Fórmula-1: “Pelo menos agora eu sei”, Bottas reflete sobre perder vaga na Kick Sauber para 2025

Valtteri Bottas falou publicamente pela primeira vez sobre a notícia de que a Kick Sauber decidiu substituí-lo em 2025. O finlandês enfatizou que “a vida continua” enquanto pondera seus próximos passos na carreira.

Bottas competiu pela equipe operada pela Sauber – anteriormente conhecida como Alfa Romeo – desde 2022, mas perderá seu lugar no final deste ano. A equipe optou por formar uma dupla com Nico Hulkenberg, já contratado anteriormente, e o destaque da Fórmula 2 Gabriel Bortoleto.

Pelo menos por enquanto, isso coloca um ponto final em sua aventura na Fórmula 1, que começou com a Williams há mais de uma década e resultou em 10 vitórias – todas conquistadas durante sua passagem pela Mercedes ao lado de Lewis Hamilton.

Quando questionado sobre sua reação ao anúncio, enquanto a Fórmula 1 chegava a Las Vegas, Bottas comentou: “Eu acho que, quanto mais nos aproximávamos dessa [decisão], eu definitivamente percebi no final que havia outros pilotos como candidatos também. Claro, você começa a ouvir rumores.”

“No final, ainda pensei que era talvez uma chance de 50/50 [de ficar]. Recebi a ligação na segunda-feira [após o GP de São Paulo], mas pelo menos agora eu sei. Só preciso descobrir o que vem a seguir.”

Questionado se já aceitou a decisão nos dias que se seguiram, Bottas disse: “Sim, absolutamente. A vida continua. Há muitas coisas empolgantes pela frente. Estou bem com isso. É um esporte complicado. Acho que entrei em uma situação um pouco azarada em termos de segurar a última vaga no grid. Quando isso não acontece, obviamente você está fora por agora.”

Bottas explicou que “falou com muitas pessoas” do grid no início da temporada para avaliar as opções disponíveis, mas “sempre demonstrei meu interesse pelo projeto da Audi” – admitindo que “simplesmente não era para ser” no final.

Ao ser pressionado sobre o quanto ele quer continuar na Fórmula 1 apesar desse revés, ele acrescentou: “Da forma como minha carreira ativa na Fórmula 1 terminou por agora, não foi da melhor maneira, porque você não pode realmente decidir por conta própria. Sinto que ainda tenho muito a oferecer ao esporte e ainda o amo. Adoro correr contra os melhores pilotos do mundo nos melhores carros do mundo – é isso que eu amo.”

“Agora estou tentando descobrir qual é o próximo passo. Não tenho muito mais a dizer. Estou levando dia após dia e há algumas coisas interessantes na mesa.”

Quanto à possibilidade de mudar para outra categoria – como o Campeonato Mundial de Endurance ou a IndyCar – Bottas deixou claro que sua prioridade é tentar garantir um retorno à Fórmula 1.

“Para mim, no momento, sinto que entrar em uma nova categoria agora seria muito rápido”, disse ele. “Estamos quase em dezembro. Acho que seria mais realista se eu não encontrar uma vaga na F1 durante 2025 ou para 2026.”

“São todas essas coisas que eu preciso tentar planejar, mas a imagem ainda nem se formou na minha cabeça sobre qual é a situação ideal.”