Ollie Bearman substituirá Kevin Magnussen na Haas para o próximo Grande Prêmio do Azerbaijão, após a proibição de corrida do dinamarquês por atingir o máximo de 12 pontos de penalidade em sua Super Licença.
Magnussen recebeu uma penalidade de 10 segundos e dois pontos de penalidade quando os comissários consideraram que ele era “totalmente culpado” por bater rodas com Pierre Gasly da Alpine ao tentar uma ultrapassagem no Grande Prêmio da Itália.
Com Bearman definido para correr em tempo integral pela Haas em 2025 ao lado de Esteban Ocon, a equipe se moveu para promover o britânico – que está combinando seu papel como reserva para a Haas e a Ferrari com uma campanha na F2 este ano – para a corrida em Baku.
Fez sentido para a Haas dar a Bearman a chance de se familiarizar com a equipe em um assento de corrida por um fim de semana inteiro antes de fazer sua estreia na abertura da temporada do ano que vem na Austrália.
Isso significa que Bearman — que venceu sua segunda corrida de F2 da temporada em Monza, mas ainda está 115 pontos atrás da liderança com três eventos restantes — perderá as corridas F2 Sprint e Feature em Baku.
Bearman fez uma estreia impressionante na F1 no início deste ano quando substituiu o indisposto Carlos Sainz no Grande Prêmio da Arábia Saudita, com o jovem de 19 anos marcando pontos com um sétimo lugar na Ferrari.
Ele vem construindo seus preparativos para a F1 com corridas no FP1 pela Haas este ano, a quarta de seis ocorrendo na Hungria pouco antes das férias de verão.
Magnussen pode retornar à Haas para a corrida seguinte em Cingapura, com sua Superlicença limpa de pontos para o que provavelmente serão seus últimos sete Grandes Prêmios na F1.
“É definitivamente mais desafiador entrar para correr como piloto reserva, com tempo de preparação limitado e assim por diante, mas estou na posição afortunada de ter feito isso no início do ano com a Scuderia Ferrari, então posso pelo menos contar com essa experiência”, disse Bearman.
“Eu também tive quatro sessões de FP1 com a MoneyGram Haas F1 Team no VF-24 já nesta temporada, então, sem dúvida, isso também será valioso para enfrentar o fim de semana de corrida completo em Baku. A equipe está em boa forma no momento e farei o meu melhor para estar preparado com o tempo que temos disponível. O objetivo é sair e ter um fim de semana sólido no Azerbaijão.”
O diretor da equipe, Ayao Komatsu, acrescentou: “Estou animado que Ollie pilotará o VF-24 ao lado de Nico em Baku. Ele já mostrou grande promessa em suas saídas de FP1 e teste pós-temporada, e teve um desempenho muito bom quando pilotou pela Scuderia Ferrari na Arábia Saudita, ganhando pontos no processo.
“Esta é outra excelente oportunidade para Ollie e a equipe trabalharem juntos, desta vez durante um fim de semana inteiro de corrida, e ele não poderia pedir um companheiro de equipe melhor do que Nico para lhe dar uma referência.”
Fonte: F1
Fonte: F1