Adrian Newey destacou a “paixão, comprometimento e entusiasmo” de Lawrence Stroll, juntamente com as instalações “poderosamente impressionantes” da Aston Martin, como os principais fatores por trás dele concordar com os termos da equipe.
Meses de especulação sobre o futuro de Newey na F1 terminaram na manhã de terça-feira, quando foi anunciado que a organização de Lawrence Stroll havia vencido a corrida para garantir seus serviços – o lendário designer recebendo interesse de cima a baixo no grid após as notícias de sua iminente saída da Red Bull.
Em um evento especial na nova sede da Aston Martin em Silverstone, Newey se juntou a Stroll para falar sobre seu próximo capítulo – que começará oficialmente em 1º de março de 2025 – e o que o convenceu a colocar a caneta no papel.
“Lawrence! Isso é fácil”, Newey riu, antes de se abrir sobre a mudança. “Não, sério, eu senti como se precisasse de um novo desafio. No final de abril, decidi que precisava fazer algo diferente.
“Passei muito tempo com Mandy, minha esposa, meio que discutindo o que vem a seguir… O que faremos? Vamos velejar pelo mundo? Faço algo diferente? Tiramos um tempinho.
“Lawrence e eu nos conhecemos de vez em quando ao longo dos anos, e frequentemente nos encontramos na academia, principalmente nas corridas do Oriente Médio e Extremo Oriente.
“Como anunciei a todos que deixaria a antiga equipe, fiquei muito lisonjeado por ter muitas abordagens de várias equipes, mas realmente a paixão, o comprometimento e o entusiasmo de Lawrence eram muito cativantes, muito persuasivos.
“A realidade é que, se você voltar 20 anos, o que agora chamamos de diretores de equipe eram na verdade os donos das equipes, Frank Williams, Ron Dennis, Eddie Jordan etc. Nesta era moderna, Lawrence é realmente único por ser o único dono de equipe devidamente ativo.
“É uma sensação diferente quando você tem alguém como Lawrence envolvido assim, é voltar ao modelo da velha escola, e ter a chance de ser um acionista e um parceiro é algo que nunca foi realmente oferecido, ou não foi oferecido a mim antes.
“É [uma oportunidade] que estou muito ansioso, e se tornou uma escolha muito natural.”
Newey também falou sobre o campus de última geração da Aston Martin, que em breve será complementado por um novo túnel de vento e simulador, depois de uma visita durante o verão.
“O prédio é claramente muito impressionante, tem uma ótima sensação”, ele continuou. “É uma demonstração real do comprometimento e visão de Lawrence de onde ele quer que a equipe chegue.
“Não sei quanto custou, mas não vai ser barato! Acho que a combinação de ver todas as instalações, quão agradável é a sensação [que tem] e quão bem pensado é o edifício, talvez acima de tudo, aquela demonstração muito visual de Lawrence…
“Se eu tivesse que descrever Lawrence em uma frase, acho que ele tem total convicção, ele tem uma direção e está feliz em apostar todas as fichas no preto, e é isso que ele está fazendo aqui.”