A Irlanda, com Adam Carroll, é a Campeã da temporada 2008/2009 da A1GP. Com um final de semana perfeito Carroll, marcou as duas poles-positions, vencendo a Sprint Race e a Feature Race da 7ª rodada dupla em Brands Hatch, na Inglaterra.
A largada foi abortada devido ao carro da África do Sul, com Alan Van Der Merwe, ficando parado no grid. Com a bandeira verde, Carroll manteve a ponta. Na primeira curva um acidente envolvendo os carros da Ándia, com Narain Karthikeyan, a China, com Congfu Cheng, e os EUA, com J.R.Hilbrand, eliminou os carros indiano e chinês, com o norte-americano indo aos boxes, para colocar um novo nariz. O Safety-Car foi acionado.
Com a prova reiniciada, a Irlanda logo abriu 0s653 e vantagem. Na sétima volta o neozelandês Earl Bamber rodou, indo para a brita na curva Westfield.
Com a janela de paradas obrigatórias aberta, a lÁder Irlanda, seguida por Portugal, com Fiklipe Albuquerque. Com as paradas feitas, na 15ª volta a Irlanda mantinha a frente, com 6s956 de vantagem para a Holanda, com Jeroen Bleekemolen. A SuÁça, que lutava pelo bi-campeonato, com Neel Jani, era 3ª.
Na 26ª volta o alemão Michael Ammermuller abandonou, para decepção da equipe campeã em 2006/2007, que teve problemas financeiros e disputou apenas as últimas etapas desta temporada, marcando dois pontos.
Um pouco antes dos boxes serem abertos para a segunda parada obrigatória, a Malásia, com Aaron Lim saiu da pista, batendo na curva Druids. Carroll foi novamente o primeiro a ir aos boxes, mantendo a liderança na volta a pista, mesmo fazendo uma parada mias lenta do que a primeira.
Faltando cinco voltas para o final, a Irlanda vinha tranquila na frente, seguida pela Holanda e Suiça.
Carroll venceu com 10s156 de vantagem sobre Bleekemolen, com Jani completando o pódio. Monaco, com Clivio Piccione, foi 4º, seguido por Portugal e o México, com Salvador Duran. A equipe da casa, com Dan Clarke e a Austrália, com John Martin, fecharam os seis primeiros. Martin marcou a melhor volta da prova.
O Brasil, com Felipe Guimarães, não largou.
O presidente da A1GP, Tony Teixeira, entregou o Troféu de Campeão da Temporada 2008/2009 ao chefe da equipe irlandesa, Mark Gallagher e ao piloto Adam Carroll em frente Á multidão que lotava o autódromo inglês.
A Irlanda somou 112 pontos, com a SuÁça ficando com o vice-campeonato, com 95. Portugal foi 3º, com 92. O Brasil com 18 pontos, terminou em 15º.
Final:
1 – Irlanda – Adam Carroll – 49 voltas
2 – Holanda – Jeroen Bleekemolen – 10.156
3 – SuÁça – Neel Jani – 13.564
4 – MÁ´naco – Clivio Piccione – 14.293
5 – Portugal – Filipe Albuquerque – 16.484
6 – México – Salvador Duran – 21.810
7 – Grã-Bretanha – Dan Clarke – 23.409
8 – Austrália – John Martin – 24.493
9 – Itália – Vitantonio Liuzzi – 46014
10 – França – Nicolas Prost – 49094
11 – África do Sul – Alan Van Der Merwe – 1:13.905
12 – LÁbano – Daniel Morad – 1:16.257
13 – Indonésia – Satrio Hermanto – 1 voltaa
14 – EUA – JR Hildebrand – 1 volta
Abandonos:
Ándia – Narain Karthikeyan – 1 volta
China – Congfu Cheng – 1 volta
Nova Zelândia – Earl Bamber – 7 voltas
Alemanha – Michael Ammermuller – 26 voltas
Malásia – Aaron Lim – 28 voltas
Não largou
Brasil – Felipe Guimarães
1 – Irlanda 112
2 – SuÁça 95
3 – Portugal 92
4 – Holanda 75
5 – França 47
6 – Malásia 43
7 – Nova Zelândia 36
8 – Austrália 36
9 – MÁ´naco 35
10 – Grã-Bretanha 28
11 – EUA 24
12 – Ándia 19
13 – México 19
14 – África do Sul 19
15 – Brasil 18
16 – Itália 17
17 – LÁbano 8
18 – China 7
19 – Coréia do sul 4
20 – Indonésia 3
21 – Alemanha 2