ALMS: Audi faz dobradinha em Road America

A Audi, com o modelo R10 TDI, da classe LMP1, fez a dobradinha na etapa de Road America, em Elkhart Lake, 7º da temporada. No sábado (09/08) a dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, venceu depois de sair na pole-position, seguida pelos parceiros Emanuelle Pirro/ Marcel Fassler. A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-01b da Highcroft Racing Acura, da classe LMP2, completou o pódio.

Luhr/Werner lideraram 65, das 102 voltas da prova, vencendo pela segunda vez consecutiva com 2s463 de vantagem para Pirro/ Fassler. Foi a quarta vitória no geral da dupla e sexta na classe LMP1.


A prova teve diversas bandeiras amarelas, com Brabham assumindo a ponta na parte final da prova. A Highcroft Racing chamou o carro para os boxes, em uma bandeira amarela, apostando que o Acura pudesse fazer os 63 minutos finais da prova sem precisar reabastecer. A estratégia parecia perfeita, porém uma bandeira amarela, faltando 34 minutos para o final, deixou os Audi novamente perto. Usando o maior torque do motor diesel Werner passou Brabham a 20 minutos da bandeirada.


O Acura ARX-01b da Andretti-Green Racing com a dupla Franck Montagny/ James Rossiter, que largou na 2º posição, terminou na 11º posição. Montagny bateu faltando 11 minutos para o término das quatro horas de prova.


O brasileiro Gil de Ferran, em dupla com Simon Pagenaud, não fez uma boa prova, terminando na 18º posição geral, e 8º na classe LMP2, com o Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports. Logo na primeira hora de corrida Gil provocou duas bandeiras amarelas, ao se envolver em acidentes com carros da classe GT2. No primeiro acidente a equipe recebeu uma penalidade, tendo que ir aos pits.


Jaime Melo viu a sua primeira vitória no ano na classe GT2, na qual é o atual campeão, escapar na última volta da etapa. O brasileiro, com a Ferrari 430 da Risi Competizione, assumiu a liderança da classe e abriu cerca de nove segundos de vantagem para o 2º colocado. Mika Salo assumiu a condução mantendo a primeira posição, e entrando na última volta para levar o carro a vitória. Contudo em uma curva de baixa velocidade o experiente piloto acabou levando uma fechada de Harrison Brix, retardatário, e seu companheiro de equipe. Richard Westbrook, num Porsche 911 GT3 RSR da Farnbacher Loles Racing, passou Salo, que na tentativa de voltar a ponta, rodou, perdendo mais três posições. O trio Richard Westbrook / Dirk Werner/ Bryce Miller, venceu com Melo/Salo, terminando na 5º posição na classe.


A próxima etapa acontece no dia 24 de agosto, em Mosport, no Canadá.


Final:


1.    P1  1.  L.Luhr, M.Werner  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  102  voltas
2.    P1  2.  E.Pirro, M.Fassler  Audi Sport North America  Audi R10 TDI 
3.    P2  1.  D.Brabham, S.Sharp  Highcroft Racing Acura  Acura ARX-01b 
4.    P2  2.  R.Dumas, T.Bernhard  Penske Racing  Porsche RS Spyder 
5.    P2  3.  B.Leitzinger, M.Franchitti  Dyson Racing  Porsche RS Spyder 
6.    P2  4.  S.Maassen, P.Long  Penske Racing  Porsche RS Spyder 
7.    P1  3.  J.Field, C.Field, R.Berry  Intersport Racing  Lola B06/10 AER  101  voltas
8.    P2  5.  G.Bonilla, B.Devlin  B-K Motorsports  Mazda Lola B07-46  100  voltas
9.    P2  6.  C.Dyson, G.Smith  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  100  voltas 
10.    GT1  1.  J.O’Connell, J.Magnussen  Corvette Racing  Corvette C6.R  97  voltas
11.    P2  7.  F.Montagny, J.Rossiter  Andretti Green Racing  Acura ARX-01b  96  voltas
12.    GT2  1.  D.Werner, R.Westbrook, B.Miller  Farnbacher Loles Racing  Porsche 911 GT3 RSR  96  voltas
13.    GT2  2.  J.Bergmeister, W.Henzler  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  96 voltas
14.    GT2  3.  D.Farnbacher, D.Muller  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  96  voltas 
15.    GT2  4.  J.van Overbeek, P.Pilet  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  96  voltas
16.    GT2  5.  M.Salo, J.Melo  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  96  voltas 
17.    GT1  2.  T.Borcheller, C.Ducote  Bell Motorsports  Aston Martin DBR9  95  voltas
18.    P2  8.  G.de Ferran, S.Pagenaud  de Ferran Motorsports  Acura ARX-01B  94  voltas
19.    P1  4.  R.Lewis, J.Faulkner  Intersport Racing  Lola B06/10 AER  94  voltas
20.    GT2  6.  H.Brix, R.Bell  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  94  voltas
21.    GT2  7.  S.Neiman, D.Law  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  94  voltas
22.    GT2  8.  N.Pastorelli, F.Pastorelli, M.Basseng  VICI Racing  Porsche 911 GT3 RSR  91 voltas
23.    GT2  9.  J.Tafel, A.Figge, P.Ehret  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  91  voltas
24.    GT2  10.  T.Pappas, A.Lazzaro  Black Swan Racing  Doran Ford GT-R  89 voltas
25.    P2  9.  A.Fernandez, L.Diaz  Fernandez Racing  Acura ARX-01b  88  voltas
26.    GT2  11.  P.Drayson, J.Cocker  Drayson-Barwell  Aston Martin Vantage  84  voltas
27.    GT2  12.  A.Robertson, D.Murry, D.Robertson  Robertson Racing  Doran Ford GT-R  80  voltas
28.    GT1  3.  O.Gavin, O.Beretta  Corvette Racing  Corvette C6.R  76 voltas
29.    GT2  13.  J.Hand, T.Milner, T.Sutherland  Panoz Team PTG  Panoz Esperante  50  voltas
30.    GT2  14.  J.Feinberg, C.Hall  Primetime Race Group  Dodge Viper Comp Cou  47  voltas
31.    P1  5.  M.Lewis, C.McMurry, B.Willman  Autocon Motorsports  Creation CA07-002 Ju  35  voltas


Campeonatos:


Classe LMP1:


1. Marco Werner/ Lucas Luhr 151pts
2.Emanuele Pirro 89pts
3. Clint Field/ Jon Field 83pts


Classe LMP2:


1. Timo Bernhard/ Romain Dumas 143pts
2. Scott Sharp/ David Brabham 119pts
3. Sascha Maassen/ Patrick Long 77pts


Classe GT1:


1. Johnny O’Connell/ Jan Magnussen 151pts
2. Olivier Beretta/ Oliver Gavin 128pts
3. Terry Borcheller/ Chapman Ducote 44pts


Classe GT2:


1. Jorg Bergmeister/ Wolf Henzler 122pts
2. Dominik Farnbacher/Dirk Mueller 115pts
3. Patrick Pilet/ Johannes van Overbeek 93pts