Depois de muitos rumores ao longo dos últimos meses, a Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira que o Grande Prêmio da Holanda está de volta ao calendário da categoria para a temporada de 2020. Disputada pela última vez em 1985, a prova será realizada no circuito de Zandvoort, em um acordo de ao menos três anos entre a direção da competição e da pista.
Zandvoort. We’re coming.
The #DutchGP is back 🇳🇱
See you in 2020 👊#F1 pic.twitter.com/uUfauZ79Em
— Formula 1 (@F1) 14 de maio de 2019
De acordo com o comunicado divulgado pela Fórmula 1, o circuito de Zandvoort passará por atualizações na pista e na infra-estrutura nos próximos meses a fim de atender as novas exigências e atender aos padrões estabelecidos pela FIA. O GP de 2020 será o 31º em solo holandês, que recebeu uma corrida pela primeira vez em 1952 e possui Jim Clark como maior vencedor, com quatro conquistas.
“Estamos particularmente satisfeitos em anunciar que a Fórmula 1 está voltando para a Holanda, na pista de Zandvoort. Nos últimos anos, vimos um ressurgimento do interesse pela Fórmula 1 na Holanda, principalmente pelo apoio a Max Verstappen. Sem dúvida, esta será a cor dominante nas arquibancadas do Zandvoort no ano que vemâ€, disse Chase Carey, diretor executivo e presidente do Conselho de Administração do Fórmula 1.
Apesar da confirmação do Grande Prêmio da Holanda, ainda não há um anúncio quanto a posição da prova, nem sequer se substituirá o GP da Espanha, que não conta mais com massivo apoio governamental. Isso porque o circuito de Barcelona é um dos cinco presentes na categoria que possuem contrato válido apenas para a atual temporada, assim como Silverstone, Hockenheim, Monza e México.
Para a temporada de 2020, a Fórmula 1 já possui duas novas provas confirmadas. Além da Holanda, a Liberty Media, detentora dos direitos da categoria, confirmou recentemente a disputa do GP do Vietnã. Se todo o calendário for mantido, serão, ao todo, 23 corridas.
Fonte: Gazeta Esportiva