Fórmula-1: Franco Colapinto substitui Sargeant na Williams pelo resto da temporada de 2024

A Williams anunciou que o piloto da academia e piloto de F2 Franco Colapinto disputará o restante da temporada com a equipe, substituindo Logan Sargeant como companheiro de equipe de Alex Albon no Grande Prêmio da Itália.

Colapinto se juntou à Williams Racing Driver Academy no início de 2023 e fez sua estreia no FP1 com a equipe de F1 no Grande Prêmio da Grã-Bretanha deste ano, dando a ele um gostinho inicial do FW46.

Vencedor de corridas em uma série de categorias no cenário de monopostos júnior, o jovem de 21 anos estava disputando sua segunda temporada no campeonato de alimentação da F2, mantendo o sexto lugar na classificação de 2024 com uma vitória na corrida e dois segundos lugares em seu nome.

Ele se tornará o primeiro piloto argentino na F1 em 23 anos, após as últimas aparições de Gaston Mazzacane pela Prost em 2001, e apenas o segundo argentino a pilotar pela Williams, seguindo seu compatriota Carlos Reutemann.

Em seu comunicado à imprensa, a Williams aproveitou a oportunidade para “agradecer a Logan Sargeant por seu trabalho duro e contribuição nas últimas duas temporadas”, acrescentando que ele “permanecerá na família Williams e o apoiaremos para continuar sua carreira de corrida”.

Isso acontece depois de uma corrida particularmente desafiadora para o americano, que bateu sua Williams atualizada no Grande Prêmio da Holanda no último fim de semana, algumas semanas após a confirmação de que ele será substituído por Carlos Sainz no ano que vem.

“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams – é disso que os sonhos são feitos”, disse Colapinto sobre a notícia. “A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar à frente, da qual mal posso esperar para fazer parte.

“Chegar à F1 no meio da temporada será uma curva de aprendizado enorme, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipe para torná-lo um sucesso.”

O diretor da equipe Williams, James Vowles, acrescentou: “Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos levianamente, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada.

“Acabamos de trazer uma grande atualização para o carro e precisamos maximizar todas as oportunidades de pontuação em uma batalha notavelmente acirrada no meio do pelotão.

“Também acreditamos em investir em nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy, e Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar do que é capaz nas últimas nove etapas da temporada.

“Isso é, sem dúvida, incrivelmente difícil para Logan, que deu tudo de si durante seu tempo na Williams, e queremos agradecê-lo por todo seu trabalho duro e atitude positiva. Logan continua sendo um piloto talentoso e o apoiaremos para continuar sua carreira de corrida no futuro.

“Sei que Franco tem grande velocidade e enorme potencial, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1.”

Fonte: F1