IMSA SportsCar Championship: Felipe Nasr conquista o título

O Cadillac Racing Cadillac V-Series.R nº 01, da Chip Ganassi Racing guiado pelo trio Sebastien Bourdais/Renger van der Zande/ Scott Dixon recuperou duas voltas para vencer o 27º Motul Petit Le Mans no Michelin Raceway Road Atlanta. O Porsche 963 nº 7 da Porsche Penske Motorsport, com o trio Felipe Nasr/Dane Cameron/Matt Campbell garantiu o campeonato da classe Grand Touring Prototype (GTP) do IMSA WeatherTech SportsCar Championship de 2024.

O Cadillac nº 01 ficou para trás no início devido a um par de penalidades de drive-through no pit-lane, mas lutou para voltar à volta da liderança com quatro horas para o fim. Van der Zande fez uma ultrapassagem ousada em Nick Tandy no Penske Porsche nº 6 na curva 1 com apenas 15 minutos restantes na corrida de 10 horas, assumindo a ponta péla primeira vez.

O drama não terminou para o nº 1, no entanto, pois seus faróis começaram a piscar nas últimas voltas. A equipe correu o risco de ser mandada para o pit lane se ambas as luzes permanecessem apagadas, mas van der Zande conseguiu fazer com que uma ou ambas as luzes permanecessem acesas intermitentemente até receber a bandeira quadriculada 2,948 segundos à frente de Tandy.

O nº 7 Porsche terminou em terceiro para conquistar os campeonatos de equipe, piloto e fabricante GTP para a temporada e na IMSA Michelin Endurance Cup.

O drama no final da corrida não se limitou à classe GTP, com uma corrida frenética para o final nos últimos 35 minutos após uma relargada após a quinta bandeira amarela completa da corrida. Logo após a relargada, Albert Costa levou a Ferrari 296 GT3 nº 34 da Conquest Racing passando por Loris Spinelli no nº 78 da Forte Racing Lamborghini Huracán GT3 EVO2 para a liderança na classe Grand Touring Daytona (GTD). Spinelli fez várias tentativas de retomar a liderança, mas foi repelido por Costa todas as vezes, com uma margem final de apenas 0,718 segundos.

Jordan Pepper deu à Lamborghini a vitória na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO), levando o No. 19 Iron Lynx Huracán GT3 EVO2 à vitória da classe por 2,361 segundos. Mas foi a batalha atrás dele que chamou a atenção. Ross Gunn estava em terceiro no No. 23 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3, mas precisava terminar em segundo para garantir os campeonatos de piloto e equipe. Ele não conseguiu passar por Daniel Serra no No. 62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3, o que permitiu que o No. 77 AO Racing Porsche 911 GT3 R mantivesse o título GTD PRO por meros quatro pontos.

Na classe Le Mans Prototype 2 (LMP2), Mikkel Jensen se afastou do pelotão no No. 11 TDS Racing ORECA LMP2 07 após a reinicialização final para vencer por 17 segundos. Ao terminar em quarto, o No. 52 Inter Europol by PR1 Mathiasen Motorsports ORECA e os pilotos Nick Boulle e Tom Dillman conquistaram os campeonatos LMP2.

O nono lugar do nº 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT3 da dupla Philip Ellis/Russell Ward garantiu os campeonatos de equipe e piloto GTD, mais cedo quando outros carros da classe abandonaram a corrida.

A temporada do WeatherTech Championship de 2025 abre de 25 a 26 de janeiro com o Rolex 24 Horas de Daytona. Será precedido pelas sessões de teste Roar Before the Rolex 24 no Daytona International Speedway de 17 a 19 de janeiro.

Final:

