Motivação não falta ao brasileiro Jaime Melo Júnior para a segunda etapa da American Le Mans Series. Disputando a competição norte-americana pela Risi Competizione, ele dividirá com o finlandês Mika Salo a pilotagem da Ferrari 430 GT Berlinetta na prova noturna desta sexta-feira (12) em Houston, no Texas.
Com duração de 2h45, a corrida será desenvolvida num circuito de rua com pouco mais de 2.700 metros de extensão, composto por 10 curvas.
“Não é um circuito difÁcil, o maior problema são as ondulaçõesâ€, detectou o brasileiro depois do primeiro treino livre desta quinta-feira (11), do qual saiu como primeiro colocado. “Outro problema vai ser o tráfego intenso, porque o traçado é muito curto. Os pilotos têm que cuidar de quem está Á frente e dos protótipos que vêm atrás, com voltas de vantagemâ€, explica o piloto. “Negociar bem essa situação pode ser a diferença entre ganhar e perderâ€, acrescenta.
Jaime conquistou sua primeira vitória em circuitos de rua em 1997, em Piriápolis, quando disputava a classe Light do Sul-Americano de Fórmula 3, com time próprio. Nos dois anos seguintes, as campanhas que o levaram a dois vice-campeonatos na subdivisão principal da F-3 foram marcadas por vitórias no balneário uruguaio. Em 1998, ganhou a corrida pilotando para a Cesário Formula. Em 1999, defendia a Avallone Motorsport.
Suas outras duas vitórias em circuitos de rua seriam conquistadas cinco anos mais tarde. Largando da pole, Melo ganhou a etapa do Europeu de Fórmula Renault V6 disputada em MÁ´naco. Ao final daquele ano, em Cagliari fez uma participação pela ADM no Europeu de Fórmula 3000, categoria da havia saÁdo em 2002 como campeão. Dominou a prova e recebeu e venceu com vantagem de uma volta sobre Augusto Júnior, o segundo.
Na categoria LMP1, a liderança da ALMS é do italiano Rinaldo Capello, o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês Allan McNish, que pilotam o Audi R10 a diesel da Audi Sport North America. Na LMP2, os lÁderes são os norte-americanos Clint Field, Liz Halliday e Jon Field, que pilotam o Lola B05/40 da Intersport Racing. A GT1 tem liderança do inglês Oliver Gavin, o monegasca Olivier Beretta e o dinamarquês Jan Magnussen, com Corvette C6-R.
Na categoria GT2, após a disputa de apenas uma etapa, a classificação da American Le Mans Series é a seguinte:
1º) Scott Maxwell/David Brabham/Sebastien Bourdais (CAN/ING/FRA), 26
Multimatic Motorsports, Panoz Esperante GTLM Ford
2º) Johannes van Overbeek/Jon Fogarty/Marc Lieb (EUA/EUA/ALE), 22
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
3º) Jaime Melo Júnior/Ralf Kelleners/Anthony Lazzaro (BRA/ALE/ITA), 19
Risi Competizione, Ferrar 430 GT Berlinetta
4º) Darren Law/Seth Neiman/Lonnie Pechnik (EUA/EUA/EUA), 16
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
5º) Lawrence Tomlinson/Richard Dean/Tom Kimber-Smith (ING/ING/ING), 14
Team LNT, Panoz Esperante GTML
6º) Mike Rockenfeller/Klaus Graf/Graham Rahal (MON/ALE/EUA), 12
Alex Job Racing, Porsche 911 GT3 RSR
7º) Jorg Bergmeister/Tim Bergmeister/Nic Jonsson (ALE/ALE/EUA), 10
Petersen/White Lightning, Porsche 911 GT3 RSR
8º) Jeroen Bleekemolen/Mike Hezemans (HOL/HOL), 9
Spyker Squadron, Spyker C8 Spyder/Audi
9º) Tim Sugden/Jim Mattheus (EUA/EUA), 8
J3 Racing, Porsche 911 GT3 RSR
10º) Spencer Pumpelly/Jep Thornton/Mark Patterson (EUA/EUA/EUA), 7
J3 Racing, Porsche 922 GT3 RSR