A Audi, com o modelo R10 TDI, da classe LMP1, fez a dobradinha na etapa de Road America, em Elkhart Lake, 7º da temporada. No sábado (09/08) a dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, venceu depois de sair na pole-position, seguida pelos parceiros Emanuelle Pirro/ Marcel Fassler. A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-01b da Highcroft Racing Acura, da classe LMP2, completou o pódio.
Luhr/Werner lideraram 65, das 102 voltas da prova, vencendo pela segunda vez consecutiva com 2s463 de vantagem para Pirro/ Fassler. Foi a quarta vitória no geral da dupla e sexta na classe LMP1.
A prova teve diversas bandeiras amarelas, com Brabham assumindo a ponta na parte final da prova. A Highcroft Racing chamou o carro para os boxes, em uma bandeira amarela, apostando que o Acura pudesse fazer os 63 minutos finais da prova sem precisar reabastecer. A estratégia parecia perfeita, porém uma bandeira amarela, faltando 34 minutos para o final, deixou os Audi novamente perto. Usando o maior torque do motor diesel Werner passou Brabham a 20 minutos da bandeirada.
O Acura ARX-01b da Andretti-Green Racing com a dupla Franck Montagny/ James Rossiter, que largou na 2º posição, terminou na 11º posição. Montagny bateu faltando 11 minutos para o término das quatro horas de prova.
O brasileiro Gil de Ferran, em dupla com Simon Pagenaud, não fez uma boa prova, terminando na 18º posição geral, e 8º na classe LMP2, com o Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports. Logo na primeira hora de corrida Gil provocou duas bandeiras amarelas, ao se envolver em acidentes com carros da classe GT2. No primeiro acidente a equipe recebeu uma penalidade, tendo que ir aos pits.
Jaime Melo viu a sua primeira vitória no ano na classe GT2, na qual é o atual campeão, escapar na última volta da etapa. O brasileiro, com a Ferrari 430 da Risi Competizione, assumiu a liderança da classe e abriu cerca de nove segundos de vantagem para o 2º colocado. Mika Salo assumiu a condução mantendo a primeira posição, e entrando na última volta para levar o carro a vitória. Contudo em uma curva de baixa velocidade o experiente piloto acabou levando uma fechada de Harrison Brix, retardatário, e seu companheiro de equipe. Richard Westbrook, num Porsche 911 GT3 RSR da Farnbacher Loles Racing, passou Salo, que na tentativa de voltar a ponta, rodou, perdendo mais três posições. O trio Richard Westbrook / Dirk Werner/ Bryce Miller, venceu com Melo/Salo, terminando na 5º posição na classe.
A próxima etapa acontece no dia 24 de agosto, em Mosport, no Canadá.
Final:
1. P1 1. L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R10 TDI 102 voltas
2. P1 2. E.Pirro, M.Fassler Audi Sport North America Audi R10 TDI
3. P2 1. D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura Acura ARX-01b
4. P2 2. R.Dumas, T.Bernhard Penske Racing Porsche RS Spyder
5. P2 3. B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Porsche RS Spyder
6. P2 4. S.Maassen, P.Long Penske Racing Porsche RS Spyder
7. P1 3. J.Field, C.Field, R.Berry Intersport Racing Lola B06/10 AER 101 voltas
8. P2 5. G.Bonilla, B.Devlin B-K Motorsports Mazda Lola B07-46 100 voltas
9. P2 6. C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Porsche RS Spyder 100 voltas
10. GT1 1. J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R 97 voltas
11. P2 7. F.Montagny, J.Rossiter Andretti Green Racing Acura ARX-01b 96 voltas
12. GT2 1. D.Werner, R.Westbrook, B.Miller Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR 96 voltas
13. GT2 2. J.Bergmeister, W.Henzler Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 96 voltas
14. GT2 3. D.Farnbacher, D.Muller Tafel Racing Ferrari 430 GT 96 voltas
15. GT2 4. J.van Overbeek, P.Pilet Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 96 voltas
16. GT2 5. M.Salo, J.Melo Risi Competizione Ferrari 430 GT 96 voltas
17. GT1 2. T.Borcheller, C.Ducote Bell Motorsports Aston Martin DBR9 95 voltas
18. P2 8. G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-01B 94 voltas
19. P1 4. R.Lewis, J.Faulkner Intersport Racing Lola B06/10 AER 94 voltas
20. GT2 6. H.Brix, R.Bell Risi Competizione Ferrari 430 GT 94 voltas
21. GT2 7. S.Neiman, D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 94 voltas
22. GT2 8. N.Pastorelli, F.Pastorelli, M.Basseng VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR 91 voltas
23. GT2 9. J.Tafel, A.Figge, P.Ehret Tafel Racing Ferrari 430 GT 91 voltas
24. GT2 10. T.Pappas, A.Lazzaro Black Swan Racing Doran Ford GT-R 89 voltas
25. P2 9. A.Fernandez, L.Diaz Fernandez Racing Acura ARX-01b 88 voltas
26. GT2 11. P.Drayson, J.Cocker Drayson-Barwell Aston Martin Vantage 84 voltas
27. GT2 12. A.Robertson, D.Murry, D.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT-R 80 voltas
28. GT1 3. O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R 76 voltas
29. GT2 13. J.Hand, T.Milner, T.Sutherland Panoz Team PTG Panoz Esperante 50 voltas
30. GT2 14. J.Feinberg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Cou 47 voltas
31. P1 5. M.Lewis, C.McMurry, B.Willman Autocon Motorsports Creation CA07-002 Ju 35 voltas
Campeonatos:
Classe LMP1:
1. Marco Werner/ Lucas Luhr 151pts
2.Emanuele Pirro 89pts
3. Clint Field/ Jon Field 83pts
Classe LMP2:
1. Timo Bernhard/ Romain Dumas 143pts
2. Scott Sharp/ David Brabham 119pts
3. Sascha Maassen/ Patrick Long 77pts
Classe GT1:
1. Johnny O’Connell/ Jan Magnussen 151pts
2. Olivier Beretta/ Oliver Gavin 128pts
3. Terry Borcheller/ Chapman Ducote 44pts
Classe GT2:
1. Jorg Bergmeister/ Wolf Henzler 122pts
2. Dominik Farnbacher/Dirk Mueller 115pts
3. Patrick Pilet/ Johannes van Overbeek 93pts