão uma área de liberdade fundamental para as equipes explorarem.
Peso
Não é algo que possamos imaginar, mas o peso dos carros está subindo 5%, de 752kg para 790kg. Por quê? Em primeiro lugar, as novas rodas são mais pesadas – no geral as quatro rodas e pneus são cerca de 14 kg mais pesados do que em 2021. No entanto, dado que os novos pneus foram concebidos para serem menos sujeitos a sobreaquecimento, entre outras coisas, a maioria dos fãs concordaria que um preço que vale a pena pagar. O outro fator que afetou o peso do carro é o aumento dos requisitos de segurança, com a magnitude dos testes de colisão sendo aumentados para garantir que os motoristas estejam mais protegidos do que nunca.
Fonte: www.formula1.com