Fórmula-1: De último a primeiro, Mitch Evans vence o acidentado e-Prix de São Paulo

O neozelandês Mitch Evans (Jaguar) venceu o e-Prix de São Paulo, no circuito montado no Sambódromo do Anhembi, etapa de abertura da temporada 2024/2025 do Campeonato Mundial de Fórmula-E.

Evans fez uma grande prova, após ter problemas no treino classificatório, e sem tempo, alinhar na última posição. Com diversos acidentes, e duas bandeiras vermelhas, Evans foi ganhando posições e controlou o consumo de energia nas voltas finais (fora quatro voltas adicionas as 31 programadas),  recebendo a bandeira quadriculada com o consumo de energia zerado.

O português Antonio Felix da Costa (Porsche) e o britânico Taylor Barnard (McLaren) completaram o pódio.

O britanico Sam Bird (McLaren) terminou em quarto, seguido pelo suíço Edoardo Mortara (Mahindra) e o francês Norman Nato (Nissan). O holandes Nyck De Vries (Mahindra), o suíço Sébastien Buemi (Envision), o vritanico Dan Ticktum (Cupra Kiro) e o francês Jean-Eric Vergne (DS Penske) fecharam a zona de pontos. O brasileiro Lucas di Grassi (Abt) abandonou.

O acidente mais grave acontece com o alemão Pascal Wehrlein (Porsche), que alinhou na pole. Em uma disputa de posição com o neozelandês, o atual campeão bateu no muro e capotou. Ele saiu ileso do carro.

A próxima etapa, o e-Prix da Cidade do México, acontece no dia 11 de Janeiro.

Final:

1 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 35 voltas
2 – Antonio Felix da Costa (Porsche) – Porsche – 0″384
3 – Taylor Barnard (Nissan) – McLaren – 0″844
4 – Sam Bird (Nissan) – McLaren – 1″158
5 – Edoardo Mortara (Mahindra) – Mahindra – 1″800
6 – Norman Nato (Nissan) – Nissan – 2″174
7 – Nyck De Vries (Mahindra) – Mahindra -2″640
8 – Sébastien Buemi (Jaguar) – Envision – 2″997
9 – Dan Ticktum (Porsche) – Cupra Kiro – 3″683
10 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 4″216
11 – Stoffel Vandoorne (DS Maserati) – Maserati – 4″779
12 – Maximilian Günther (DS) – DS Penske – 5″093
13 – Zane Maloney (Lola Yamaha) – Abt – 6″212
14 – Oliver Rowland (Nissan) – Nissan – 11″358

Volta mais rápida: David Beckmann 1’12″219

Abandonos:
Nick Cassidy (Jaguar) – Jaguar
Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche
David Beckmann (Porsche) – Cupra Kiro
Jake Dennis (Porsche) – Andretti
Lucas di Grassi (Lola Yamaha) – Abt
Jake Hughes (DS Maserati) – Maserati
Nico Müller (Porsche) – Andretti
Robin Frijns (Jaguar) – Envision