Fórmula-1: Alpine anuncia dupla para 2025

A Alpine anunciou que o atual piloto reserva Jack Doohan completará sua escalação para a temporada de 2025, substituindo Esteban Ocon como companheiro de equipe de Pierre Gasly.

O piloto australiano Doohan, 21, faz parte da academia dedicada da Alpine desde 2022, mudando-se para a operação após se separar da equipe júnior da Red Bull.

Filho do ex-campeão mundial de motocicletas de 500 cc Mick, ele ficou em terceiro lugar no campeonato de F2 do ano passado com três vitórias, somando-se a uma classificação de segundo lugar na classificação de F3 de 2021.

Doohan foi associado a uma potencial promoção da Alpine ao longo de 2024, com esses rumores aumentando a velocidade após a notícia de que Ocon em breve partirá para a Haas.

E, quando o paddock se reuniu novamente em Zandvoort para dar início à segunda metade da temporada, a Alpine anunciou devidamente que é seu piloto de teste e reserva que receberá a indicação.

Doohan acumulou bastante quilometragem em máquinas de F1 com a Alpine nos últimos dois anos para se preparar para uma abertura, completando uma série de testes privados e aparecendo em seis sessões de FP1 até o momento – México e Abu Dhabi em 2022 e 2023, e Canadá e Grã-Bretanha no início deste ano.

“Estou muito feliz por garantir a promoção para uma vaga de corrida em tempo integral em 2025 com a BWT Alpine F1 Team”, disse Doohan. “Sou muito grato pela confiança e crença da alta gerência da equipe.

“Há muito trabalho pela frente para estar preparado e pronto e darei o meu melhor enquanto isso para absorver o máximo de informações e conhecimento para estar pronto para o passo adiante.

“É excepcionalmente gratificante ser o primeiro graduado da Alpine Academy a estar em uma vaga de corrida com a equipe e sou extremamente grato àqueles que me apoiaram ao longo do caminho para tornar isso uma realidade.

“É um momento emocionante, um dia de orgulho para minha família, e estou ansioso para aproveitar tudo e me esforçar muito nos bastidores.”

Oliver Oakes, o recém-nomeado diretor de equipe da Alpine, já escalou Doohan na F3 asiática com a equipe júnior Hitech Grand Prix que ele liderou, e expressou seu próprio entusiasmo com a notícia.

“Estamos muito animados em promover Jack para a vaga de piloto da próxima temporada e, ao fazer isso, dar a ele a oportunidade de mostrar sua habilidade e talento na Fórmula 1”, disse Oakes.

“Jack se tornará o primeiro piloto a se formar na Alpine Academy para uma posição de piloto de corrida na equipe, o que é excepcionalmente agradável para a equipe e seu caminho de jovens pilotos.

“Pessoalmente, trabalhei com Jack em 2019 e estou totalmente ciente de seu talento e potencial brutos. Ele é um trabalhador muito esforçado nos bastidores e seu comprometimento é muito valorizado por toda a equipe.

“Ao lado de Pierre, temos uma formação de pilotos bem equilibrada com uma boa combinação entre energia juvenil, experiência e velocidade pura.

“Estamos ansiosos para trabalhar com Jack e Pierre para continuar desenvolvendo o carro e levar a equipe para o topo do grid.”

A Alpine acrescentou que Doohan continuará seu papel como piloto reserva pelo restante da temporada, participando de testes regulares com o carro A522 F1 de 2022, bem como tarefas no simulador da equipe em fins de semana de corrida selecionados.

Fonte: site oficial da F1