Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton… e agora Max Verstappen: a lista de pilotos da Fórmula 1 com quatro ou mais títulos mundiais não é longa, mas agora inclui o holandês, após conquistar seu quarto título consecutivo no Grande Prêmio de Las Vegas.
Em um fim de semana onde o Red Bull RB20 estava longe de ser o carro mais rápido, Verstappen fez o que precisava para superar o desafio de seu último rival pelo título, Lando Norris, terminando em 5º lugar enquanto Norris ficou em 6º. Isso garantiu o quarto título de Verstappen – já que Norris precisava superar Verstappen em três pontos na corrida para manter vivas suas esperanças de título.
Refletindo sobre sua temporada como campeão pela quarta vez – que começou com sete vitórias nas 10 primeiras corridas, antes de um jejum de 10 corridas entre as vitórias na Espanha e em São Paulo – Verstappen comentou: “Foi uma temporada longa e, claro, começamos de maneira incrível, foi quase como estar no piloto automático, mas depois tivemos uma sequência difícil. Mas como equipe, mantivemos tudo unido, continuamos trabalhando em melhorias e conseguimos a vitória. Estou incrivelmente orgulhoso de todos, pelo que fizeram por mim… Então, no momento, me sinto muito aliviado, de certa forma, mas também muito orgulhoso.”
Questionado se ele alguma vez imaginou que seria possível se tornar tetracampeão quando entrou no esporte aos 17 anos, Verstappen riu: “Definitivamente não! Eu estava apenas feliz por estar lá e sonhava com possíveis vitórias ou subir no pódio, você sabe – as coisas normais que já são muito difíceis de alcançar. Depois tivemos aquela sequência após alguns anos difíceis, continuamos tentando e então conseguimos acertar com o novo conceito [em 2022] e, como disse, estar aqui como tetracampeão mundial é simplesmente incrível.”
Quando perguntado sobre como esse título se compara aos outros, Verstappen admitiu que preferiu a facilidade com que conquistou o título de 2023 – um ano em que venceu 19 das 22 corridas – dizendo: “Com certeza foi uma temporada muito desafiadora. Acho que também, como pessoa, às vezes foi muito difícil. Precisei me manter calmo. De certa forma, ainda prefiro a temporada passada; eu aproveitei muito, mas acho que esta temporada definitivamente me ensinou muitas lições. Estou muito orgulhoso de como lidamos com isso também como equipe. Então, de certa forma, isso torna esta temporada muito especial e bonita.”
Agora, Verstappen voltará sua atenção para tentar ajudar a Red Bull a conquistar o terceiro título consecutivo de construtores nas duas corridas restantes de 2024, com a equipe em terceiro lugar, 53 pontos atrás da líder McLaren.