ALMS: Jaime Melo Júnior faz em Sebring sua estréia na American Le Mans Series

A temporada automobilÁ­stica de 2006 marcará um desafio duplo para o brasileiro Jaime Melo Júnior. Respondendo desde o ano passado pelo programa de desenvolvimento dos carros da Ferrari para competições de turismo, o piloto vai conciliar a participação em dois dos principais campeonatos da atualidade. A participação no Mundial FIA GT, anunciada em fevereiro, será conciliada com a disputa da American Le Mans Series.


As primeiras definições para o trabalho do paranaense de 25 anos nesta temporada apontam justamente para a série dos Estados Unidos, cuja disputa terá inÁ­cio no dia 18, com a disputa das 12 Horas de Sebring, na Flórida. Jaime irá defender a equipe italiana Risi Competizione, tendo como companheiros o norte-americano Anthony Lazarro, de 42 anos, e o alemão Ralf Kelleners, de 37. Eles vão competir com o modelo 430 GT2 da Ferrari.

O brasileiro também vai pilotar a Ferrari 430 GT2 no Mundial FIA GT, que terá a primeira etapa no dia 7 de maio, no circuito inglês de Silverstone. Contudo, ele ainda não tem a definição da equipe que vai defender. A confirmação de sua participação é decorrente de seu trabalho como piloto do Ferrari Clienti Corse e Pirelli, programa voltado ao desenvolvimento dos modelos fornecidos pela Ferrari Á s equipes que compõem sua lista de clientes.

Em termos de competição, a prioridade de Jaime Melo Júnior continua sendo o Mundial FIA GT, cujo calendário está em fase final de definição de datas para as 10 etapas. Sua atuação na American Le Mans Series será determinada a partir do confronto dos calendários das duas categorias. “Quando as corridas do FIA GT e da ALMS não acontecerem nas mesmas datas, vou participar dos dois campeonatos. Vai ser um ano de muito trabalho”, diz.

Melo Júnior reconhece que a confirmação de sua participação na ALMS representa um momento importante em sua carreira. “Os Estados Unidos têm uma caracterÁ­stica de pista muito diferente da Europa, vai ser muito bom para mim ter contato com essa novidade. Além disso, é um mercado importante para Ferrari”, analisa o piloto, que vai embarcar para a Flórida no dia 10. Os treinos em Sebring serão iniciados na próxima quarta-feira, dia 15.