Copa Truck: Totti desbanca geral e marca pole position em Tarumã

É de Leandro Totti a pole position da Copa Truck na etapa de Tarumã, a sétima da temporada 2024. Dono de performance muito forte ao longo de todo o fim de semana no traçado gaúcho de 3.039 metros, o piloto da Vannucci Racing cravou volta imbatível (1min22s003) na tarde deste sábado (12) e colocou seu Iveco #73 na frente do grid que vai abrir a penúltima rodada do campeonato regular antes da decisão do título. Totti conquistou sua segunda pole no ano, repetindo o que já havia alcançado no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), onde venceu uma das provas daquela jornada.

Para conquistar o Troféu Maxon Oil Pole Position, o ‘Marvado’ deixou para trás alguns dos principais nomes do campeonato, como o líder da tabela, Felipe Giaffone. Com o Volkswagen Meteor #4, o duas vezes vencedor em Tarumã vai largar na segunda posição, completando a primeira fila com Totti. Top-5 na temporada, Danilo Dirani foi um dos nomes fortes da classificação e colocou mais um caminhão Iveco entre os primeiros, na terceira posição, representando a Usual Racing. 

Roberval Andrade, que despontou como candidato real à pole depois de uma sexta-feira de liderança dos dois treinos livres, vai iniciar o domingo em quarto com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport. E Wellington Cirino, companheiro de Danilo Dirani na Usual Racing, colocou o terceiro ‘bruto’ da Iveco entre os cinco mais rápidos para assegurar a quinta colocação do alinhamento inicial da Corrida 1.

Como foi a classificação — A primeira parte da sessão teve Felipe Giaffone na frente. O piloto da R9 Competições repetiu o resultado obtido no treino livre 3 depois de marcar 1min22s211. Danilo Dirani (Usual Racing) foi bem com o ‘bruto’ da Iveco e se colocou na segunda colocação, seguido por Leandro Totti (Vannucci Racing), também com Iveco. Na sequência, finalizaram Raphael Abbate e Roberval Andrade, os dois com Mercedes-Benz da ASG Motorsport.

Wellington Cirino (Usual Racing) e Felipe Tozzo (Dakar Motorsport) reforçaram a presença da Iveco para o Top Qualifying, que foi completado com a presença de Débora Rodrigues, que assegurou boa posição no grid de largada e deu a volta por cima em Tarumã após grave acidente sofrido no traçado gaúcho em outubro do ano passado, o que a tirou da etapa.

Entre os 20 pilotos da Pro, o único ausente da sessão foi Paulo Salustiano. Em virtude de um forte acidente no fim do terceiro treino livre, não houve tempo hábil para que a R9 Competições fizesse os reparos no Volkswagen do piloto, que escapou ileso após a batida na Curva do Laço.

Na luta pelo título, Cirino foi o primeiro a abrir volta rápida na sessão que definiu o pole position em Tarumã e cravou 1min22s812. Mas a marca do paranaense foi superada logo em seguida pelo companheiro de equipe, Danilo Dirani, por Felipe Giaffone e por Leandro Totti, que despontou como forte candidato ao primeiro lugar no grid depois de registrar tempo muito bom: 1min22s003.

A volta assinalada por Totti se mostrou insuperável e deu ao ‘Marvado’ a segunda pole position na temporada. “Quero agradecer à toda a Vannucci Racing pelo belo trabalho. Imaginava que a pole position seria definida com uma margem muito apertada, e foi o que aconteceu. Sabemos que não será fácil amanhã nas corridas, mas o caminhão está muito bom, estamos muito animados. Vamos pra cima”, declarou o piloto depois de receber o Troféu Maxon Oil Pole Position em Tarumã.

Dia de grandes emoções no RS — O domingo será de muita velocidade com a disputa das duas corridas da etapa em Tarumã, com início a partir de 12h30. A abertura dos portões acontece a partir de 8h, e os ingressos seguem à venda nas bilheterias do autódromo.

As provas deste domingo serão transmitidas ao vivo da Band, canais SporTV e pela internet por meio dos canais da Copa Truck, Esporte na Band, Portal Highspeed e Parc Fermé no YouTube, além dos portais CATVE.com, BandPlay e SporTV Play.

Copa Truck, temporada 2024
Super Truck Pro, etapa 7, Tarumã
Corrida 1, grid de largada
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 1min22s003
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 1min22s156
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min22s395
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min22s573
5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min22s812
6º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min22s917
7º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), 1min23s076
8º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), 1min23s981
9º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 1min23s260
10º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 1min23s272
11º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min23s321
12º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), 1min23s462
13º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), 1min23s481
14º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), 1min23s597
15º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 1min23s852
16º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), 1min24s172
17º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), 1min24s221
18º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min24s303
19º – Renato Martins (R9 Competições/Mercedes-Benz), 1min24s303
20º -Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), sem tempo