Carlos Sainz comprometeu seu futuro com a Williams, com o espanhol concordando com um acordo de vários anos para correr ao lado de Alex Albon.
O piloto de 29 anos está de olho em uma vaga para 2025 após perder sua vaga na Ferrari para o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.
Sainz não teve escassez de pretendentes, com Williams, Sauber/Audi e Alpine, todos ansiosos para obter sua assinatura – mas foi o projeto Williams de James Vowles que finalmente recebeu o selo de aprovação do espanhol.
Ele correrá pela equipe em 2025 e 2026, dando continuidade à Williams em uma grande mudança de regulamentação que verá um novo perfil aerodinâmico e novas regras abrangentes de unidade de potência que incluem o uso de combustível 100% sustentável.
“Estou muito feliz em anunciar que estarei na Williams Racing a partir de 2025″, disse Sainz. “Não é segredo que o mercado de pilotos deste ano tem sido excepcionalmente complexo por vários motivos e que levei algum tempo para anunciar minha decisão.
“No entanto, estou totalmente confiante de que a Williams é o lugar certo para continuar minha jornada na F1 e estou extremamente orgulhoso de ingressar em uma equipe tão histórica e bem-sucedida, onde muitos dos meus heróis de infância dirigiram no passado e deixaram sua marca em nosso esporte. O objetivo final de trazer a Williams de volta para onde ela pertence, na frente do grid, é um desafio que abraço com entusiasmo e positividade.
“Estou convencido de que esta equipe tem todos os ingredientes certos para fazer história novamente e, a partir de 1º de janeiro, darei o meu melhor para levar a Williams adiante ao lado de cada membro da equipe.
“Quero agradecer a James Vowles e a todo o Conselho da Williams por sua confiança e determinação. Sua sólida liderança e convicções desempenharam um papel importante na minha tomada de decisão.
“Eu realmente acredito que o cerne de cada equipe bem-sucedida está entre seu pessoal e sua cultura. A Williams é sinônimo de herança e corrida pura, as bases do projeto que temos pela frente são muito fortes e estou realmente ansioso para fazer parte disso a partir do ano que vem.”
Vowles disse: “Carlos se juntando à Williams é uma forte declaração de intenções de ambas as partes. Carlos demonstrou repetidamente que é um dos pilotos mais talentosos do grid, com pedigree vencedor de corridas, e isso ressalta a trajetória ascendente em que estamos. Carlos traz não apenas experiência e desempenho, mas também uma motivação feroz para extrair cada milissegundo da equipe e do carro; o ajuste é perfeito.
“Com Alex e Carlos, teremos uma das escalações de pilotos mais formidáveis do grid e com grande experiência para nos guiar para os novos regulamentos em 2026. A crença deles na missão desta organização demonstra a magnitude do trabalho que está acontecendo nos bastidores. As pessoas não devem ter dúvidas sobre nossa ambição e impulso enquanto continuamos nossa jornada de volta à competitividade – estamos aqui, somos sérios e com o apoio de Dorilton, estamos investindo no que for preciso para retornar à frente do grid.”
Com a confirmação de que Sainz se juntará à equipe Grove, isso também significa que Logan Sargeant deixará a vaga da Williams para o próximo ano, com a equipe dizendo que “dará todo o apoio a Logan enquanto ele busca continuar sua carreira de corrida em 2025 e no futuro”.
Vowles acrescentou: “Também quero agradecer a Logan por tudo o que ele fez pela equipe e sei que ele continuará lutando muito por nós nas próximas corridas”.