Participantes de Manaus a Porto Alegre se inscreveram para passar um dia em InterlagosParticipantes de Manaus a Porto Alegre se inscreveram para passar um dia em Interlagos
Em 31 de outubro, a quinta-feira que antecederá o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, pela terceira vez a CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA estará no Autódromo de Interlagos com a ação FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes, que levará adolescentes e adultas, com idades de 15 a 22 anos, para um dia de imersão nos bastidores da corrida.
Selecionadas entre 587 inscritas, 32 estudantes serão recebidas com programação que terá caminhada no pit lane, visita à linha de chegada, ao pódio e ao centro de controle, almoço, encontro com mulheres que trabalham na F1, e uma atividade surpresa.
Na última edição, em 2023, as estudantes estiveram com Fabiana Ecclestone, vice-presidente de esporte da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a América do Sul, e tiveram bate-papo com os pilotos George Russel, da F1, e Aurelia Nobels, da Ferrari Driver Academy.
A FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes 2023 recebeu inscrições de todo o País. As participantes foram selecionadas com base em cotas raciais.
“Nossa perspectiva sempre é inclusiva. Em tudo, procuramos ter a presença de mulheres pretas, pardas, amarelas, indígenas e brancas. O segundo critério é baseado na motivação de cada uma para querer participar. Priorizamos as que têm interesse em trabalhar com motorsport”, explica a engenheira Rachel Loh, que integra a CFA, criada por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, ao lado da especialista em marketing esportivo Bruna Frazão e da presidente Bia Figueiredo.
“O automobilismo vem ganhando muita participação feminina entre o público. É uma referência que dez, 15 anos atrás, as meninas não tinham. O nosso trabalho com o FIA Girls on Track criado pela The Women In Motorsport Commission, a comissão feminina da FIA, é oferecer oportunidades para que elas saibam quais possibilidades de carreiras podem ser desenvolvidas em vários setores do motorsport. São muitas. A visita aos bastidores de um GP de F1 é a oportunidade de terem uma referência máxima, concreta, de onde se pode chegar trabalhando com corridas de carros”, diz Bia.
Entre as 32 selecionadas, há estudantes de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina.
Selecionadas para o FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes na F1
Alice Alves de Souza, Belo Horizonte/MG
Alicia Maria da Silva Niterói/RJ
Amanda Miyuki Uemura Ito, São Paulo/SP
Ana Carolina Yamaguti Koguishi, Londrina/PR
Andressa Ferreira da Silva, Campo Grande/MS
Camila Rodrigues Oliveira, João Pessoa/PB
Gabrielle Tiepolo da Luz, Curitiba/PR
Gessika Lainne Oliveira de Faria, Goiânia/GO
Gezielem Figueiredo Gonçalves, Belém/PA
Giovanna Rodrigues, Diadema/SP
Heloisa Rodrigues Santiago, São Paulo/SP
Hevellyn Rodrigues dos Santos, Ribeirão Pires/SP
Isabeli Hosoda, Salto/SP
Lara Migray Kraft, São Paulo/SP
Lia dos Santos Nakagawa, Mogi das Cruzes/SP
Livia Maria Vieira, Curitiba/PR
Manuela da Silva Ferreira, São Paulo/SP
Maria Eduarda Coimbra Eloi, Santarém/PA
Maria Júlia Santana de Moura Tito, São Paulo/SP
Maria Regina Leão Duarte, Maceió/AL
Mariana Rocha Serafim, Brasília/DF
Mariana Vida Magalhães Fernandes, Vinhedo/SP
Milena Santos do Nascimento, Santa Bárbara do Oeste/SP
Mylu Vitória de Sousa Vieira Takafaz, São Bernardo do Campo/SP
Nathalia Dolores Santos Cesar, Manaus/AM
Nina Bezerra de Almeida, São Paulo/SP
Sarah Lazzaretti Rudeck, Fraiburgo/SC
Sophia Silva Mallet Pereira, São Bernardo do Campo/SP
Sofia Porto Campos, São Paulo/SP
Taísa da Silva Chan, São Paulo/SP
Thayná da Silveira Weissbach, Porto Alegre/RS
Yzabella de Sousa Oliveira, Anápolis/GO