1 – Dixon-Bourdais-van der Zande (Cadillac V-SeriesR) – Cadillac – 443

2 – Estre-Jaminet-Tandy (Porsche 963) – Penske – 2.948

3 – Campbell-Nasr-Cameron (Porsche 963) – Penske – 13.832

4 – Farfus-Eng-Krohn (BMW M Hybrid V8) – RLL – 1 volta

5 – Blomqvist-Aitken-Derani (Cadillac V-SeriesR) – Action Express – 1

6 – Picariello-Viscaal-Bruni (Porsche 963) – Proton – 2

7 – Herta-Deletraz-Taylor (Acura ARX-06) – WTR Andretti – 3

8 – McElrea-Jensen-Thomas (Oreca 07) – TDS – 8

9 – Burdon-Fraga-Robinson (Oreca 07) – Riley – 8

10 – Zilisch-Dalziel-Merriman (Oreca 07) – Era – 8

11 – Dillmann-Smiechowski-Boulle (Oreca 07) – Inter Europol – 8

12 – Picariello-Viscaal-Bruni (Porsche 963) – Proton – 8

13 – Wadoux-Nielsen-Perez Companc (Oreca 07) – Richard Mille – 9

14 – Brabham-Chatin-Hyett (Oreca 07) – AO Racing – 11

15 – Grosjean-Caldarelli-Cairoli (Lamborghini SC63) – Lamborghini – 13

16 – Huffaker-Lucas-Andersen (Oreca 07) – MDK – 26

17 – Bortolotti-Pepper-Perera (Lamborghini Huracan GT3) – Iron Lynx – 30

18 – Pier Guidi-Rigon-Serra (Ferrari 296 GT3) – Risi – 30

19 – De Angelis-Riberas-Gunn (Aston Martin Vantage GT3) – HORT – 30

20 – Robichon-Sorensen-Farnbacher (Aston Martin Vantage GT3) – HORT – 30

21 – Juncadella-Sims-Garcia (Corvette Z06 GT3R) – Corvette – 30

22 – Vervisch-Mueller-Hand (Ford Mustang GT3) – Multimatic – 31

23 – Verhagen-Snow-Sellers (BMW M4 GT3) – Paul Miller – 31

24 – Mies-Rockenfeller-Tincknell (Ford Mustang GT3) – Multimatic – 32

25 – Sbirrazzuoli-Costa-Franco (Ferrari 296 GT3) – Conquest – 32

26 – Defrancesco-Spinelli-Goikhberg (Lamborghini Huracan GT3) – Forte – 32

27 – Telitz-Thompson-Montecalvo (Lexus RC F GT3) – VasserSullivan – 33

28 – Skeen-Koch-Grenier (Mercedes-AMG GT3) – Korthoff – 33

29 – Rovera-Scardina-Triarsi (Ferrari 296 GT3) – Triarsi – 33

30 – Doyle-Formal-Marcelli (Lamborghini Huracan GT3) – WTR Andretti – 33

31 – Molina-Heriau-Mann (Ferrari 296 GT3) – AF Corse – 33

32 – Millroy-Schandorff-Iribe (Ferrari 296 GT3) – Inception – 33

33 – Dontje-Ellis-Ward (Mercedes-AMG GT3) – Winward – 33

34 – Walker-Gallagher-Foley (BMW M4 GT3) – Turner – 34

35 – Hinchcliffe-Jarvis-Kirchhöfer (McLaren 720S GT3) – Pfaff – 35

36 – Andrews- de Andrade-Yoluc (Mercedes-AMG GT3) – Lone Star – 35

37 – Abril-Neubauer-Vilander (Ferrari 296 GT3) – DragonSpeed – 35

38 – Andlauer-Christensen-Heinrich (Porsche 911) – AO Racing – 35

39 – Kern-Bell-Fidani (Corvette Z06 GT3R) – AWA – 36

40 – McAleer-Calderon-Monk (Acura NSX GT3) – Gradient – 37

41 – Bovy-Gatting-Frey (Lamborghini Huracan GT3) – Iron Dames – 39

42 – Fuoco-Sernagiotto-Lacorte (Ferrari 296 GT3) – Cetilar – 41

Volta mais rápida: Romain Grosjean 1’11″981

Abandonos:

Hartley-Albuquerque-Taylor (Acura ARX-06) – WTR Andretti

Bachler-Fjordbach-Li (Porsche 911) – MDK

Heylen-Skeer-Adelson (Porsche 911) – Wright

Lewis-Levorato-Hardwick (Ford Mustang GT3) – Proton

Bamber-Catsburg-Milner (Corvette Z06 GT3R) – Corvette

Garg-Di Resta-Goldburg (Oreca 07) – United Autosports

Martin-Yelloly-De Phillippi (BMW M Hybrid V8) – RLL

Hanson-Westbrook-van der Helm (Porsche 963) – JDC Miller

Pino-Hanley-Keating (Oreca 07) – United Autosports

Kirkwood-Barnicoat-Hawksworth (Lexus RC F GT3) – VasserSullivan

Pumpelly-Lally-Potter (Aston Martin Vantage GT3) – Magnus