A Haas contratou Esteban Ocon da Alpine em um contrato de vários anos para ser parceiro do novato Ollie Bearman em 2025.
A equipe anunciou na semana passada que Kevin Magnussen sairia no final da temporada, deixando uma vaga que se acreditava ter sido alocada para Ocon, de 27 anos.
Na quinta-feira na Bélgica, antes da corrida final antes do intervalo e na pista onde Ocon fez sua estreia na F1 em 2016, a Haas anunciou que Ocon se tornaria o primeiro vencedor do Grande Prêmio a correr com um de seus carros desde que entraram no esporte em 2016.
Ocon tem 146 largadas na carreira e pilotou pela Manor, Force India, Renault e Alpine – marcando 425 pontos nesse período, incluindo três pódios, um dos quais foi sua primeira vitória na Hungria em 2021.
O francês tem experiência anterior com o chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, já que o chefe japonês projetou Ocon em seu primeiro teste de F1 em 2014 com a Lotus (que agora opera sob a bandeira Alpine) em Valência.
“Estou muito feliz por termos garantido os serviços de Esteban Ocon para a Haas”, disse Komatsu. “Obviamente, estou ciente de seus talentos há muito tempo e nossa história pessoal remonta à primeira corrida de Esteban em um carro de Fórmula 1 – eu era seu engenheiro de corrida naquele dia com a Lotus.
“Ele mostrou seus talentos naquela época, vindo de fortes desempenhos nas categorias juniores – ele tinha acabado de vencer o Campeonato Europeu de Fórmula 3 de 2014.
“Esteban se tornou um talento estabelecido na Fórmula 1 e, claro, um vencedor do Grande Prêmio. A experiência que ele traz, não apenas de sua própria base de talentos, mas também de trabalhar para uma equipe de fabricante, será vantajosa para nós em nosso crescimento como organização.
“Era vital que tivéssemos um piloto com experiência ao lado de Oliver Bearman no ano que vem, mas Esteban tem apenas 27 anos – ele ainda é jovem e tem muito a provar também. Acho que temos uma dupla de pilotos faminta e dinâmica e estou ansioso para receber Esteban na Haas em 2025.”
O proprietário Gene Haas acrescentou: “Era importante para mim que tivéssemos um piloto com um pedigree conhecido na Fórmula 1, e como um vencedor do Grande Prêmio, Esteban sem dúvida se encaixa nesse briefing.
“Esteban provou seu valor nas equipes em que correu como alguém que está continuamente na disputa e marcando pontos – é essa continuidade que estamos ansiosos para capitalizar enquanto buscamos maiores ganhos de desempenho na pista. Temos uma mistura de juventude e experiência em nossa futura formação de pilotos e estou animado para ver os resultados.”
Ocon disse: “Vou me juntar a uma equipe de corrida muito ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho e trajetória ascendente inegável realmente me impressionaram.
“Gostaria de agradecer a Gene Haas e Ayao Komatsu por sua confiança e apoio, e por nossas discussões honestas e frutíferas nos últimos meses. Em uma nota mais pessoal, estou muito feliz em trabalhar com Ayao novamente, pois ele fez parte da minha estreia quando pisei pela primeira vez em um carro de Fórmula 1 durante meus dias de Lotus Junior, há mais de 10 anos.
“A Haas tem planos empolgantes e metas claras para o futuro, e estou muito ansioso para trabalhar com todos em Kannapolis, Banbury e Maranello, e fazer parte deste grande projeto.”