O piloto da McLaren, Oscar Piastri, reconheceu que o desempenho forte da Ferrari em Las Vegas não era o que a equipe esperava na tensa luta pelo título de construtores, mas acredita que “poderia ter sido pior”.
A Ferrari era, sem dúvida, a favorita para o Grande Prêmio de Las Vegas e, embora não tenha conseguido atender plenamente às expectativas de vencer a corrida, ainda assim reduziu significativamente a vantagem da McLaren na classificação dos construtores.
Agora, apenas 24 pontos separam as duas equipes, o que significa que a batalha provavelmente será decidida na corrida final em Abu Dhabi – a Red Bull ainda está na disputa, 29 pontos atrás da equipe italiana.
Após liderar todas as sessões, a Mercedes foi, no final, imbatível no circuito de Nevada, mas Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, maximizaram suas oportunidades, cruzando a linha de chegada em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Com a dupla da McLaren terminando atrás, em sexto e sétimo – com Lando Norris à frente –, a equipe precisará superar a Ferrari nas duas corridas restantes de uma temporada incrivelmente competitiva.
“Sabíamos que essa provavelmente seria uma pista mais difícil para nós e esperávamos que a Ferrari fosse forte”, explicou Piastri após a corrida. “Claro que não é ideal que eles tenham ganhado alguns pontos sobre nós, mas acho que esperávamos que pudesse ter sido pior. Vamos ver – obviamente será apertado até o final do ano, mas espero que o Catar seja um bom fim de semana para nós.”
As equipes agora se preparam para o Catar, para o último fim de semana Sprint da temporada – as curvas de alta velocidade e o fluxo natural da pista, em teoria, favorecem o carro da McLaren, enquanto Sainz revelou que não espera terminar acima do quinto lugar com a Ferrari.
Com margens tão pequenas entre os líderes, o australiano espera evitar mais incidentes como sua penalidade de tempo em Las Vegas, causada por uma falsa largada da oitava posição no grid.
Questionado sobre como isso impactou sua corrida, Piastri disse: “Eu não achava que estava tão à frente, mas claramente devo ter estado. Não acho que tenha mudado muito. Sim, isso tornou a parte inicial e intermediária da corrida um pouco mais difíceis, mas não acho que tenha afetado o resultado. Simplesmente não fomos rápidos o suficiente, então temos algumas coisas para analisar, com certeza.”